- Carga horária:
- 1920h
- Duração:
- Quatro anos
- Tipo de ensino:
- Presencial
- Eixo tecnológico:
- Ensino
- Oferta em:
- Apodi Ipanguaçu Mossoró Pau dos Ferros
Doutorado em Ensino ofertado em rede pela UFS, UFAL, IFCE, UESB, UEPB, UFC, UFRPE e IFRN.
Área de concentração: Ensino, currículo e processos de ensino-aprendizagem
Linhas de pesquisa:
- I. Ensino, Currículo e Cultura;
- II. Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática;
- III. Ensino Tecnológico: práticas e construções curriculares.
Linhas de Pesquisa
I. Ensino, Currículo e Cultura: articula análises e estudos relativos às políticas e práticas curriculares, ao trabalho pedagógico e à formação de professores, assim como as implicações da diversidade e do contexto histórico-social, cultural e ambiental na sociedade contemporânea e no processo educativo das ciências, humanidades e artes. Esta linha de pesquisa permite desvelar questões como as dimensões da experiência escolar (sua estrutura, seletividade e os parâmetros de agrupamento escolar, os tempos escolares, as relações de gênero, étnico-raciais, inclusivas, ambientais, a organização do conhecimento escolar (manuais escolares, organização formal dos conteúdos); a caracterização escolar da aprendizagem (os rituais e usos, a avaliação, os processos disciplinares).
II. Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática: investigações sobre práticas e estratégias didático-pedagógicas no âmbito de espaços educativos diversos (formais e não formais), a partir de bases epistemológicas consistentes que venham a impactar a apropriação de conhecimentos cognitivos e metacognitivos nos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes campos do conhecimento em todos os seus níveis (básico, superior e formação de professores). Nesta linha priorizamse pesquisas relacionadas à descrição e análise da prática docente, envolvendo o ensino e a aprendizagem de conceitos, procedimentos, atitudes, competências e habilidades, assim como a formação docente.
III. Ensino Tecnológico: práticas e construções curriculares - destina-se a discussões sobre o ensino tecnológico em todos os seus níveis (básico, superior e formação de professores para o ensino de tecnologia) visando uma discussão sobre as práticas e aspectos curriculares, assim como inovações pedagógicas. Buscando subsidiar investigações sobre o fazer pedagógico em estreita relação entre a ciência e a tecnologia. São focos da linha o ensino de engenharia, a alfabetização científica e tecnológica, a formação integral do indivíduo, as relações Ciências, Tecnologia e Sociedade no Ensino, além de estudos curriculares sobre formações técnicas.
Forma de ingresso
Processo Seletivo