Docente
Alexandre Araujo
É Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Centro Histórico. Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) (2008) em Filosofia com domínio adicional em Cultura Greco-Latina, Mestrado (2012) e Doutorado em Filosofia (2016) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foi Professor da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) de 2008 até 2014, e Professor Substituto da Faculdade de Educação da UERJ (2012-2013). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna, atuando, sobretudo, na filosofia teórica e prática (ética) de Kant, Filosofia da Educação, Filosofia Política da Educação, Epistemologia da Ciência (Karl Popper) e Filosofia no Ensino Médio. Atualmente, pesquisa sobre o alcance e a validade dos conceitos e princípios da teoria ética de Kant, a saber, os de: "liberdade", "razão prática", "humanidade como fim em si" e "dignidade" no contexto do debate ético-político contemporâneo.
-
Doutorado em Filosofia
- Institução/Ano:
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012 - 2016)
- Título:
- A "força motriz" e a "comoção" da lei moral: um estudo crítico sobre o chamado "formalismo" na proposta kantiana para a moralidade
- Orientador:
- Vera Cristina Goncalves de Andrade Bueno
-
Mestrado em Filosofia
- Institução/Ano:
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010 - 2012)
- Título:
- Estética e Moralidade, em Kant: a relação entre e o sublime e o sentimento moral na Crítica da faculdade do juízo
- Orientador:
- Vera Cristina Gonçalves de Andrade Bueno
-
Graduação em Filosofia
- Institução/Ano:
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004 - 2008)
- Título:
- O Sublime e a destinação supra-sensível do homem na Crítica da Faculdade do Juízo.
- Orientador:
- Vera Cristina de Andrade Bueno
- Ciências Humanas – Filosofia – História da Filosofia
- Ciências Humanas – Filosofia – Ética
- Ciências Humanas – Filosofia – Metafísica
- Ciências Humanas – Filosofia – Estética
- Ciências Humanas – Filosofia – EPISTEMOLOGIA
-
A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO: UMA PROPOSTA KANTIANA PARA O RESPEITO À DIGNIDADE HUMANA
DIALEKTIKÉ, 2017
-
Sobre a dinâmica das faculdades e a 'comoção' da lei moral
Studia Kantiana, 2016
-
A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E DE FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS NO SÉCULO XXI
Holos (Natal. Online), 2015
-
A relevância do ensino de Sociologia e de Filosofia para a formação dos jovens no séc. XXI
Holos (Natal. Impresso), 2015
-
CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MORALIDADE E VIDA EM KANT
Dialektiké, 2014
-
KANT E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA PROPOSTA CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO HUMANA DOS ADOLESCENTES
IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 2023
-
LIBERDADE DE ORIENTAÇÃO SEXUAL E DE IDENTIDADE DE GÊNERO NAS ESCOLAS: UM ESTUDO ACERCA DO ESPAÇO ESCOLAR COMO LOCAL DE ACOLHIMENTO E DE RESPEITO À DIVERSIDADE
IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 2023
-
LIBERDADE DE ORIENTAÇÃO SEXUAL E DE IDENTIDADE DE GÊNERO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO ACERCA DO PAPEL DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO COMO ESPAÇOS DE ACOLHIMENTO, RESPEITO E DE ACEITAÇÃO DA PRÓPRIA IDENTIDADE
IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 2023
-
ESTUDO CRÍTICO ACERCA DO PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO COMO PROPOSTA INTERMEDIÁRIA ENTRE CONSERVACIONISMO E PRESERVACIONISMO
I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2019
-
A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO: A EDUCAÇÃO PARA O RESPEITO À DIGNIDADE HUMANA
IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017
-
A 'comoção' ou 'força motriz' da lei moral, em Kant
XV Semana dos Alunos da Pós-graduação em Filosofia da PUC-Rio, 2015
-
CIDADANIA, EXCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS: OS LIMITES E OS DESAFIOS DA CIDADANIA ENTRE A LEI E A REALIDADE CONCRETA
IV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO, 2015
-
O PAPEL DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO ÉTICA DOS JOVENS: UMA PROPOSTA KANTIANA PARA OS EDUCADORES DA JUVENTUDE
SETEPE V - SEMANA DE ESTUDOS, TEÓRIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, 2014
-
CIDADANIA, DIREITOS HUMANOS E EXCLUSÃO: LIMITES E DESAFIOS DA CIDADANIA CONCRETA
Congresso Internacional de Educação e Inclusão, 2014
-
O SUBLIME E A VOCAÇÃO MORAL DO HOMEM EM KANT
Semana dos Alunos de Pós -graduação em Filosofia, 2011
-
"O sublime em Kant e a destinação supra-sensível do homem".
XIV-Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia, 2010
Sincronizado em 27/11/2025 às 04:31 (há 16 horas, 35 minutos)