Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Foto de Daniele Santos

Docente

Daniele Santos

Graduada em Ciências Biológicas (2005), Mestrado em Ecologia (2007) e Doutorado em Psicobiologia (2013) pela UFRN. Docente e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN),Campus Pau dos Ferros. Atualmente é Assessora Técnica de Gestão de Projetos, junto ao Escritório de Projetos/PRODES/IFRN - Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODES/IFRN). Anteriormente, atuou como: - Coordenadora de Pesquisa e Inovação - COPEIN/IFRN (2020-2021); - Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato sensu Especialização em ensino de Ciências Naturais e Matemática (2019-2020); -Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Facex (UniFacex); - Coordenadora do curso de graduação Licenciatura em Ciências Biológicas; - Coordenou cursos de Pós Graduação Lato sensu (Especialização) em "Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais" (UniFacex) e do curso de Especialização em "Microbiologia e Parasitologia" (UniFacex); - atuou como docente no UniFacex de 2008 a 2018; - Bolsista pela CAPES na função de Coordenadora Institucional do PIBID Edital 61/2013, de 2014 a 2018; - Como bolsista e pesquisadora do CNPq (2006-2008).

Campus:
PF
Disciplina:
Biologia

  • Doutorado em Psicobiologia

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010 - 2013)
    Título:
    Comportamento e Desempenho do Camarão de Água doce Macrobrachium rosenbergii (De Man, 1879) em cultivos misto e monossexo
    Orientador:
    Maria de Fátima Arruda de Miranda
  • Mestrado em Ecologia

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006 - 2007)
    Título:
    AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO E CRESCIMENTO DO CAMARÃO BRANCO Litopenaeus vannamei (BOONE, 1931) EM DIFERENTES SUBSTRATOS INCONSOLIDADOS.
    Orientador:
    Dr. Fúlvio Aurélio de Morais Freire
  • Graduação em Ciências Biólogicas

    Institução/Ano:
    Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (2002 - 2005)
    Orientador:
    Jacyene Melo de Oliveira Araújo
  • Graduação em Aqüicultura

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004 - )
  • Especialização em Educação Profissional

    Institução/Ano:
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2023 - )
  • Ciências Biológicas – Biologia Geral – Ensino de Ciências e Biologia
  • Ciências Biológicas – Biologia Geral
  • Ciências Biológicas – Ecologia – Ecologia Comportamental
  • Ciências Biológicas – Ecologia – Educação Biológica
  • Ciências Agrárias – Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca – Aqüicultura
  • Portal online para catalogar espécies exóticas invasoras em comunidades rurais do RN

    CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 2025

  • Plataforma digital para o manejo eficiente de pragas na agricultura familiar

    CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 2025

  • MUITO ALÉM DAS LÂMINAS: UM PANORAMA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIVERSIFICADAS NO ENSINO DE HISTOLOGIA

    UNISANTA BIOSCIENCE, 2025

  • ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: UM ESTADO DA ARTE SOBRE AULAS DE CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NAS PESQUISAS PUBLICADAS NO CONEDU

    UNISANTA BIOSCIENCE, 2024

  • PARA ALÉM DO PALCO: EXPLORANDO CONEXÕES ENTRE O TEATRO E O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS PESQUISAS DO CONEDU

    UNISANTA BIOSCIENCE, 2024

  • Propriedades e mudanças no estado físico da matéria: aplicação de uma sequência de atividades no Ensino Fundamental

    SCIENTIA NATURALIS, 2024

  • Mapeamento de produções científicas sobre o uso de animes no ensino de Ciências

    UNISANTA BIOSCIENCE, 2024

  • O uso da modelagem didática no ensino de Biologia Celular na Educação Básica

    UNISANTA BIOSCIENCE, 2024

  • A importância do ecossistema manguezal na percepção de pescadores e marisqueiras de Barra do Cunhaú ? RN

