Docente
Abigail Silva
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ensino da Rede Norte-Nordeste [RENOEN], polo IFRN. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2007), Mestre em Estudos Teológicos, pelo McCormick Theological Seminary (Chicago, USA, 2002), Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000). Especialista em Novas Tecnologias e Educação a Distância, pelo Centro Universitário Barão de Mauá, SP (2012); Especialista em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Docente Dedicação Exclusiva do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, do eixo didático-pedagógico das disciplinas do núcleo Educacional. Atuou no IFRN - Campus Pau dos Ferros durante os anos 2011-2016. Atuou nas disciplinas: Didática, Novas Tecnologias e Educação; Mídias Educacionais; Didática das Ciências. Orientações: Estágio Supervisionado I e II da Licenciatura em Química e Projetos Integradores. Atualmente está lotada no Campus Avançado Natal Zona Leste, do IFRN, atuando na modalidade EaD, na área de Tecnologias Digitais e Teorias de Ensino-Aprendizagem.
-
Especialização em Design de Multimeios Didáticos para EaD
- Institução/Ano:
- Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2017 - 2018)
- Título:
- Webquest como recurso para a pesquisa orientada: o design instrucional
- Orientador:
- Silvia Mara Santos
-
Especialização em Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância
- Institução/Ano:
- Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto (2011 - 2013)
- Título:
- DESIGN DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM NOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO: CRIANDO POSSIBILIDADES PARA A ORIENTAÇÃO DE PESQUISA ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE
- Orientador:
- Rosemary Conceição dos Santos
-
Mestrado em Filosofia
- Institução/Ano:
- Universidade Federal do Ceará (2005 - 2007)
- Título:
- A EXISTÊNCIA NO PENSAMENTO DE KIERKEGAARD
- Orientador:
- Dr. Eduardo Ferreira Chagas
-
Especialização em Docência do Ensino Superior
- Institução/Ano:
- Universidade Estadual do Ceará (2004 - 2005)
- Título:
- A ÉTICA EM MARX: A PRÁXIS COMO CAMINHO PARA A REFLEXÃO CRÍTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE
- Orientador:
- Dr. Eduardo Ferreira Chagas
-
Mestrado Profissionalizante em Master of Arts in Theological Studies
- Institução/Ano:
- McCormick Theological Seminary (2000 - 2002)
- Título:
- Não Houve - MA não necessita de TCC
- Orientador:
- Não Houve - MA não necessita de TCC
-
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia
- Institução/Ano:
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997 - 2000)
-
Graduação em Bacharel em Teologia
- Institução/Ano:
- Seminário Evangélico Teológico do Betel Brasileiro (1988 - 1991)
-
Doutorado em Doutorado em Ensino
- Institução/Ano:
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2023 - )
- Título:
- A FORMAÇÃO DA REFLEXIVIDADE CRÍTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: Um estudo no contexto da formação continuada lato sensu na modalidade EaD no âmbito do IFRN
- Orientador:
- Diogo Pereira Bezerra
- Ciências Humanas – Educação – Educação a Distância
- Ciências Humanas – Educação – Novas Tecnologias e Educação a Distância
- Ciências Humanas – Educação – Educação
- Ciências Humanas – Educação – Filosofia
-
Estruturalismo e Prática pedagógica
SEMIÁRIDO DE VISU, 2024
-
O DESIGN DE PESQUISAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ANÁLISE DE UMA TRAJETÓRIA DE APRENDIZAGEM NO MOODLE/IFRN
REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA, 2024
-
Formação docente e inserção da língua espanhola nas escolas públicas brasileiras: de resistências e retrocessos
Brazilian Applied Science Review, 2018
-
A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO EM CONEXÃO COM A APRENDIZAGEM
IX Workshop de Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação, 2024
-
A Educação Profissional Lato Sensu na Modalidade a Distância do IFRN: A Trajetória das Produções Acadêmicas dos Professores Que Ensinam Matemática [2014 a 2022]
VII COLÓQUIO NACIONAL E IV COLÓQUIO INTERNACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: POLÍTICAS, HISTÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE, 2023
-
CULTURA MAKER E PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS PARA EAD: A INVISIBILIDADE DO TRABALHO DOCENTE NOS DOCUMENTOS CENSITÁRIOS DA MODALIDADE EAD
Seminário Internacional de Educação a Distância, 2022
-
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DE ESTÁGIO DO ENSINO DE ESPANHOL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
III SEDOC - Seminário de Docência e Contemporaneidade, 2017
-
FORMAÇÃO DOCENTE E INSERÇÃO DA LÍNGUA ESPANHOLA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: DE RESISTÊNCIAS E RETROCESSOS
II JORNEDUC - Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, 2017
-
A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NOS PROCESSOS DE RESSOCIALIZAÇÃO
III SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE, 2017
-
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Profissional: trilhas na formação continuada na modalidade a distância
IV Coloquio Nacional e I Colóquio Internacional: A Produção de Conhecimento na Educação Profissional, 2017
-
ABORDAGEM INTERACIONAL AOS ENTRAVES DA LINGUAGEM A PARTIR DOS CONHECIMENTOS QUÍMICOS
XVIII ENEQ - ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA, 2016
-
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA AUTISTAS
XVIII ENEQ - ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA, 2016
-
REPERSENTAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO E DESTINAÇÃO DO LIXO: UM ESTUDO DE CASO ENTRE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NO ÂMBITO DO IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS
X CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFRN, 2014
-
OS RECURSOS MINERAIS POTIGUARES COMO TEMA GERAL EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ESTUDO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS
XVII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2014
-
CARDENSI: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
VIII CONNEPI - CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2013
-
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: CONSTRUINDO UM DENSÍMETRO COM MATERIAL ALTERNATIVO
VIII CONNEPI - CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2013
-
A função diagnóstica da avaliação: uam atividade em construção
VII CONNEPI, 2012
-
Júri Simulado Aplicado ao ensino de Química: desenvolvendo a prática da argumentação dos alunos do Ensino Médiio
VII CONNEPI - Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012
-
Orientação de Pesquisa nos Foruns de Discussão: criando possibilidades pedagógicas na Plataforma Moodle
I SEMEAD - Seminário Internacional de Educação a Distância, 2012
-
A motivação para estudar química: Interdisciplinaridade na utilização do livro didático de Química
XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 2012
-
O USO DA MÚSICA COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO ENSINO DE QU ÍMICA
XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 2012
-
Orientação de Pesquisa via Plataforma Moodle: um estudo de caso
I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação, 2012
-
Ética em Marx: a práxis como fundamentação da crítica e da ação docente
XV Seminário de Pesquisa do CCSA 2009, 2009
-
Imaginação Criadora e Educação: considerações sobre o pensamento de Gaston Bachelard
XVII SEMANA DE HUMANIDADES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, 2009
Sincronizado em 27/11/2025 às 04:31 (há 11 horas, 8 minutos)