Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

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Docente

Ayla Bizerra

Possui graduação em Licenciatura em Química (2005), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Química, com área de concentração em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará. Realizou doutorado sanduíche (2009) na Universid de Oviedo (UniOvi - Espanha) e possui pós-doutorado em Didáticas de Ciências pela Universidad de Burgos/ Espanha (2020). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Pau dos Ferros e atua em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É docente do doutorado em Ensino (RENOEN) do IFRN, campus Mossoró. Foi Coordenadora do curso de Licenciatura em Química, Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica, (PRP) no subprojeto Química/Pau dos Ferros. Atua como Avaliadora de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. em experiência na área de Química, com ênfase em química orgânica, atuando principalmente nas áreas de produtos naturais e biocatálise, e em Ensino de química, atuando nas áreas de ensino e aprendizagem, metodologias de ensino, autorregulação de aprendizagem e metacognição. Mãe da Diana Maria. Trabalha por um mundo mais justo, igualitário, respeitoso às diferenças e guiado pela ciência. É movida, principalmente, pelo poder transformador da educação.

Campus:
PF
Disciplina:
Química

  • Pós-Doutorado em

    Institução/Ano:
    Universidad de Burgos (2019 - 2020)
  • Doutorado em Química

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Ceará (2008 - 2012)
    Título:
    BIORREDUÇÃO DE CETONAS PRÓ-QUIRAIS E NITROCOMPOSTOS COM VIGNA UNGUICULATA E PRODUÇÃO ENZIMÁTICA DE ÉSTERES DE CLORANFENICOL
    Orientador:
    Telma Leda Gomes de Lemos
  • Mestrado em Química

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Ceará (2006 - 2008)
    Título:
    Reações de Biocatálise utilizando Células Íntegras e Enzimas Imobilizadas de Cocos Nucifera sp.
    Orientador:
    Telma Leda Gomes de Lemos
  • Graduação em Licenciatura em Química

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Ceará (2002 - 2005)
    Título:
    Uso da Interatividade como Motivação no Aprendizado de Química no Ensino MédioUso da Interatividade como Motivação no Aprendizado de Química no Ensino Médio
    Orientador:
    Sandro Thómaz Gouveia
  • Ciências Exatas e da Terra – Química
  • Ciências Exatas e da Terra – Química – Química Orgânica
  • Ciências Humanas – Educação – Educação
  • Contributos de Vigotski e Paulo Freire para a educação especial

    CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE), 2025

  • As dimensões ético-emocionais na profissão docente: uma análise de entrevistas utilizando o software IRAMUTEQ

    CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE), 2025

  • A autorregulação da aprendizagem no ensino de Química: percepções e práticas de licenciandos no contexto da pandemia da Covid-19

    Temas & Matizes (Online), 2025

  • Estratégias Autorregulatórias e Comportamentais Empregadas por Estudantes do Ensino Médio Durante as Aulas de Química: um Estudo de Caso

    REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, 2024

  • Rede de Inovação para Educação Híbrida: uma plataforma para apoiar profissionais da Educação Básica

    INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2024

  • DESIGN THINKING NO ENSINO DE QUÍMICA: CRIATIVIDADE E CRITICIDADE NA PROTOTIPAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS

    Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 2024

  • IDENTIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS

    REVISTA REAMEC, 2024

  • Identificação de Habilidades Cognitivas através de atividades experimentais e uso de situações-problema

    Revista Ensino de Ciências e Humanidades â013Cidadania, Diversidade e Bem Estar, 2024

  • MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO PARA APRENDER CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA NACIONAL

    ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), 2024

  • Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na perspectiva da aprendizagem significativa

    Revista FAFIRE, 2024

  • Objetos virtuais de aprendizagem como recurso pedagógico na educação ambiental: Um mapeamento dos repositórios institucionais

    CONTEXTO & EDUCAÇÃO, 2023

  • Cross-cultural adaptation of the Science Motivation Questionnaire II (SMQ-II) for Portuguesespeaking Brazilian secondary school students

    REVISTA LATINOAMERICANA DE PSICOLOGIA, 2023

  • Mapas conceituais e metacognição como facilitadores da aprendizagem de Química Orgânica

    Revista Exitus, 2022

  • Autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores: uma análise curricular dos cursos de licenciatura do IFRN

