O evento
Entre os dias 9 e 12 de dezembro, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoverão o 1º Congresso Internacional de Direitos Humanos (Cindih).
Sob o tema Educação em Direitos Humanos e vulnerabilidades nas democracias contemporâneas, o evento tem o objetivo de discutir questões relacionadas à Educação e aos Direitos Humanos, por meio de conferências, mesas-redondas, fóruns e comunicações orais.
Outros eventos serão realizados paralelamente ao Congresso Internacional de Direitos Humanos: o 4º Seminário de Educação em Direitos Humanos (Sedih) do IFRN, que, desde 2017, reúne reflexões e ações dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi), de Gênero e Diversidade (Nugedi) e de Artes (Nuarte); e o 2º Colóquio de Teoria Social, Estado e Sociedade, organizado por membros do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Pororoca Social, da UFRN.
Integram-se à programação, também, a reunião local do Fórum de Universidades pela Paz (Foup), a 3ª Formação em Liderança Feminina, promovida pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE) do IFRN, e o Simpósio de Educação Prisional, organizado pelo Campus Natal-Zona Leste do IFRN em parceria com entidades públicas.
Os eventos são destinados a estudantes, servidores, pesquisadores e público externo. As inscrições estarão abertas a partir de 1º de agosto até o dia 15 de setembro, no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).
Entre os dias 1º de setembro e 1º de outubro, as pessoas interessadas poderão submeter resumos expandidos para os Grupos de Trabalhos e para os Painéis de Ações Exitosas. Atenção! As orientações sobre as submissões e os templates dos resumos expandidos encontram-se na aba Inscrições/submissões, neste site.
No evento, também haverá espaço para lançamentos de livros. Os participantes que queiram divulgar suas obras da área de Direitos Humanos e seus temas transversais devem sinalizar o interesse no formulário de inscrição do Cindih.
O Cindih, fomentado pelo Programa de Apoio a Eventos no País (Paep) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), surge das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq). As atividades ocorrerão nos campi Natal-Central e Natal-Zona Leste do IFRN e no Campus da UFRN.
Página atualizada em 27/08/2025 às 14:35 (há 1 semana, 6 dias)
Página publicada em 13/08/2025 às 10:44 (há 3 semanas, 6 dias)