Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Foto de Antonio Marques

Docente

Antonio Marques

Sou pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade de Brasília (UnB), onde desenvolvi atividades de pesquisa entre 2023 e 2024. Anteriormente, conclui o doutorado (2014) e o mestrado (2010) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo iniciado minha trajetória acadêmica na Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 2008. Atualmente, sou professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal Central, na Classe D III, Nível IV (Adjunto IV). Também integro o corpo docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo 10, vinculado ao mesmo campus. Minha principal área de atuação é a Física Estatística, com ênfase em Transições de Fase e Fenômenos Críticos, dedicando-me especialmente ao estudo de Sistemas Complexos e Redes Complexas. Atualmente, também curso Licenciatura em Matemática na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), ampliando minha formação acadêmica. No IFRN Campus Natal Central, exerço a função de vice-coordenador do curso de Licenciatura em Física e integro o Núcleo Docente Estruturante (NDE). Desde junho de 2025, atuo como Coordenador de Área do subprojeto Física - 23980, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Além disso, atuo como editor das revistas Revista InovaEducaTech, Physicae Organum Revista dos Estudantes de Física da UnB e Revista do Professor de Física.

Campus:
CNAT
Disciplina:
Física

  • Pós-Doutorado em

    Institução/Ano:
    Universidade de Brasília (2023 - 2024)
  • Doutorado em Física

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010 - 2014)
    Título:
    Análises Estatísticas em Redes Complexas Homofílicas
    Orientador:
    Luciano Rodrigues da Silva
  • Mestrado em Física

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008 - 2010)
    Título:
    Contribuição ao Estudo das Redes Complexas: Extensão do Modelo de Afinidade
    Orientador:
    Luciano Rodrigues da Silva
  • Graduação em Fisica

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Maranhão (2002 - 2008)
    Título:
    Levitação Magnética de uma Bobina Circular em uma Placa Condutora Paramagnética
    Orientador:
    Antonio José Silva Oliveira
  • Ensino Médio (2º grau) em

    Institução/Ano:
    Centro de Ensino Médio Almirante Tamandaré (1999 - 2001)
  • Graduação em Matemática

    Institução/Ano:
    Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2024 - )
  • Ciências Exatas e da Terra – Física – Ensino de Física
  • Ciências Exatas e da Terra – Física – Tecnologias Digitais no Ensino de Física
  • Ciências Exatas e da Terra – Física – Física da Matéria Condensada – Mecânica Estatistica
  • Ciências Exatas e da Terra – Física – Divulgação Científica
  • Ciências Exatas e da Terra – Física – Levitação Magnética
  • Ciências Exatas e da Terra – Ciência da Computação – Utilização da plataforma open-source arduino como ferramenta para ensino
  • LIVROS DIDÁTICOS, SIMULADORES COMPUTACIONAIS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: FERRAMENTAS DE ENSINO DE ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO

    Revista do Professor de Física, 2025

  • Desenvolvimento e implementação de recursos interativos para o Ensino de Hidrostática: Uma abordagem baseada em experimentos de demonstração

    REVISTA FACULDADE FAMEN, 2025

  • ENTROPIA DESCOMPLICADA: UM GUIA PELA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA

    Revista do Professor de Física, 2025

  • ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGANDO A CONTRIBUIÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS SABERES DOCENTES

    Revista do Professor de Física, 2024

  • Ensino de Física: possibilidades e perspectivas associadas aos campos da Astronomia e de temáticas emergentes

    Revista do Professor de Física, 2024

  • Abordagem inclusiva no ensino das Leis de Newton para alunos com deficiência visual

    REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN |, 2024

  • CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA NA SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UnB: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO LETRAMENTO CIENTÍFICO

    PHYSICAE ORGANUM, 2024

  • Dificuldades de apredizagem e tecnologia: o uso do youtube como uma metodologia educacional colaborativa para o Ensino Fundamental I

    REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN |, 2024

  • Inteligência artificial generativa: educação, acessibilidade e inclusão

    CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE), 2024

  • Proposta didática mediada pelo software Modellus: um estudo do lançamento oblíquo sob a influência do ar

    CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE), 2024

  • Adversidades encontradas pelos professores no ensino EaD

    Revista Faculdade Famen, 2024

  • O uso da informática na prática pedagógica dos professores

    Revista Faculdade Famen, 2024

  • Proposta de sequência didática para o Estudo do Movimento de Projéteis Utilizando a Metodologia WebQuest

    Revista do Professor de Física, 2023

  • Utilização dos conceitos de Física do Ensino Médio para explicação da proteção contra os raios ultravioletas provenientes do Sol

    Revista do Professor de Física, 2023

  • As redes sociais e o processo educativo: O uso dessas ferramentas pelos professores e alunos em sala de aula

    REVISTA FACULDADE FAMEN, 2023

  • Uso do esporte como ferramenta para contextualizar o ensino de física

    PEER REVIEW, 2023

  • O diário de bordo como uma ferramenta de avaliação para identificação de aprendizagens e dificuldades no ensino de física

    PEER REVIEW, 2023

  • Sequência didática para cinemática escalar, usando o software modellus: um estudo sobre o MRU, MRUV, queda livre e lançamento vertical para cima

    Revista do Professor de Física, 2023

  • Proposta educacional de análise gráfica da anomalia da temperatura da Terra com alunos do ensino médio