    REVISTA COCAR (ONLINE), 2022

  • IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DO TEMA PRESERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E ENSINO DE QUÍMICA

    REVISTA REAMEC, 2022

  • Percepção de alunos sobre a autorregulação da aprendizagem no ensino médio profissionalizante

    REVISTA COCAR (ONLINE), 2022

  • A VACINA DA COVID-19: um tema para discutir aspectos da natureza da ciência no ensino médio

    REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR, 2022

  • FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE QUÍMICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS LICENCIANDOS DO IFRN

    HOLOS (NATAL. ONLINE), 2022

  • A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente

    RETRATOS DA ESCOLA, 2021

  • USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

    REVISTA REAMEC, 2021

  • Aspectos bioquímicos, culturais e sociais do corpo: uma abordagem interdisciplinar

    REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS, 2021

  • Um estudo sobre as relações dos professores de Ciências da Natureza das Escolas públicas de Rafael Fernandes (RN) com a Educação Ambiental

    REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE), 2021

  • Mapas conceituais como ferramenta avaliativa no ensino de ciências naturais: o que diz a literatura brasileira

    ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, 2021

  • O uso de mapas conceituais como instrumento de avaliação da Aprendizagem Significativa no ensino de termoquímica

    Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, 2021

  • Avaliação quantitativa de atividades antioxidantes das plantas nativas da Região do Alto Oeste Potiguar/RN

    Research, Society and Development, 2020

  • A produção de sabão como recurso pedagógico para o ensino de funções orgânicas

    Research, Society and Development, 2020

  • A experimentação investigativa como prática de ensino de química numa perspectiva Ausubeliana e Vygotskyniana

    Research, Society And Development, 2020

  • Processos de separação de misturas e despoluição ambiental: uma proposta para aprendizagem significativa

    EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), 2020

  • Contribuições do Ensino por investigação na construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais

    REVISTA COCAR (ONLINE), 2020

  • Smartphones e o ensino de química orgânica: o uso de jogos pode influenciar no aprendizado?

    PRINCIPIA (JOÃO PESSOA), 2019

  • IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

    Educação,Cultura e Sociedade, 2019

  • TESTES FÍTOQUIMICOS EM EXTRATOS ORGÂNICOS DE Bixa orellana L (URUCUM)

    HOLOS (NATAL. ONLINE), 2018

  • Atividades Antioxidantes e Antimicrobianas de extratos orgânicos de Ixora coccínea L

    BIOTA AMAZÔNIA, 2018

  • O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire

    Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 2018

  • O impacto ambiental dos combustíveis fósseis e dos biocombustíveis: as concepções de estudantes do ensino médio sobre o tema

    REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE), 2018

  • ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA INTEGRADA: UMA ABORDAGEM PARA OS PROJETOS INTEGRADORES

    REVISTA BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 2018

  • Chemical composition and antioxidant activity of chemical constituents from Croton zehntneri (Euphorbiaceae)

    Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry, 2017

  • O LÚDICO NA QUÍMICA: INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DOS JOGOS QUÍMICOS NO APRENDIZADO DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IFRN, CAMPUS IPANGUAÇU, RN, BRASIL

    Revista Educação, Cultura e Sociedade, 2016

  • Lithocholic acid and derivatives: Antibacterial activity

    Steroids (Stoneham, MA.), 2015

  • ESTRUTURAS E NOMENCLATURAS DOS HIDROCARBONETOS: É POSSÍVEL APRENDER JOGANDO?

    Holos (Natal. Online), 2015

  • Zingiber officinale</i> (GINGER) AS AN ENZYME SOURCE FOR THE REDUCTION OF CARBONYL COMPOUNDS

    Química Nova (Impresso), 2015

  • Fatty Chemical Composition and antioxidant activies of coconut oils (Cocos nucifera L.)

    Journal of Medicinal Plant Research, 2014

  • Antibacterial and Antioxidant Activities of Ursolic Acid and Derivatives

    Molecules (Basel. Online), 2014

  • New indole alkaloid from Peschiera affinis (Apocynaceae)

    Natural Product Communications, 2012

  • Enzymatic regioselective production of chloramphenicol esters

    Tetrahedron: Asymmetry (Print), 2011

  • Reduction processes biocatalyzed by Vigna unguiculata

    TETRAHEDRON-ASYMMETRY, 2010

  • ChemInform Abstract: Reduction Processes Biocatalyzed by Vigna unguiculata.

