Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Foto de Bruno Venancio

Docente

Bruno Venancio

Doutor em Filología. Estudios Lingüísticos y Literarios: Teoría y Aplicaciones na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) em Madri - Espanha. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2015). Especialista em Metodologia em Ensino de Língua Espanhola pela FTC (2011). Possui graduação em Licenciatura em Espanhol pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2010). É professor efetivo de Língua Espanhola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Atua em cursos técnicos (integrado e subsequente), tecnológico (Produção Cultural e Gestão Desportiva e do Lazer) e de licenciatura (Letras - Espanhol). Desde 2023, é professor do programa de Pós-Graduação em Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação Profissional do IFRN. Atualmente é Diretor Sistêmico de Internacionalização na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte . Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes tema: variação linguística e ensino de espanhol para brasileiros; interculturalidade; espanhol acadêmico, políticas linguísticas, internacionalização e português como língua estrangeira.

Campus:
RE
Disciplina:
Língua Espanhola

  • Doutorado em Filología. Estudios Lingüísticos y Literarios: Teoría y Aplicaciones

    Institução/Ano:
    Universidad Nacional de Educación a Distancia (2015 - 2021)
    Título:
    Variación lingüística y enseñanza de español para brasileños
    Orientador:
    María Antonieta Andión Herrero
  • Mestrado em Linguagem e Ensino

    Institução/Ano:
    Universidade Federal de Campina Grande (2013 - 2015)
    Título:
    DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NOS TEXTOS LITERÁRIOS DE LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL
    Orientador:
    Josilene Pinheiro-Mariz
  • Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola

    Institução/Ano:
    Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia (2010 - 2011)
    Título:
    VOSEO: ASPECTOS HISTÓRICOS, GEOGRÁFICOS, PRAGMÁTICOS E SUA RELAÇÃO COM ENSINO-APRENDIZAGEM DE E/LE
    Orientador:
    Dani Leobardo Velásquéz Romero
  • Graduação em Licenciatura em Espanhol

    Institução/Ano:
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2006 - 2010)
    Título:
    LA PRESENCIA DEL PRONOMBRE DE TRATAMIENTO ?VOS? EN PUBLICIDADES EN MONTEVIDEO
    Orientador:
    Tatiana Maranhão de Castedo
  • Linguística, Letras e Artes – Lingüística – Sociolingüística e Dialetologia
  • Linguística, Letras e Artes – Lingüística – Lingüística Aplicada
  • Ciências Humanas – Educação – Ensino-Aprendizagem – Tecnologia Educacional
  • Linguística, Letras e Artes – Letras – Línguas Estrangeiras Modernas
  • INTERNACIONALIZAÇÃO E ENSINO DE ESPANHOL PARA FINS ACADÊMICOS NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

    LEIA ESCOLA, 2024

  • Pontes culturais: Uma reflexão sobre o projeto ?Parceiro Linguístico? a partir dos diários de bordo

    CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, 2024

  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE DESEMPREGO NO BRASIL E NA ESPANHAVOCATIONAL EDUCATION IN TIMES OF UNEMPLOYMENT IN BRAZIL AND SPAINEDUCACIÓN PROFESIONAL EN TIEMPOS DE DESEMPLEO EN BRASIL Y ESPAÑA

    HOLOS (NATAL. ONLINE), 2024

  • Cultura nordestina no ensino de português brasileiro para estrangeiros no Instituto Federal do rio Grande do Norte

    REVISTA ENTRELÍNGUAS, 2023

  • El concepto de norma aplicado a la enseñanza de español y sus variedades lingüísticas en el contexto brasileño

    DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, 2022

  • Diversidade linguístico-cultural da Argentina nos livros didáticos de língua espanhola no Brasil

    DLCV (UFPB), 2022

  • Aprendizaje intercultural y enseñanza de la diversidade linguística del español en el contexto brasileño

    ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2022

  • Prestigio y estigma en el lenguaje: un paralelo entre el portugués y el español

    REVISTA FORPROLL, 2021

  • El Projeto Pedagógico de Curso y su relación con la formación de profesores de español en el componente variedades

    INTERTEXTO (UBERABA), 2020

  • Actitudes y competencias docentes en profesores de español de los Institutos Federais (Brasil) en relación con las variedades de la lengua

    Revista de Lingüística y Lenguas Aplicadas, 2019

  • Variación lingüística en textos literarios: por un diálogo entre lengua y literatura en la enseñanza del español en Brasil

    Ideas 2da Época, 2016

  • Entre a Língua e a Literatura: variação linguística e ensino de espanhol

    SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM, 2015

  • Da relação entre língua e literatura nos livros didáticos para o ensino da língua espanhola

    DESENREDO (PPGL/UPF), 2015

  • La variación en las fórmulas de tratamiento de segunda persona del singular en las publicidades de Montevideo

    DIADORIM (RIO DE JANEIRO), 2011

  • EL COMPONENTE AUDIOVISUAL Y LA ENSEÑANZA DE LA DIVERSIDAD LINGÜÍSTICA DEL ESPAÑOL

    Revista Litteris, 2009

  • ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL: O CASO DAS VARIEDADES LINGÜÍSTICAS

    Holos (Natal. Online), 2008

  • O PERFIL DOS ALUNOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA DO RIO GRANDE DO NORTE.

