Reditec
Encerramento debate desafios e oportunidades para o futuro da educação profissional tecnológica
Conferência final abordou o tema 'desafios e oportunidades para os próximos 15 anos'
Publicada por Jose Nascimento em 13/11/2023 ― Atualizada há 1 ano
Com mediação de Marcelo Bregagnoli, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), os debatedores Sérgio Pedini, Instituto Federal do Sul de Minas, Luiz Augusto Caldas, do Instituto Federal Fluminense e Carla Comerlato Jardim do Setec/MEC, abordaram os caminhos futuros da Rede Federal.
O principal ponto foi a formação eficaz da Política Nacional de Educação Tecnológica, com ênfase para a expansão da oferta da Rede Federal. Entre as diretrizes, foram debatidos:
- Estímulo a realização de projetos inovadores;
- Participação ativa do setor produtivo;
- Articulação entre instituições formadoras, setor produtivo e órgãos públicos;
- Capacitação digital;
- Atuação conjunta entre a Rede Federal de Educação Profissional e Secretarias Estaduais de Educação; e
- Instituições de instância tripartite (gestores da educação, instituições formadoras e setor produtivo).
A mesa redonda discutiu ainda o sistema nacional de avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (avaliação de cursos e instituições) e o incentivo ao fomento da oferta do ensino médio, articulado com a educação profissional tecnológica (configurando uma estratégia mais potente para qualificação).
Entre os encaminhamentos, os debatedores discutiram os números da Rede Federal de Educação: taxa de evasão (19,11%), escritos /vagas (1,8%) e eficácia acadêmica (57%). “Não podemos esquecer de deixar como reflexão o papel dos aposentados na Rede Federal”, concluiu Sérgio Pedini.
Reditec 2024
No final do evento, foi anunciada a sede 2024 da Reditec. Organizada pelo Instituto Federal de Goiás e pelo Instituto Federal Goiano, a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica será realizada em Caldas Novas.