Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Foto de Alexandre Araujo

Docente

Alexandre Araujo

É Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Centro Histórico. Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) (2008) em Filosofia com domínio adicional em Cultura Greco-Latina, Mestrado (2012) e Doutorado em Filosofia (2016) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foi Professor da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) de 2008 até 2014, e Professor Substituto da Faculdade de Educação da UERJ (2012-2013). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna, atuando, sobretudo, na filosofia teórica e prática (ética) de Kant, Filosofia da Educação, Filosofia Política da Educação, Epistemologia da Ciência (Karl Popper) e Filosofia no Ensino Médio. Atualmente, pesquisa sobre o alcance e a validade dos conceitos e princípios da teoria ética de Kant, a saber, os de: "liberdade", "razão prática", "humanidade como fim em si" e "dignidade" no contexto do debate ético-político contemporâneo.

Campus:
CAL
Disciplina:
Filosofia

  • Doutorado em Filosofia

    Institução/Ano:
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012 - 2016)
    Título:
    A "força motriz" e a "comoção" da lei moral: um estudo crítico sobre o chamado "formalismo" na proposta kantiana para a moralidade
    Orientador:
    Vera Cristina Goncalves de Andrade Bueno
  • Mestrado em Filosofia

    Institução/Ano:
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010 - 2012)
    Título:
    Estética e Moralidade, em Kant: a relação entre e o sublime e o sentimento moral na Crítica da faculdade do juízo
    Orientador:
    Vera Cristina Gonçalves de Andrade Bueno
  • Graduação em Filosofia

    Institução/Ano:
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004 - 2008)
    Título:
    O Sublime e a destinação supra-sensível do homem na Crítica da Faculdade do Juízo.
    Orientador:
    Vera Cristina de Andrade Bueno
  • Ciências Humanas – Filosofia – História da Filosofia
  • Ciências Humanas – Filosofia – Ética
  • Ciências Humanas – Filosofia – Metafísica
  • Ciências Humanas – Filosofia – Estética
  • Ciências Humanas – Filosofia – EPISTEMOLOGIA
  • A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO: UMA PROPOSTA KANTIANA PARA O RESPEITO À DIGNIDADE HUMANA

    DIALEKTIKÉ, 2017

  • Sobre a dinâmica das faculdades e a 'comoção' da lei moral

    Studia Kantiana, 2016

  • A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E DE FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS NO SÉCULO XXI

    Holos (Natal. Online), 2015

  • A relevância do ensino de Sociologia e de Filosofia para a formação dos jovens no séc. XXI

    Holos (Natal. Impresso), 2015

  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MORALIDADE E VIDA EM KANT

    Dialektiké, 2014

  • KANT E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA PROPOSTA CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO HUMANA DOS ADOLESCENTES

    IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 2023

  • LIBERDADE DE ORIENTAÇÃO SEXUAL E DE IDENTIDADE DE GÊNERO NAS ESCOLAS: UM ESTUDO ACERCA DO ESPAÇO ESCOLAR COMO LOCAL DE ACOLHIMENTO E DE RESPEITO À DIVERSIDADE

    IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 2023

  • LIBERDADE DE ORIENTAÇÃO SEXUAL E DE IDENTIDADE DE GÊNERO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO ACERCA DO PAPEL DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO COMO ESPAÇOS DE ACOLHIMENTO, RESPEITO E DE ACEITAÇÃO DA PRÓPRIA IDENTIDADE

    IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 2023

  • ESTUDO CRÍTICO ACERCA DO PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO COMO PROPOSTA INTERMEDIÁRIA ENTRE CONSERVACIONISMO E PRESERVACIONISMO

    I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2019

  • A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO: A EDUCAÇÃO PARA O RESPEITO À DIGNIDADE HUMANA

    IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017

  • A 'comoção' ou 'força motriz' da lei moral, em Kant

    XV Semana dos Alunos da Pós-graduação em Filosofia da PUC-Rio, 2015

  • CIDADANIA, EXCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS: OS LIMITES E OS DESAFIOS DA CIDADANIA ENTRE A LEI E A REALIDADE CONCRETA

    IV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO, 2015

  • O PAPEL DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO ÉTICA DOS JOVENS: UMA PROPOSTA KANTIANA PARA OS EDUCADORES DA JUVENTUDE

    SETEPE V - SEMANA DE ESTUDOS, TEÓRIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, 2014

  • CIDADANIA, DIREITOS HUMANOS E EXCLUSÃO: LIMITES E DESAFIOS DA CIDADANIA CONCRETA

    Congresso Internacional de Educação e Inclusão, 2014

  • O SUBLIME E A VOCAÇÃO MORAL DO HOMEM EM KANT

    Semana dos Alunos de Pós -graduação em Filosofia, 2011

  • "O sublime em Kant e a destinação supra-sensível do homem".

    XIV-Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia, 2010

Sincronizado em 27/11/2025 às 04:31 (há 16 horas, 35 minutos)