Curso: Doutorado
Doutorado Acadêmico em Educação Profissional

- Área de concentração:
- Educação
- Delimitação da área:
- Educação Profissional
O Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN visa dar continuidade à formação científica de profissionais de nível superior provenientes de diversas áreas do conhecimento, capacitando-os para a docência e para a pesquisa na área da Educação Profissional. Esse programa está norteado pelos seguintes princípios formativos:
- trabalho, ciência, tecnologia e cultura como dimensões indissociáveis da formação humana;
- trabalho como princípio educativo;
- realidade como uma totalidade, síntese de múltiplas relações;
- homens e mulheres como seres histórico-sociais capazes de transformar-se e à realidade;
- relação teoria e prática na perspectiva da práxis.
Objetivo Geral
Contribuir para a elevação da qualidade social da educação profissional, considerando as suas interrelações com a educação básica, em espaços escolares e não escolares, por meio da produção do conhecimento do campo de estudo das políticas, da formação docente e das práticas pedagógicas em Educação Profissional.
Objetivos específicos
- Formar profissionais, em nível de pós-graduação stricto sensu, para o exercício de atividades de ensino e de pesquisa no campo da Educação Profissional, respaldando-se nos princípios institucionais da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão e da formação humana integral por meio da educação profissional, articulando trabalho, ciência, tecnologia e cultura;
- Desenvolver pesquisas centradas em objetos referentes à área da Educação Profissional, focalizando os processos formativos primordialmente integrados à educação básica pública;
- Fortalecer e consolidar os grupos e núcleos de pesquisa e fomentar a cultura e as práticas de investigação por meio dos diferentes programas desenvolvidos no IFRN;
- Ampliar a cooperação com outras instituições acadêmico-científicas em nível local, regional, nacional e internacional, articulando estudos, pesquisas e outras estratégias que convirjam para a produção do conhecimento na Educação Profissional.
Forma de ingresso
Processo seletivo