    UNISANTA BIOSCIENCE, 2024

  • Ensino Remoto Emergencial em Ciências e Biologia: percepção de docentes da Região do Alto Oeste Potiguar, Brasil

    REVISTA COCAR (ONLINE), 2023

  • Uma proposta de sequência didática para aprendizagem da histologia humana no ensino médio

    Scientia Naturalis, 2023

  • Alimentação saudável e educação em saúde: uma proposta de unidade didática interdisciplinar

    Scientia Naturalis, 2023

  • A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS

    ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA, 2023

  • O HERBÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO DE SENSIBILIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE BOTÂNICA

    REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS, 2023

  • Vírus, saúde e pandemia: um estudo sobre as concepções alternativas de escolares do ensino fundamental

    REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, 2023

  • Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental sobre o uso e qualidade da água para consumo humano na escola

    NATURE AND CONSERVATION, 2022

  • Recursos tecnológicos no ensino presencial e remoto de ciências e biologia: um relato de experiência de docentes de São Paulo do Potengi (RN)

    Civicae, 2022

  • As bromélias como instrumento de sensibilização ambiental e aprendizagem em ciências

    Revista Macambira, 2022

  • Avaliação do status de conservação de Collembola (Hexapoda, Arthropoda) no Brasil

    Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais, 2022

  • A teoria da evolução biológica no ensino de biologia em produções científicas nacionais

    EDUCATIONIS, 2022

  • Alunos com necessidades especiais nas aulas de ciências e biologia: o que pensam os professores e estagiários?

    EDUCATIONIS, 2022

  • Escassez hídrica e a saúde humana: concepções alternativas de estudantes do ensino fundamental do município de Tenente Ananias-RN

    Scientia Naturalis, 2022

  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: LEVANTAMENTO DAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS APLICADAS AO SETOR PESQUEIRO (PESCA E AQUICULTURA) COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO

    DESAFIOS: REVISTA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, 2021

  • Refletindo sobre a integração dos sistemas fisiológicos: Avaliação de uma sequência didática fundamentada nos três momentos pedagógicos

    RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, 2021

  • A abordagem dos Três Momentos Pedagógicos: aplicação do estudo de funções orgânicas e meio ambiente

    RETRATOS DA ESCOLA, 2021

  • O Ensino de Química integrado a temas ambientais: Um relato de experiência com escolares do ensino médio

    RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, 2021

  • Aspectos da natureza da ciência em pesquisas científicas divulgadas em eventos nacionais

    EDUCATIONIS, 2021

  • O domínio da Caatinga e sua biodiversidade: concepções alternativas de estudantes da educação básica

    Revista Macambira, 2021

  • ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE AS FUNÇÕES ORGÂNICAS E SUAS RELAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE

    REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 2020

  • Animal performance and welfare of giant freshwater prawn (Macrobrachium rosenbergii) subjected to feed restriction

    REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, 2020

  • Percepção ambiental de estudantes de comunidades litorâneas e metropolitanas sobre o Ambiente Marinho e sua conservação

    NATURE AND CONSERVATION, 2020

  • Bactérias e saúde: o que os estudantes da educação básica entendem sobre essa relação?

    REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, 2020

  • Concepçoes alternativas e representações gráficas de alunos da educação básica sobre os crustáceos.

    Brazilian Journal of Development, 2019

  • Percepção de estudantes do ensino fundamental sobre o meio ambiente e a educação ambiental.

    UNISANTA BIOSCIENCE, 2019

  • Performance of shrimp Litopenaeus vannamei submitted to different fasting periods.

    Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 2019

  • ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS BACTÉRIAS E SUAS RELAÇÕES COM A SAÚDE HUMANA

    REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 2019

  • Interações agonísticas e desempenho zootécnico no cultivo de Macrobrachium rosenbergii em Tanques-Rede

    Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais, 2019

  • A exposição itinerante como extensão universitária: um instrumento para disseminar conhecimentos de zoologia e conservação da biodiversidade

    Brazilian Journal of Development, 2019

  • Jogo detetive evolução vegetal: um recurso facilitador para a prática docente no ensino da botânica

    Brazilian Journal of Development, 2019

  • Concepções alternativas de estudantes de apicultura sobre abelhas e flores: um caminho para aprendizagem em biologia

    Brazilian Journal of Development, 2019

  • A exposição itinerante como extensão universitária: um instrumento para disseminar conhecimentos de zoologia e conservação da biodiversidade

    Brazilian Journal of Development, 2019

  • Jogo detetive evolução vegetal: um recurso facilitador para a prática docente no ensino da botânica

    Brazilian Journal of Development, 2019

  • Behavior activities of Macrobrachium rosenbergii (De Man, 1879) in monosex and mixed populations, in the laboratory

    JOURNAL OF ANIMAL BEHAVIOUR AND BIOMETEOROLOGY, 2018

  • ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A RELAÇÃO TEÓRIA E PRÁTICA E A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    CARPE DIEM: REVISTA CULTURAL E CIENTÍFICA DA FACEX, 2018

  • Behavioral responses of freshwater prawn according to feeding management in mixed and monosex populations

    BOLETIM DO INSTITUTO DE PESCA (ONLINE), 2017

  • Aspectos sociais e ambientais da carcinicultura no litoral sul do Rio Grande do Norte, Brasil

    Campo.Território, 2017

  • APRENDENDO SOBRE O CORPO HUMANO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID PARA O ENSINO DE CIÊNCAS.

    Carpe Diem, 2016

  • PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO SAÚDE E MEIO AMBIENTE

    Carpe Diem, 2016

  • Padrões de Atividade e Utilização de Micro-Habitat em Lagartos do Gênero Tropidurus em Espaço Urbanizado de Natal, Brasil

    Journal of Animal Behaviour and Biometeorology, 2016

  • Behavioral repertoire of the giant freshwater prawn Macrobrachium rosenbergii (De Man, 1879) in laboratory

    Journal of Animal Behaviour and Biometeorology, 2016

  • Licenciamento Ambiental como Ferramenta para Sustentabilidade: Análise da Carcinicultura do Estado do Rio Grande do Norte

    Revista Interfaces da Saúde, 2016

  • A INTEGRALIDADE COMO EIXO DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO NUTRICIONAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM NATAL, RN, BRASIL

    Revista Humano Ser, 2015

  • DOENÇAS GENÉTICAS E INCLUSÃO ESCOLAR NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

    Revista Humano Ser, 2015

  • Behavioral profile of Macrobrachium rosenbergii</i> in mixed and monosex culture submitted to shelters of different colors</b>

    Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online), 2015

  • DOENÇAS MICROBIANAS NA CARCINICULTURA BRASILEIRA: UMA REVISÃO

    Carpe Diem, 2015

  • CONHECIMENTO POPULAR SOBRE PLANTAS MEDICINAIS E O CUIDADO DA SAÚDE PRIMÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DA COMUNIDADE RURAL DE MENDES, SÃO JOSÉ DE MIPIBU/RN

    Carpe Diem, 2015

  • Comportamento do camarão em diferentes substratos nas fases clara e escura do dia.

    Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online), 2013

  • Comportamento do camarão em diferentes substratos nas fases clara e escura do dia

    Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa), 2013

  • Efeito do tipo de sedimento na eficiência alimentar, crescimento e sobrevivência de Litopenaeus vannemei (Boone, 1931).

    Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online), 2011

  • Levantamento florístico do Conjunto dos Professores, Natal/RN: um subsídio para arborização urbana

    Carpe Diem: Revista Cultural e Científica, 2010

  • DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DA ÁGUA BRUTA DA LAGOA DE EXTREMOZ, NATAL-RN, BRASIL

    Carpe Diem: Revista Cultural e Científica, 2010

  • SUBSTITUIÇÃO DE RAÇÃO NO CRESCIMENTO DE JUVENIS DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei EM LABORATÓRIO

    Revista Caatinga (UFERSA. Impresso), 2010

  • O ensino das Ciências Naturais, reflexões e propostas: um olhar a partir da extensão universitária.

