Grupos de Trabalho
GT 1 - Direitos Humanos e Inclusão no Ensino Superior e na Educação Profissional
COORDENAÇÃO: Marcelo de Bezerra Morais (UERN) e Aparecida Fernandes (IFRN)
Este GT abordará a indissociável relação entre Direitos Humanos e a educação em nível superior e técnico-profissional. Discutirá a importância de promover a diversidade e a inclusão em ambientes educacionais, visando à formação de profissionais e cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Serão debatidos os desafios e as estratégias para garantir o acesso, a permanência e o sucesso de grupos historicamente marginalizados, como pessoas com deficiência, indígenas, negros, LGBTQIA+, e de baixa renda. O foco recai sobre a responsabilidade social das instituições de ensino na construção de currículos, metodologias e ambientes que reflitam os princípios de equidade, justiça e respeito às diferenças, preparando os estudantes e futuros profissionais para o mundo do trabalho e para uma sociedade diversa e inclusiva.
GT 2 - Direitos Humanos, vozes vulneráveis e estéticas da resistência
COORDENAÇÃO: Samuel Lima (IFRN), Ana Cláudia Viana (RN), Rosângela Fachel (RS) e Candice Azevedo (IFRN)
Esse GT propõe uma articulação entre as estéticas da resistência e a defesa dos Direitos Humanos, com ênfase nas experiências de pessoas em situação de vulnerabilidade. Analisará como a arte, em suas diversas formas (música, teatro, artes visuais, literatura, dança, cinema etc.), atua como um potente caminho de denúncia, visibilidade e empoderamento para vozes que foram historicamente silenciadas ou oprimidas. Serão discutidos casos e movimentos em que a criação estética serve como um grito por justiça, liberdade e reconhecimento, traduzindo traumas, resistências e a busca por dignidade, ao mesmo tempo em que provoca reflexão e mobilização social em torno dos Direitos Humanos.
GT 3 - Direitos Humanos para um Futuro Sustentável e Justo
COORDENAÇÃO: Priscilla Ramalho (NEI/UFRN), Marlécio Maknamara (UFPB), Robério Maia (Pós-doutorando/UFPB)
Examina a conexão crucial entre os Direitos Humanos, a justiça social e a sustentabilidade ambiental, esse GT abordará como a garantia dos direitos fundamentais está intrinsecamente ligada à construção de um futuro que seja ecologicamente equilibrado e socialmente equitativo. Serão debatidas questões como o direito a um meio ambiente saudável, a justiça climática, os direitos dos povos tradicionais e comunidades afetadas por desastres ambientais, o Antropoceno e a emergência climática e a responsabilidade intergeracional. O GT destacará a necessidade de políticas e práticas que integrem as dimensões social, econômica, política e ambiental, promovendo um desenvolvimento que não comprometa a dignidade humana nem os recursos naturais para as futuras gerações, buscando uma sociedade justa e resiliente.
GT 4 - Direitos Humanos e interseccionalidade: gênero, sexualidade e relações étnico-raciais
COORDENAÇÃO: Daniella Lago (IFRN), Maiara Gonçalves da Silva (EAJ/UFRN), Tailor Alves Cabral (IFRN), Maria do Socorro (IFRN), Maria Elizabete (IFRN), Andressa Lima da Silva (IFRN)
Focado na relação profunda entre os movimentos antirracista, feminista e LGBTQIAP+ e a luta pelos Direitos Humanos, com uma análise aprofundada das relações étnico-raciais em nossa sociedade, esse GT abrirá espaço para refletir sobre as origens e as manifestações do racismo estrutural, institucional e interpessoal, das violências de gênero e das diferentes formas de opressão às sexualidades dissidentes e como ele viola os princípios fundamentais da dignidade humana e da igualdade. Serão discutidas as ações e estratégias interseccionais dos movimentos para desconstruir preconceitos, combater a discriminação e promover a equidade racial, de gênero e de sexualidade. Esse GT direcionará atenção para a importância do reconhecimento da diversidade étnico-racial, da valorização das culturas afro-brasileiras e indígenas, das lutas feministas e dos movimentos gays, lésbicos e trans, bem como a implementação de políticas afirmativas e de reparação como elementos essenciais para a plena realização dos Direitos Humanos.