    Revista do Professor de Física, 2023

  • UMA PROPOSTA DE ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AULAS EXPOSITIVAS E ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA

    Revista do Professor de Física, 2023

  • Desvendando os Segredos Quânticos: O Ensino da Mecânica Quântica no Ensino Médio

    Revista do Professor de Física, 2023

  • Inteligência Artificial na Educação: Uma revisão integrativa da literatura

    PEER REVIEW, 2023

  • MOVIMENTO FEMINISTAE CIÊNCIAS ?LUTAS, DESAFIOS E REPRESENTATIVIDADE

    REVISTA FACULDADE FAMEN - REFFEN, 2023

  • TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS AO ENSINO DE FÍSICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA PELO SOFTWARE MODELLUS

    Revista Vitruvian Cogitationes, 2023

  • Um relato de experiência nas turmas de 3° ano, durante o ensino remoto, com relação ao uso das ferramentas tecnológicas

    RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, 2022

  • Ensino de Física: possibilidades e perspectivas associadas ao uso de tecnologias digitais e experimentação

    Revista do Professor de Física, 2022

  • A segunda Lei de Newton: teoria versus aplicação no cotidiano

    RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, 2021

  • Internet das Coisas: Utilização do Arduino para o combate ao desperdício elétrico no IFMA Campus São João dos Patos

    RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, 2021

  • O mal-estar docente no ensino de física: perspectivas e desafios

    RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, 2020

  • Difração e interferência: medição do comprimento da onda do espectro de luz visível

    RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, 2020

  • Tratamento experimental do protótipo de um motor de corrente contínua

    RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, 2020

  • Construção de um transmissor de energia sem fio: Estudo por indução eletromagnética

    RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, 2020

  • Teorias das inteligências múltiplas e suas contribuições no ensino aprendizagem da disciplina de Física

    RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, 2020

  • A Implantação da Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de Física do Instituto Federal do Maranhão: uma proposta de intervenção metodológica

    RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, 2020

  • A INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA PESCA EM MACAU/RN NO ANO DE 2019

    RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2020

  • DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL CENTRO DE ENSINO EPITÁCIO PESSOA

    RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2020

  • Generalized scale-free homophilic network

    INTERNATIONAL JOURNAL OF MODERN PHYSICS C, 2015

  • TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DAS PRÁTICAS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA

    VI Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2025

  • O USO DE LABORATÓRIOS NAS AULAS DE FÍSICA SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

    Simpósio de PósGraduação em Educação, 2024

  • O PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

    X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2024

  • O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO IFRN: REFLEXÕES SOBRE A IMERSÃO DO LICENCIANDO NO MUNDO DO TRABALHO

    X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2024

  • ESTUDO DOS PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DE UM MOTOR ELÉTRICO ATRAVÉS DE UM EXPERIMENTO MAGNÉTICO DE BAIXO CUSTO

    Encontro Internacional de Jovens Investigadores - Edição Brasil, 2017

  • LEIS DE NEWTON: RELEVÂNCIA E APLICABILIDADE NA VIDA COTIDIANA

    Encontro Internacional de Jovens Investigadores - Edição Brasil, 2017

  • O Papel da Escola na Visão de Profissionais da Educação: Reflexões sobre a manutenção das idéias funcionalistas e a crítica da teoria reprodutista

    III Encontro de Física do Encontro do Bico do Papagaio, 2016

  • As Leis de Newton: Sua Relevância e Aplicabilidade na vida cotidiana

    III Encontro de Física do Entorno do Bico do Papagaio, 2016

  • Experimentos de baixo custo, como estratégia metodológica, para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio no Município de São João dos Patos - MA

    III Encontro de Física do Entorno do Bico do Papagaio, 2016

  • STATISTICAL ANALYSES NETWORK COMPLEX HOMOPHILIC

    Encontro de Física, 2016

  • A COLLISION OF COMPREHENSIVE STUDY WITHIN A FLUID

    Encontro de Física, 2016

  • ESTUDO DO POTENCIAL EÓLICO E ESTIMATIVA DA POTÊNCIA ENERGÉTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS ? MA,

    68º Reunião Anual da SBPC, 2016

  • IOT: Utilização do Arduino para o combate ao desperdício elétrico no IFMA Campus São João dos Patos

    III Encontro Nacional do Parfor, 2016

  • DIFICUDADE NO ENSINO DE FÍSICA DEVIDO A CARÊNCIA DA MATEMÁTICA BÁSICA

    XI CONNEPI, 2016

  • COMPLEX NETWORKS: A STUDY OF STRENGTH IN MODEL AND AFFINITY BIANCONI-BARABÁSI

    XXX Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2012

  • ANÁLISE ESTATÍSTICA DO NÍVEL DE COMPREENSÃO CIENTÍFICA DO CONCEITO E DOS FENÔMENOS FÍSICOS NO COTIDIANO

    Encontro de Física, 2011

  • Contribuição ao Estudo das Redes Complexas: Extensão do Modelo de Afinidade

    XXVIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2010

  • Contribution to the Study of Complex Networks: Extension of Model Affinity

    Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2010

  • A Formação do Universo Primordial

    Encontro Norte Nordeste de Física, 2006

  • CONEPEX

    CONEPEX, 2006

Sincronizado em 28/11/2025 às 04:31 (há 5 horas, 24 minutos)