    CHEMINFORM, 2010

  • Oleanolic acid, a natural triterpenoid improves blood glucose tolerance in normal mice and ameliorates visceral obesity in mice fed a high-fat diet

    Chemico-Biological Interactions (Print), 2010

  • Constituents and antioxidant activity of two varieties of coconut water (Cocos nucifera L.)

    Revista Brasileira de Farmacognosia-Brazilian Journal of Pharmacognosy, 2009

  • PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFRN - CAMPUS PAU DOS FERROS: UMA REFLEXÃO SOBRE A LICENCIATURA

    VIII Congresso Nacional de Educação, 2022

  • NOVO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS E ATUAÇÃO DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DE UMA ESCOLA PÚBLICA POTIGUAR

    VIII Congresso Nacional de Educação, 2022

  • SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA

    VIII Congresso Nacional de Educação, 2022

  • PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE QUÍMICA DO IFRN-CAMPUS PAU DOS FERROS SOBRE O USO DO ARCO DE MAGUEREZ NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES

    VIII Congresso Nacional de Educação, 2022

  • Unidad didáctica vigilantes del aire

    Ciencia en Acción, 2020

  • Trabajando cooperativamente la tabla periodica

    II Congreso Internacional de Innovación Docente e Investigación en Educación Superior, 2020

  • Analisando a experimentação sob a óptica interdisciplinar e problematizadora entre os âmbitos social e escolar

    III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade, 2019

  • UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA DO CONTEÚDO PROPRIEDADES DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS COM ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

    III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade, 2019

  • Poluição das águas e soluções químicas: interdisciplinando conteúdos

    III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade, 2019

  • MODELOS E ANALOGIAS: uma experiência em sala de aula na construção de estruturas carbônicas

    III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade, 2019

  • JOGO DIDÁTICO CAÇA AO TESOURO QUÍMICO: uma perspectiva interdisciplinar para o ensino de soluções químicas

    III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade, 2019

  • EXPERIMENTAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: uma proposta para o ensino de densidade

    III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade, 2019

  • A UTILIZAÇÃO DO TEATRO CIENTÍFICO COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS

    III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade, 2019

  • O TEATRO CIENTÍFICO NO ENSINO DE SOLUÇÕES: Um relato de experiência

    III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade, 2019

  • O ensino de soluções químicas a partir de simuladores virtuais

    III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade, 2019

  • O uso de mapas conceituais como ferramenta para identificação de conhecimentos prévios no ensino de química

    VI Congresso Nacional de Educação CONEDU, 2019

  • IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS

    VI Congresso Nacional de Educação CONEDU, 2019

  • O ENFOQUE EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NOS CURRÍCULOS ESCOLARES

    III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2018

  • AS CONCEPÇOES DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO

    III Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia, 2018

  • A importância do estágio de regência no processo formativo docente: um relato de experiência

    V Congresso Nacional de Educação, 2018

  • IDENTIFICAÇÃO DE FENÓIS E AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DAS CASCAS E GALHOS DA QUINA-QUINA

    IV Secitex, 2018

  • Análise da Atividade Antioxidante de duas amostras de própolis verde do RN

    IV Secitex, 2018

  • TIC?S PARA O ENEM: APLICATIVOS DISPONÍVEIS PARA A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

    7ª Expotec do Campus Pau dos Ferros, 2018

  • A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS EXPERIMENTAIS DE CINÉTICA QUÍMICA

    7ª Expotec PF, 2018

  • EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DOS ALUNOS

    7ª Expotec IFRN - Campus Pau dos Ferros, 2018

  • INTERDISCIPLINARIDADE: EXPONDO A IMPORTÂNCIA DO USO DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DAS CIÊNCIAS

    7ª Expotec Campus Pau dos Ferros, 2018

  • QUÍMICA NO TEATRO: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

    7ª Expotec do Campus Pau dos Ferros, 2018

  • LÚDICO E JOGOS DIDÁTICOS NA ÓTICA DE ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO

    7ª Expotec do campus Pau dos Ferros, 2018

  • Aprendizagem colaborativa como intervenção no ensino de química

    V Congresso Nacional de Educação CONEDU, 2018

  • Identificação e Quantificação de carotenoides das folhas e galhos de ipomoea asarifolia

