Docente
Aparecida Fernandes
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Coordenadora do Proeja Fic - EJA-EPT. Membro do GEPEM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Professora da Licenciatura em Formação Pedagógica e da Especialização em Ensino de Teatro. Coordenadora do NEABI. Co-idealizadora do Portal da Cultura Potiguar (2010) e da Cátedra Paulo Freire RN (2021). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura; em ensino de Sociologia para ensino médio e superior. Interessa-se pelos temas: educação, educação popular e formação de leitores, relações étnico-raciais e de gênero, literatura, linguística, música; movimentos sociais.
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Doutorado em Educação
- Institução/Ano:
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008 - 2011)
- Título:
- DA RESISTÊNCIA À AÇÃO POLÍTICA, A EDUCAÇÃO PELO CONSENSO: A AÇÃO EDUCATIVA DE Pe. SABINO EM MÃE LUIZA ? NATAL/RN
- Orientador:
- Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco
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Mestrado em Ciências Sociais
- Institução/Ano:
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997 - 2000)
- Título:
- O Morro ama: amor instinto, do auto-infinito nas formas da História: comunidade e sociedade no bairro de Mãe Luiza
- Orientador:
- Orlando Pinto de Miranda
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Graduação em LETRAS
- Institução/Ano:
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991 - 1995)
- Linguística, Letras e Artes – Letras – Língua Portuguesa
- Linguística, Letras e Artes – Letras – Literatura Brasileira
- Ciências Humanas – Educação
- Ciências Humanas – Sociologia
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Brasilien 2019: Bildung in Zeiten der Finsternis
BRASILICUM, 2019
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Memória e Identidade Potiguar em rede: uma experiência realizada a partir de mídias digitais
Holos (Natal. Online), 2011
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Zonas Especiais de Interesse Social-ZEIS e grandes empreendimentos: resistência de territórios populares e elementos para inclusão sócio-territorial no litoral potiguar
REVISTA DA FARN (IMPRESSO), 2008
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Comunidade e Sociedade: norteadoras das relações sociais
Revista da FARN (Impresso), 2001
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PROEJA FIC - PARCERIA IFRN-PREFEITURAS: POSSIBILIDADES PARA SE PENSAR SOBRE A OFERTA DE EJA
VI Encontro Nacional da EJA-EPT da Rede Federal, 2023
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Ensino de Língua Portuguesa a partir de Projeto Integrador: Metodologia a serviço da Educação Libertadora no IFRN
V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional a Produção do Conhecimento em Educação Profissional: regressão social e resistência da classe trabalhadora, 2019
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A memória social como elemento fundante da resistência: o caso da comunidade de Mãe Luiza - Natal-RN/BR
XXXI Congreso ALAS 2017, 2017
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Paulo Freire e a Educação Campesina: por uma Prática Pedagógica Libertária
II Seminário Paulo Freire, 2015
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PORTAL DA CULTURA POTIGUAR: MÍDIAS DIGITAIS DIMINUINDO FRONTEIRAS CULTURAIS NO RIO GRANDE DO NORTE
VIII CONNEPI - Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013
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New Innovative Technologies for Transformative Actions: the experience of collaborative governance in the Northeast of Brazil
World Urban Forum 6, 2012
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O Gênero Perfil na sala de aula do PROEJA
62ª Reunião Anual da SBPC, 2010
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Conteúdos e metodologias de ensino de Língua Portuguesa a partir de Projeto Integrador
VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, 2010
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Itinerários de um bairro: a busca pela resistência fomentando processos organizativos e formativos
19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009
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A identidade comunitária como componente histórico-social para o resgate do sujeito-aluno
IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2009
Sincronizado em 01/12/2025 às 04:31 (há 2 horas, 4 minutos)