    Carpe Diem (FACEX), 2007

  • Avaliação preliminar da biodiversidade de macroalgas da praia de Búzios, Rio Grande do Norte, Brasil

    Carpe Diem (FACEX), 2007

  • A APRENDIZAGEM SOBRE ONDULATÓRIA MEDIADA PELO USO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

    X Congresso Nacional de Educação - X CONEDU, 2024

  • UM ESTADO DA ARTE DAS PRODUÇÕES DO SOBRE AS PESQUISAS EDUCACIONAIS EM EMBRIOLOGIA

    X Congresso Nacional de Educação - X CONEDU, 2024

  • ?PROFESSOR, PORQUE O CORAÇÃO NUNCA PARA DE BATER??: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EXPLORAR O SISTEMA CIRCULATÓRIO

    X Congresso Nacional de Educação - X CONEDU, 2024

  • ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PRESENTES NAS PRODUÇÕES DO CONEDU (2018-2023) SOBRE O CONTEÚDO DE HISTOLOGIA

    X Congresso Nacional de Educação - X CONEDU, 2024

  • CASOS CLÍNICOS UTILIZANDO PERSONAGENS DA CULTURA POP COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA O ENSINO DE FARMACOLOGIA

    X Congresso Nacional de Educação - X CONEDU, 2024

  • IMPACTO DO PERFIL ALIMENTAR E HÁBITOS DE SONO NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ADOLESCENTES

    X Congresso Nacional de Educação - X CONEDU, 2024

  • AULAS DE CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA: MAPEANDO AS PRODUÇÕES DOS ANAIS DO CONEDU

    IX Congresso Nacional de Educação,, 2023

  • AAPRENDIZAGEM EM MICROBIOLOGIA MEDIADA PELO USO DA MODELIZAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • Ecossistema manguezal e a sua importância para comunidade costeira de Barra Do Cunhaú/RN

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • O uso de animes no ensino de ciências: um estado da arte a partir dos anais do Congresso Nacional De Educação (CONEDU)

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • Práticas sustentáveis no contexto escolar: promovendo a educação ambiental.

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • O uso do teatro no ensino de ciências: uma análise a partir dos anais do Congresso Nacional De Educação (Conedu).

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA RELAÇÃO SAÚDE E AMBIENTE: UM OLHAR A PARTIR DAS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS.

    VIII Congresso Nacional de Educação, 2022

  • PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NA ESCOLA

    dade da água para consumo humano na escola.. Anais do VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2021

  • APLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS SEMIESTRUTURADOS NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM EM ZOOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

    VII Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2020

  • OFICINAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

    VII Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2020

  • OS MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM EM TEMAS DE GEOCIÊNCIAS.

    IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2019

  • PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES SOBRE A COLETA SELETIVA: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO COLETARES ? IFRN, CAMPUS PAU DOS FERROS/RN

    IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências - CONAPESC, 2019

  • O OLHAR DO ESTUDANTE SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE ABELHAS E FLORES: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA.

    IV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS - CONAPESC, 2019

  • APICULTURA E BIOMA CAATINGA: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

    IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências - CONAPESC, 2019

  • O estado da arte das pesquisas sobre educação ambiental publicadas no CONIDIS

    Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade - CONIMAS, 2019

  • CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NA CIDADE DO NATAL/RN: UM OLHAR A PARTIR DO COMPORTAMENTO DOS PRODUTORES E CONSUMIDORES.

    III Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Ciências - III CONAPESC, 2018

  • O BIOMA CAATINGA REPRESENTADO POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II.