    Holos (Natal. Online), 2007

  • O CURSO TECNÓLOGO DE PRODUÇÃO CULTURAL DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR À LUZ DA DIMENSÃO CULTURAL DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

    VIII Colóquio Nacional, V Internacional, a produção do conhecimento em educação profissional: PNE (2026-2036) - entre 'O pessimismo da razão' e o 'otimismo da vontade'', 2025

  • O LUGAR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DAS LICENCIATURAS EM ESPANHOL E PORTUGUÊS-ESPANHOL DOS INSTITUTOS FEDERAIS

    VIII COLÓQUIO NACIONAL E V INTERNACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PNE (2026-2036) - ENTRE 'O PESSIMISMO DA RAZÃO' E O 'OTIMISMO DA VONTADE', 2025

  • DE NATAL A BOGOTÁ: O INTERCÂMBIO CONTRIBUINDO NO DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO A DISTÂNCIA DE PORTUGUÊS BRASILEIRO PARA ESTRANGEIROS

    VI Seminário Internacional de Educação a Distância - SEMEAD 2024, 2024

  • PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E INTERNACIONALIZAÇÃO NO IFRN: EDITAIS DE BOLSAS NA ESPANHA E COLÔMBIA

    Seminário institucional dos Programas PIBID e Residência Pedagógica, 2024

  • DIVERSIDADE LINGUÍSTICO-CULTURAL EM AULAS DE ESPANHOL: EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO IFRN - CAMPUS NATAL CENTRO HISTÓRICO

    Seminário institucional dos Programas PIBID e Residência Pedagógica, 2024

  • A DIVERSIDADE DO ESPANHOL NA TELA: ANÁLISE LINGUÍSTICA DA TELENOVELA LALOLA

    II Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, 2016

  • A DIVERSIDADE LINGUÍSTICO-CULTURAL DA ARGENTINA NOS LIVROS DIDÁTICOS SELECIONADOS PELO PNLD 2015

    II Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, 2016

  • VARIAÇÃO DIATÓPICA DOS PRETÉRITOS PERFEITOS SIMPLES E COMPOSTO EM CINCO ZONAS DIALETAIS DA ARGENTINA

    II Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, 2016

  • O discurso da diversidade linguística em um livro didático de espanhol para brasileiros

    I Congresso Internacional de Estudos do Discurso ? I CIED, 2015

  • A VARIAÇÃO DOS PRETÉRITOS SIMPLES E COMPOSTO EM TEXTOS JORNALÍSTICOS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL

    Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, 2014

  • A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E CULTURAL DO MÉXICO ATRAVÉS DA INTERCULTURALIDADE

    Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, 2014

  • A TELENOVELA HISPANO-AMERICANA COMO UM GÊNERO DIDATIZADO PARA O ENSINO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS DA LÍNGUA ESPANHOLA

    Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, 2014

  • ESPANHOL PARA FINS ESPECÍFICOS: UMA ANÁLISE DE UMA UNIDADE DIDÁTICA DE GUÍA DE TURISMO

    Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, 2014

  • A importância do tratamento da variação lexical visando a pluralidade no ensino de espanhol

    Jornada Nacional de Línguas e Linguagem, 2014

  • A diversidade linguística e cultural do México através da interculturalidade

    Jornada Nacional de Línguas e Linguagem, 2014

  • ASPECTOS DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM ESPERANDO LA CARROZA, DE JACOBO LANGSNER

    Jornada Nacional de Línguas e Linguagem, 2014

  • ASPECTOS DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM ESPERANDO LA CARROZA, DE JACOBO LANGSNER

    Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, 2014

  • A literatura e suas possibilidades: variação linguística e ensino de espanhol

    III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2013

  • A literatura e suas possibilidades: variação linguística e ensino de espanhol

    III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2013

  • LA PRESENCIA DEL PRONOMBRE DE TRATAMIENTO ?VOS? EN PUBLICIDADES EN MONTEVIDEO

    I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2011

  • Descontruyendo la uniformidad del español argentino: estudio dialectal de las regiones lingüísticas

    II Congresso Nordestino de Espanhol, 2010

  • LA PRESENCIA DEL PRONOMBRE DE TRATAMIENTO ?VOS? EN PUBLICIDADES EN MONTEVIDEO

    I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolingüística - Homenagem a Socorro Aragão, 2010

  • Aprendizagem intercultural da língua espanhola para alunos com deficiências visuais mediante o toque

    XIII Congresso Nacional de Professores de Espanhol, 2009

  • Propuestas Comunicativas para la Enseñanza del voseo

    XIII Congresso Nacional de Professores de Espanhol, 2009

  • O APORTE DA SOCIOLINGÜÍSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

    IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tencológica, 2009

  • El pronombre de tratamiento vos de la lengua española: propuestas de actividades

    VI Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros, 2008

  • El pronombre de tratamiento vos de la lengua española: propuestas de actividades

    VI Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros, 2008

  • Ensino das variedades lingüísticas do espanhol no Brasil

    I Congreso Nordestino de Español, 2008

  • El perfil de los estudiantes de Letras con habilitación en español y Licenciatura en Español de RN

    SELIMEL, 2007

  • Mafalda de Quino: la variedad lingüística rioplatense en clase ELE

    I Congreso Pernambucano de Español, 2007

  • EL PEFIL DE LOS ESTUDIANTES DE LETRAS CON HABILITACIÓN EN LENGUA ESPAÑOLA Y LICENCIATURA EN ESPAÑOL DEL RN

    V SELIMEL, 2007

Sincronizado em 28/11/2025 às 04:31 (há 9 horas, 21 minutos)