    III Encontro Internacional de Jovens Investigadore, 2017

  • CONTAGEM AUTOMÁTICA DE OVOS DO AEDES AEGYPTI EM PALHETAS DE OVITRAMPAS: UM SISTEMA PARA AQUISIÇÃO E PROCESSAMENTO DE IMAGENS

    III Encontro Internacional de Jovens INvestigadores, 2017

  • DIFICULDADES ENCONTRADAS EM REALIZAR A INTEGRAÇAO DE CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR

    III Encontro Internacional de Jovens Investigadores, 2017

  • ESTUDO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE PUBLICAÇÕES INTERDISCIPLINARES

    III Encontro Internacional de Jovens Investigadores, 2017

  • PROPOSTAS PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRADA: O PROJETO INTEGRADOR NO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN, CAMPUS PAU DOS FERROS.

    IV Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2017

  • Oficina da Limpeza: uma proposta para o ensino de química envolvendo o uso de detergente e do sabão

    XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016

  • Jogos online como ferramenta de ensino-aprendizagem em química orgânica: 'comprando compostos orgânicos no supermercado'

    XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016

  • TETRIS CHEMISTRY - UMA ABORDAGEM TETRIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

    II Secitex, 2016

  • Testes fitoquímicos e atividade antioxidante em extrato orgânico dos galhos de Terminalia Catappa

    II Secitex, 2016

  • Prospecção fitoquímica de extratos etanólicos de Ixora Coccínea

    II Secitex, 2016

  • Saberes docentes e formação profissional por Maurice Tardif: perspectivas para o ensino de química

    XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016

  • PLANTAS NATIVAS DO RN DE USO MEDICINAL: IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPIOS ATIVOS CONTRA DIABETES MELLITUS

    3ª Semana de Química do IFRN, 2015

  • TESTES FÍTOQUIMICOS EM EXTRATOS ORGÂNICOS DE Bixa orellana L (URUCUM)

    3ª Semana de Química do IFRN, 2015

  • TOXICIDADE DE FLORES DE Terminalia catappa L. FORNECIDAS ARTIFICIALMENTE EM CONDIÇÕES CONTROLADAS PARA ABELHAS

    20º Congresso Brasileiro de Apicultura, 2014

  • A INFLUÊNCIA DO PROFESSOR NA MOTIVAÇÃO NO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS

    X Congresso de Iniciação Científica do IFRN - X CONGIC, 2014

  • ISOLAMENTO DE TRITERPENOS DO EXTRATO ETANÓLICO DA RAIZ DE ASPIDOSPERMA PYRIFOLIUM (PEREIRO)

    X Congresso de Iniciação Científica do IFRN - X CONGIC, 2014

  • Avaliação de atividades antioxidantes de extratos de Aspidosperma pyrifolium

    2ª Semana de Química do IFRN, 2014

  • AVALIAÇÃO DA QUALIDADE GLOBAL DA BEBIDA DE CAFÉS DE MERCADO DE CATEGORIA TRADICIONAL E AVALIAÇÃO DE HÁBITOS DE CONSUMO

    IX Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica (IX CONNEPI), 2014

  • O jogo do sim ou não: uma proposta pedagógica facilitadora no ensino de nomenclatura de compostos orgÂnicos

    12º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2014

  • Ensaios Fitoquímicos em extratos orgânicos de Aspidosperma pyrifolium

    IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2013

  • TESTES FITOQUÍMICOS EM EXTRATOS ORGÂNICOS DE Aspidosperma pyrifolium (PEREIRO)

    IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN ? CONGIC, 2013

  • MINIMIZANDO IMPACTOS AMBIENTAIS: REAPROVEITAMENTO DE ÓLEOS E GORDURAS RESIDUAIS TRANSFORMANDO&#8208;OS EM FONTE DE LIMPEZA

    IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN ? CONGIC, 2013

  • CARACTERIZAÇÃO DE ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO DE EXTRATOS ORGÂNICOS DE Aspidosperma pyrifolium Mart. (PEREIRO)

    IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN ? CONGIC, 2013

  • Processo fitoquímico de aspidosperma pyrifolium

    Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Pau dos Ferros - IFRN, 2013

  • Structural identification of isolated triterpenes from Cnidoscolus phyllacanthus

    I International Symposium of Pharmacognosy, 2012

  • Hidrólise de acetatos racêmicos catalisada por enzimas presentes na casca da laranja

