- Carga horária:
- 201 horas
- Duração:
- Seis meses
- Tipo de ensino:
- Presencial
- Oferta em:
- Caicó
- Projeto Pedagógico:
- Baixe o PPC
O Curso FIC em Costureiro, na modalidade presencial, no âmbito do Programa Mulheres Mil, tem como objetivo geral propiciar qualificação profissional atrelada ao eixo tecnológico Produção Cultural e Design, de modo que as egressas possam modelar, cortar, costurar e montar peças completas do vestuário, aplicando as técnicas de costura para tecidos, observando o sentido do fio do tecido e a sequência operacional. Visa o atendimento a mulheres com trajetória de vidas diversas, com experiências que necessitam de um saber formal como um projeto de vida, primando pelos valores humanos e o exercício da cidadania, priorizando-se a retomada e continuidade dos estudos via elevação da escolaridade; Oportunizar vivências educativas que incentivem a elevação da escolaridade das egressas; Favorecer o acesso à tecnologia de informação e comunicação e o conhecimento sobre os direitos e saúde da mulher, ética, cidadania e segurança no trabalho, bem como a inserção social, mediante o desenvolvimento das relações humanas e orientações quanto ao empreendedorismo, emprego formal e à economia solidária; Propiciar práticas profissionais de modo a qualificar as mulheres quanto ao projeto de confecções do vestuário básico masculino e/ou feminino; ao enfesto, risco e corte do tecido; e à operação de máquinas de costura na montagem de peças do vestuário, em conformidade a normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde; Promover conhecimentos e habilidades necessários à qualificação profissional da Costureiro, por meio de formação de conhecimentos básicos e tecnológicos essenciais para que as egressas possam aproveitar as oportunidades de trabalho em suas próprias localidades e em contextos, voltadas à área do vestuário; Promover o processo de ensino e aprendizagem fundamentado na integração curricular e de forma interdisciplinar, possibilitando que as mulheres atuem como sujeitas do seu próprio processo de aquisição de conhecimento; Possibilitar às estudantes oportunidades de relacionar os novos conhecimentos com suas experiências cotidianas, de modo a situá-las em diferentes momentos de suas vidas.