    III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências - III CONAPESC, 2018

  • O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ANIMAL DE MACROBRACHIUM ROSENBERGII COMO FERRAMENTA PARA COMPREENDER O BEM-ESTAR ANIMAL E ASPECTOS IMPORTANTES PARA A CRIAÇÃO.

    III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências - III CONAPESC, 2018

  • PROVAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): QUESTÕES DE BIOLOGIA PRESENTES NAS PROVAS DE 2008-2017.

    III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências - III CONAPESC, 2018

  • REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DOS CRUSTÁCEOS NA VISÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

    III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências - III CONAPESC, 2018

  • BASES FILOSÓFICO-EDUCACIONAIS A PARTIR DO PROTÁGORAS DE PLATÃO.

    V Congresso Nacional de Educação - V CONEDU, 2018

  • EXPOSIÇÃO ITINERANTE COMO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM INSTRUMENTO PARA DISSEMINAR CONHECIMENTOS DE ZOOLOGIA E PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE.

    V Congresso Nacional de Educação - V CONEDU, 2018

  • INCLUSÃO ESCOLAR: OLHAR DO PROFESSOR SOBRE OS DESAFIOS E BARREIRAS.

    V Congresso Nacional de Educação - V CONEDU, 2018

  • PERCEPÇÃO ATUAL E PERSPECTIVA DE FUTURO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SOBRE O MEIO AMBIENTE.

    V Congresso Nacional de Educação - V CONEDU, 2018

  • Abordagem CTS e a educação ambiental: identificando tendências em produções científicas especializadas

    Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2018

  • ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE O FILO PORIFERA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

    II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS (II CONAPESC), 2017

  • ENSINO DE CIÊNCIAS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIÁRIOS DE CAMPO COMO OBJETOS DE REFLEXÃO DA PRÁXIS.

    II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS (II CONAPESC), 2017

  • ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BASICA: ESTUDO SOBRE O PARQUE DAS DUNAS, NATAL/RN

    II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS (II CONAPESC), 2017

  • JOGANDO BINGO COM A PRIMEIRA LEI DE MENDEL: O JOGO COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

    II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS (II CONAPESC), 2017

  • REPRESENTAÇÕES GRAFICAS SOBRE A BIODIVERSIDADE: PERSPECTIVAS ATUAIS E FUTURAS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS (II CONAPESC), 2017

  • USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE ANIMAIS INVERTEBRADOS: CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE ZOOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS (II CONAPESC), 2017

  • Os Mapas Conceituais como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da zoologia.

    XI ENPEC - XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017

  • PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES QUE VIVEM PRÓXIMO AO LITORAL DE NATAL/RN (BRASIL) SOBRE MAMÍFEROS MARINHOS E CONSERVAÇÃO

    VIII ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONSERVAÇÃO E PESQUISA DE MAMÍFEROS AQUÁTICOS, 2017

  • ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS): ESTADO DA ARTE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS CONEDU?S

    IV Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2017

  • A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS SOBRE A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    IV Congresso Nacional de Educação - Conedu, 2017

  • CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O MOSQUITO Aedes Aegipty.

    IV Congresso Nacional de Educação, 2017

  • CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE OS CRUSTÁCEOS.

    IV Congresso Nacional de Educação - Conedu, 2017

  • EXPLORANDO O TEMA ?SISTEMA RESPIRATÓRIO? POR MEIO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS DE ENSINO

    IV Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2017

  • MAPAS MENTAIS DO AMBIENTE MARINHO EM DUAS REALIDADES DISTINTAS NA VISÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS, NATAL/RN.

    IV Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2017

  • SABERES E FAZERES DE PRODUTORES DA COMUNIDADE DE BEBIDA VELHA, PUREZA/RN: POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AQUICULTURA RURAL

    IV Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2017

  • CARAVANA ZOOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

    Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didatica e avaliação / III Congresso Nacional de Educação CONEDU, 2016

  • DIÁRIO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DOCENTE COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO ACERCA DO PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO.

    Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didatica e avaliação/III Congresso Nacional de Educação CONEDU, 2016

  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: O CASO DA ESCOLA ENÉAS CAVALCANTE EM CEARÁ-MIRIM/RN

    Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didatica e avaliação/III Congresso Nacional de Educação CONEDU, 2016

  • MEIO AMBIENTE E FUTURO DO PLANETA: O QUE PENSAM OS ALUNOS DE CIÊNCIAS?

    Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didatica e avaliação/III Congresso Nacional de Educação CONEDU, 2016

  • PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: UM ESTUDO NO PARQUE ESTADUAL DAS DUNAS DE NATAL.

    Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didatica e avaliação/III Congresso Nacional de Educação CONEDU, 2016

  • REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O QUE PENSAM SOBRE A FUTURA ATUAÇÃO PROFISSIONAL?.

    Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didatica e avaliação/III Congresso Nacional de Educação CONEDU, 2016

  • A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE PARA A (AUTO) FORMAÇÃO DO DOCENTE INCLUSIVO.

    II Cintedi - Congresso Internacional de Educação Inclusiva / II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva, 2016

  • ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES E ESTAGIÁRIOS?

    II Cintedi - Congresso Internacional de Educação Inclusiva / II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva, 2016

  • DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

    II CINTEDI - Congresso Internacional de Educação Inclusiva / II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva, 2016

  • REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    II Cintedi - Congresso Internacional de Educação Inclusiva / II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva, 2016

  • UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

    II Cintedi - Congresso Internacional de Educação Inclusiva / II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva, 2016

  • RAZÕES E NECESSIDADES FORMATIVAS PARA PROFESSORES NO RIO GRANDE DO NORTE

    VI ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, V SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID, IV ENCONTRO NACIONAL DOS COORDENADORES DO PIBID, 2016

  • ANÁLISE DE PERCEPÇÃO DE MORADORES DE NEÓPOLIS (NATAL/RN) SOBRE A RELAÇÃO SAÚDE-DOENÇA.

    JORNADA DE ENFERMAGEM, 2015

  • A FITOTERAPIA COMO PRÁTICA ALTERNATIVA PARA SAÚDE EM COMUNIDADES CARENTES DO RN

    JORNADA DE ENFERMAGEM, 2015

  • PRÁTICAS EDUCATIVO-AMBIENTAIS NA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO

    JORNADA DE ENFERMAGEM, 2015

  • SEXUALIDADE E SAÚDE: LEVANTAMENTO DE DÚVIDAS DE ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL 12 DE OUTUBRO (NATAL/RN)

    JORNADA DE ENFERMAGEM, 2015

  • PERCEPÇÃO DE RISCOS E SAÚDE: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL, NATAL/RN

    JORNADA DE ENFERMAGEM, 2015

  • INCIDÊNCIA DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO EM GESTANTES EM HOSPITAL MATERNIDADE PÚBLICO, NATAL/RN

    JORNADA DE ENFERMAGEM, 2015

  • A GENÉTICA NO UNIVERSO DO CORDEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE ENFERMAGEM

    JORNADA DE ENFERMAGEM, 2015

  • EDUCAÇÃO E SAÚDE: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS EM MICROBIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

    JORNADA DE ENFERMAGEM, 2015

  • RELAÇÃO AMBIENTE X SAÚDE: ANÁLISE DE PERCEPÇÃO DE MORADORES DE PASSAGEM DE AREIA (PARNAMIRIM/RN)

    JORNADA DE ENFERMAGEM, 2015

  • DESEMPENHO ZOOTÉCNICO E LESÕES NO CAMARÃO DA MALÁSIA CULTIVADO EM DIFERENTES DENSIDADES EM TANQUES-REDE

    FENACAM & LACQUA/WAS '15, 2015

  • THE ENVIRONMENTAL LICENSING AS A TOOL FOR SHRIMP FARMING SUSTAINABILITY OF THE RIO GRANDE DO NORTE STATE

    FENACAM & LACQUA/WAS '15, 2015

  • DESEMPENHO ZOOTÉCNICO E LESÕES NO CAMARÃO DA MALÁSIA CULTIVADO EM DIFERENTES DENSIDADES EM TANQUES-REDE

    FENACAM & LACQUA/WAS '15, 2015

  • O MANGUEZAL NA VISÃO ETNOBIOLÓGICA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA, NATAL/RN.

