Tijolo ecológico é apresentado em palestra sobre pesquisa e inovação

Evento foi ministrado pela professora Sheyla Marques (IFAL)

Publicada em 26/08/2014 Atualizada há 1 ano

Baixo custo, alta resistência e produção ecologicamente correta. Essas são as qualidades de um tipo de tijolo que nasceu através da dedicação, estudos e pesquisas da professora do curso de graduação em Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Sheyla Marques. Toda a construção desse case de sucesso foi abordada na palestra “Pesquisa e Inovação: esse é o caminho”, realizada nesta segunda-feira (25), no Campus São Gonçalo do Amarante.

A professora Sheyla nasceu e cresceu no município de São Gonçalo do Amarante e foi aluna do Campus Natal-Central do IFRN, onde concluiu sua formação técnica e, em seguida, a formação superior no curso de Tecnologia da Produção da Construção Civil. Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais, a professora desenvolveu a pesquisa sobre o tijolo ecológico, produzido com cinzas do bagaço de cana-de-açúcar, com as alunas do Campus Palmeira dos Índios do IFAL, Samantha Mendonça e Taísa Tenório.

Após vários experimentos com tipos de solo e a proporção de cimento que seria utilizado na composição da peça, chegou-se a um tijolo com resistência três vezes maior que o convencional, baixo custo na produção e ecologicamente correto, já que sua produção não necessita de queima, evitando a emissão de gases poluentes.

O tijolo feito com as cinzas do bagaço de cana já foi apresentado em vários eventos científicos. Neste ano, o trabalho foi premiado nos Estados Unidos, conquistando a medalha de bronze na categoria “engenharia” da Genius Olympiad, realizada em junho, na cidade de Oswego - estado de Nova Iorque.

O sucesso do projeto também ganhou repercussão nacional e foi apresentado no quadro Jovens Inventores, do programa televisivo Caldeirão do Huck (Rede Globo), em dezembro/2013. Toda a história de êxito do projeto, obtida a partir das pesquisas incessantes, foi de grande estímulo para os alunos que prestigiaram a palestra. “Acreditem no potencial de vocês, estabeleçam metas e sejam e façam a diferença. Tudo começa por você”, incentivou a professora Sheyla Marques ao final de sua palestra.