GT 5 - Direitos Humanos, Corpo e Saúde
COORDENAÇÃO: Fernanda Cardoso (UFRN), Loreta Melo (IFRN) e Ivana Silva (IFRN)
Este GT propõe-se a discutir as múltiplas interseções entre os direitos humanos, as questões corporais e a saúde a partir de uma perspectiva crítica, interseccional e interdisciplinar. O GT acolhe trabalhos que abordem os corpos enquanto territórios de disputa política, social e cultural, especialmente em contextos de desigualdade, exclusão e vulnerabilidade, processos de adoecimento e de promoção à saúde. Nesse sentido, o foco será nas políticas públicas de saúde, nos determinantes sociais da saúde, no acesso a serviços e direitos, nas práticas de cuidado em saúde física e mental, bem como nos impactos das desigualdades (como o racismo, o sexismo, a LGBTfobia e o capacitismo) sobre os corpos e as coletividades. O GT também se interessa por abordagens que discutam o corpo como expressão de subjetividades, identidades e resistências; às práticas corporais e de autocuidado; os saberes tradicionais e populares relacionados à saúde e à cura; além de experiências pedagógicas, artísticas ou comunitárias que promovam o bem-estar e a dignidade humana.
GT 6 - Direito à educação e ao trabalho no contexto da neurodiversidade
Coordenação: Thalita Motta (IFRN) e Erika Bezerra de Macedo (IFRN)
Neste GT devemos enfatizar os estudos e pesquisas que abordam tanto a legislação brasileira, quanto a implementação dos Direitos à Educação e ao Trabalho para as pessoas com neurodiversidade, considerando sobretudo, os casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e/ou Dificuldades Específicas de Aprendizagem. com isso, deveremos contemplar: Estudos de casos; Análise de acessibilidade de materiais didáticos e Tecnologias Assistivas; formação e capacitação de profissionais e lideranças institucionais para a inclusão na escola e em ambientes de trabalho.
GT 7 - Direitos Humanos, Educação para a Paz e autoritarismos
COORDENAÇÃO: Geraldo Freire (IFRN) e Rafael Trentin (IFRN)
O GT tem como objetivo reunir, analisar e debater pesquisas concluídas ou em andamento que abordem temáticas relativas à promoção dos direitos humanos, à educação para a paz e à resistência aos diferentes modos de autoritarismo presentes nas sociedades contemporâneas. Serão acolhidas propostas que problematizem práticas pedagógicas, políticas públicas, experiências sociais e movimentos de enfrentamento às violências institucionais, simbólicas e estruturais. O grupo busca fomentar o diálogo interdisciplinar e crítico, incentivando reflexões sobre processos educativos formais e não formais comprometidos com a justiça social, a democracia e a construção de uma cultura de paz.
GT 8 - Direitos Humanos e Teoria Social
COORDENAÇÃO: Carlos Freitas (UFRN) e Lucas Trindade (UFRN)
Este Grupo de Trabalho tem o objetivo de acolher comunicações de discentes de graduação e pós-graduação da área de humanidades que discutam as seguintes agendas de pesquisa em teoria social: 1) atualidade dos clássicos das ciências sociais e diagnósticos do tempo presente; 2) teoria social e interdisciplinaridade; 3) teoria social e teorias pós/decoloniais; 4) teoria social, direitos humanos e interseccionalidade; 5) teoria social e teorias do reconhecimento; teoria social e teorias críticas.
GT 9 - Educação em Direitos Humanos nas Instituições de Ensino Superior
COORDENAÇÃO: Ana Santana (IFRN) e Diego Knack (IFRN)
O Grupo de Trabalho tem como objetivo promover o debate acadêmico e a troca de experiências sobre práticas, políticas e desafios da Educação em Direitos Humanos (EDH) no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES). Serão acolhidos trabalhos que abordem a EDH em currículos, projetos pedagógicos, extensão universitária, formação docente, gestão institucional, ações afirmativas e enfrentamento às violências e discriminações no ambiente acadêmico. O GT visa contribuir para o fortalecimento da EDH como dimensão transversal e transformadora do ensino superior, comprometida com a justiça social, a equidade e a democracia.
Página atualizada em 21/08/2025 às 05:10 (há 2 semanas, 5 dias)
Página publicada em 21/08/2025 às 08:10 (há 2 semanas, 5 dias)