Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Do Conhecimento à Transformação: Elaborando Planos de Aula a partir da Taxonomia de Bloom

Finalizado

O planejamento de aula é um instrumento essencial para a prática docente, e a Taxonomia de Bloom se apresenta como um guia eficaz para estruturar esse processo de forma intencional e progressiva. O tema “Do Conhecimento à Transformação: Elaborando Planos de Aula a partir da Taxonomia de Bloom” propõe a reflexão sobre como os diferentes níveis cognitivos – lembrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar – podem ser incorporados ao planejamento, favorecendo aprendizagens mais significativas e transformadoras. A abordagem destaca tanto os fundamentos teóricos da taxonomia quanto sua aplicação prática, evidenciando estratégias para formular objetivos, selecionar metodologias adequadas e definir instrumentos de avaliação coerentes com cada etapa do processo. Assim, busca-se demonstrar como o uso da Taxonomia de Bloom possibilita ao educador elaborar planos de aula que não apenas transmitam conhecimento, mas também promovam o desenvolvimento crítico, criativo e autônomo dos estudantes.

Sincronizado em 21/12/2025 às 04:51 (há 3 horas, 45 minutos)