Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Foto de Aparecida Fernandes

Docente

Aparecida Fernandes

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Coordenadora do Proeja Fic - EJA-EPT. Membro do GEPEM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Professora da Licenciatura em Formação Pedagógica e da Especialização em Ensino de Teatro. Coordenadora do NEABI. Co-idealizadora do Portal da Cultura Potiguar (2010) e da Cátedra Paulo Freire RN (2021). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura; em ensino de Sociologia para ensino médio e superior. Interessa-se pelos temas: educação, educação popular e formação de leitores, relações étnico-raciais e de gênero, literatura, linguística, música; movimentos sociais.

Campus:
PAR
Disciplina:
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

  • Doutorado em Educação

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008 - 2011)
    Título:
    DA RESISTÊNCIA À AÇÃO POLÍTICA, A EDUCAÇÃO PELO CONSENSO: A AÇÃO EDUCATIVA DE Pe. SABINO EM MÃE LUIZA ? NATAL/RN
    Orientador:
    Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco
  • Mestrado em Ciências Sociais

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997 - 2000)
    Título:
    O Morro ama: amor instinto, do auto-infinito nas formas da História: comunidade e sociedade no bairro de Mãe Luiza
    Orientador:
    Orlando Pinto de Miranda
  • Graduação em LETRAS

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991 - 1995)
  • Linguística, Letras e Artes – Letras – Língua Portuguesa
  • Linguística, Letras e Artes – Letras – Literatura Brasileira
  • Ciências Humanas – Educação
  • Ciências Humanas – Sociologia
  • Brasilien 2019: Bildung in Zeiten der Finsternis

    BRASILICUM, 2019

  • Memória e Identidade Potiguar em rede: uma experiência realizada a partir de mídias digitais

    Holos (Natal. Online), 2011

  • Zonas Especiais de Interesse Social-ZEIS e grandes empreendimentos: resistência de territórios populares e elementos para inclusão sócio-territorial no litoral potiguar

    REVISTA DA FARN (IMPRESSO), 2008

  • Comunidade e Sociedade: norteadoras das relações sociais

    Revista da FARN (Impresso), 2001

  • PROEJA FIC - PARCERIA IFRN-PREFEITURAS: POSSIBILIDADES PARA SE PENSAR SOBRE A OFERTA DE EJA

    VI Encontro Nacional da EJA-EPT da Rede Federal, 2023

  • Ensino de Língua Portuguesa a partir de Projeto Integrador: Metodologia a serviço da Educação Libertadora no IFRN

    V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional a Produção do Conhecimento em Educação Profissional: regressão social e resistência da classe trabalhadora, 2019

  • A memória social como elemento fundante da resistência: o caso da comunidade de Mãe Luiza - Natal-RN/BR

    XXXI Congreso ALAS 2017, 2017

  • Paulo Freire e a Educação Campesina: por uma Prática Pedagógica Libertária

    II Seminário Paulo Freire, 2015

  • PORTAL DA CULTURA POTIGUAR: MÍDIAS DIGITAIS DIMINUINDO FRONTEIRAS CULTURAIS NO RIO GRANDE DO NORTE

    VIII CONNEPI - Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013

  • New Innovative Technologies for Transformative Actions: the experience of collaborative governance in the Northeast of Brazil

    World Urban Forum 6, 2012

  • O Gênero Perfil na sala de aula do PROEJA

    62ª Reunião Anual da SBPC, 2010

  • Conteúdos e metodologias de ensino de Língua Portuguesa a partir de Projeto Integrador

    VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, 2010

  • Itinerários de um bairro: a busca pela resistência fomentando processos organizativos e formativos

    19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009

  • A identidade comunitária como componente histórico-social para o resgate do sujeito-aluno

    IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2009

Sincronizado em 01/12/2025 às 04:31 (há 2 horas, 4 minutos)