Superintendente do Patrimônio da União vistoria obras do Campus São Gonçalo

Novo campus começará a funcionar em março de 2011

Publicada em 24/06/2010 Atualizada há 1 ano, 1 mês

A superintendente do Patrimônio da União, Yeda Pereira, esteve hoje de manhã (24) no canteiro de obras do novo campus do IFRN, no município de São Gonçalo. O campus é um dos três que estão em fase de implantação e que vão elevar para 14 o número de campi do Instituto Federal aqui no Estado.

A visita foi acompanhada pelo reitor do Instituto, Belchior de Oliveira Rocha, da deputada federal, Fátima Bezerra, e do prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado.  No canteiro de obras, os visitantes puderam comparar o projeto arquitetônico com o estágio atual da construção.

"Eu estou impressionado com o ritmo das obras e mal posso esperar para ver esta escola pronta", disse o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado.  Para ele, a chegada do IFRN  foi uma das melhores coisas que já aconteceram no município. "Este campus vai mudar, para melhor, a vida dos moradores daqui, eu não tenho a menor dúvida disso", completou.

A deputada federal Fátima Bezerra também se surpreendeu com a velocidade com que a estrutura de alvenaria está sendo erguida e lembrou que, quanto mais cedo a escola começar a funcionar, maiores serão as chances de inserção dos alunos no mercado de trabalho que será aberto com o conclusão do aeroporto internacional, cujos recursos para a conclusão já foram assegurados pelo governo federal. "O aeroporto de um lado e o IFRN de outro serão dois fatores dedesenvolvimento para São Gonçalo e municípios vizinhos", disse Fátima.

O novo campus está sendo erguido num terreno de 80 mil metros quadrados, doado pelo Patrimônio  da União e localizado quase que em frente à Prefeitura da cidade.   O prédio da escola será igual aos dos demais campi horizontais do Instituto construídos no interior do Estado e terá 4.440 metros quadrados de área construída.  A superintendente do Patrimônio da União, Yeda Pereira, disse ter gostado do que viu.

"Tudo está absolutamento dentro das exigências da lei para a construção de uma escola desse porte: do aspecto arquitetônico, que contempla a acessibilidade ao prédio pelos portadores de necessidades especiais, até o cumprimento de todas as exigências ambientais feitas pelo Idema", garantiu a superintendente.

O reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, acredita que até meados de dezembro a obra esteja pronta.  "Nosso plano é iniciarmos o funcionamento do campus já no primeiro semestre do ano que vem, com alguns cursos técnicos subsequentes que ainda iremos definir", informou.