    35ª Reunião Anual - SBQ - Responsabilidade, Ética e Progresso Social, 2012

  • Biorredução de cetonas aromáticas utilizando células íntegras de Helianthus annuus L. (Girassol)

    35ª Reunião Anual - SBQ - Responsabilidade, Ética e Progresso Social, 2012

  • Uso de lipases em reações de acilação de cloranfenicol

    VI Workshop de biocatálise e biotransformação, 2012

  • Extrato enzimático bruto de sementes de Girassol (Helianthus annuus L.) para a obtenção de compostos enantiomericamente puros

    VI Workshop de biocatálise e biotransformação, 2012

  • Reações de esterificação catalisada por cascas de laranja (Citrus aurantium L): uma alternativa para agregar valor a um rejeito industrial

    VI Workshop de biocatálise e biotransformação, 2012

  • Biorredução de cetonas alifáticas e nitrocompostos com células íntegras de Vigna unguiculata

    34 ª RASBQ - Química para um mundo melhor, 2011

  • Biorredução de derivados de acetofenona com células íntegras de Vigna unguiculata

    33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010

  • Obtenção de derivados do ácido ursólico e suas atividades antioxidantes

    33ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2010

  • Bioprospecção de espécies vegetais em reações de biorredução

    33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quimica, 2010

  • Estudo cinético do cinamaldeído usando como bioatalisador Glycine Max (soja)

    33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010

  • Isolamento do Flavonóide 3-O-metil-quercetina da raiz de Croton Zehntneri

    XXI Simpósio Brasileiro de Plantas Medicinais, 2010

  • Derivados do Ácidos Ursólico e suas atividades antibacterianas

    XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010

  • Identificação do óleo fixo e isolamento de triterpenos de Sambucus australis

    XXI Simpósio de plantas Medicinais do Brasil, 2010

  • Glycine ax (soja): um biocatalisador versátil na síntese orgânica

    XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010

  • Análise do teor de flavonóides amarelos e antocianinas em espécies vegetais

    XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010

  • DE ESPÉCIES DE FEIJÃO EM DIFERENTES ESTADOS MATURACIONAIS OU CULTIVARES EM BIORREDUÇÕES

    32a RASBQ (Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química), 2009

  • PROCESSOS BIOCATALÍTICOS USANDO CÉLULAS ÍNTEGRAS DE GLYCINE MAX (SOJA)

    32a RASBQ (Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química), 2009

  • UTILIZAÇÃO DE ZINGIBER OFFICINALE (GENGIBRE) NA BIORREDUÇÃO DE COMPOSTOS CARBONÍLICOS

    32a. RASBQ (Reunião Anual da Sociedade Brasileirade Química), 2009

  • Bioreduction of aromatic aldehydes and ketones using husk fiber and juice of Cocos nucifera L.

    BIOTRANS, 2009

  • Uso das Cascas de Cocos nucifera tipo amarelo em bioreduções de aldeídos e cetonas

    31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008

  • Água do coco amarelo: biocatalisador em biorreduções de compostos carbonílicos

    IV Workshop de Biocatálise e Biotransformação, 2008

  • Determinação de proteínas solúveis em extratos de vegetais

    IV WorkShop de Biocatálise e Biotransformação, 2008

  • Biorredução de Compostos Carbonílicos utilizando células íntegras de sementes de Glycine Max (soja)

    IV WorkShop de Biocátalise e Biotransformação, 2008

  • Composição Química de Sambucus australis e Atividade Antioxidante por seqüestro do radical DPPH

    30ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007

  • Triterpenos de Sambucus australis e Atividade Antioxidante de Ácido Ursólico

    XLVII Congresso Brasileiro de Química, 2007

  • Ácido Ursólico e Iridóides em Sambucus Australis e determinação de suas atividades antioxidante

    XIX Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2006

  • Chenopodium ambrosioides: composição química do óleo essencial e bioredução de acetofenona utilizando raízes como biocatalisador

    XXIV Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, 2005

  • Composição Química dos Frutos de Passiflora edulis

    I Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais, 2005

  • Isolamento de Licopsamina das Raízes de Heliotropium indicum L. e atividade antioxidante

    XXIII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, 2004

  • Alcalóides Pirrolizidínicos das Raízes de Heliotropium Indicum

    27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2004

Sincronizado em 28/11/2025 às 04:31 (há 7 horas, 37 minutos)