    II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - II CONEDU, 2015

  • EPIDEMIOLOGIA E IMUNIZAÇÃO CONTRA INFLUENZA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

    XII ENEX - ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DO UNIFACEX, 2015

  • LEVANTAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS COMERCIALIZADAS EM FEIRAS: ANÁLISE DA ABORDAGEM POPULAR (RAIZEIROS) E ABORDAGEM CIENTÍFICA

    XII ENEX - ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DO UNIFACEX, 2015

  • PARASITOSES E SAÚDE PÚBLICA: A INCIDÊNCIA DA ENTAMOEBA HISTOLYTICA NA CIDADE DE PARNAMIRIM/RN

    XII ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DO UNIFACEX, 2015

  • OCORRÊNCIA E DISTRIBUIÇÃO DE CASOS DE HANSENÍASE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

    XII ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL UNIFACEX, 2015

  • OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

    XII ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURA UNIFACEX, 2015

  • LEVANTAMENTO FLORÍSTICO NO BAIRRO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ: SUBSÍDIOS PARA MELHORIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA

    XII ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DO UNIFACEX, 2015

  • A INTEGRALIDADE COMO EIXO DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO NUTRICIONAL

    2º Congresso Brasileiro de Politica, Planejamento e Gestão em Saúde, 2013

  • Avaliação do crescimento compensatório do camarão branco Litopenaeus vannamei (Boone, 1931) em condições de laboratório.

    VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2008

  • Avaliação do crescimento do camarão branco Litopenaeus vannamei (Boone, 1931) com diferentes taxas de restrição alimentar, em condições de laboratório.

    I Simpósio Internacional de Aquicultura e IV Simpósio Internacional sobre a Indústria do Camarão., 2007

  • Uma avaliação da percepção ambiental dos alunos do Curso de Aquicultura da UFRN

    I Simpósio Internacional de Aquicultura e IV Simpósio Internacional sobre a Indústria do camarão, 2007

  • Comportamento de escavação e enterramento, preferencia de sedimento e atividade natatória dos camarões juvenis e pré-adultos Litopenaeus vannamei (Boone, 1931), em condições de laboratório.

    VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007

  • Avaliação preliminar da preferência de sedimento, comportamento de enterramento e natação do camarão marinho Litopenaeus vannamei (Boone, 1931), em condições de laboratório.

    I Simpósio Internacional de Aquicultura e IV Simpósio Internacional sobre a Indústria do Camarão., 2007

  • Avaliação da percepção ambiental dos alunos do curso de Aquicultura da Ufrn.

    I Semana da Aquicultura - Cientec 2006, 2006

  • Diagnóstico dos Resíduos Sólidos nos Transportes Urbanos da Cidade do Natal: subsídio para um programa de Educação Ambiental.

    I Encontro Nordestino de Educação Ambiental, 2005

  • Conhecendo o ecossistema de manguezal: a importância da incorporação da prática na incorporação do conhecimento.

    III Encontro Nordestino de Biólogos, 2005

  • Análise da incidência de parasitos intestinais entre as crianças da Escola Municipal Maria Cristina Osório Tavares, no Município de Natal.

    III Encontro Nordestino de Biólogos, 2005

  • O ensino das Ciências Naturais: reflexões e propostas - um olhar a partir da extensão universitária

    XI Seminário de Pesquisa do CCSA, 2005

Sincronizado em 28/11/2025 às 04:31 (há 16 horas, 7 minutos)