Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA

Seis equipes do IFRN garantem medalhas para o Campus São Gonçalo do Amarante

Ao todo, 18 estudantes foram premiados

Publicada em 01/10/2021 Atualizada há 1 ano

Das 7 equipes do Campus, apenas 1 não conquistou medalhas

Entre os meses de agosto e setembro deste ano, estudantes do IFRN - Campus São Gonçalo do Amarante participaram da GeoBrasil-2021, que contemplou a VI Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a IV Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). Dos 21 alunos envolvidos, distribuídos em 7 equipes, 18 conseguiram medalhas, sendo: 9 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze.

É importante ressaltar que, as equipes participaram de um projeto de preparação, iniciado no mês de maio, sob a coordenação de Marcelo Amorim e participação de Wilson Moreira, ambos professores de Geografia. Segundo o coordenador, a ideia principal do projeto foi incentivar a participação dos alunos nas diversas olimpíadas do conhecimento, reforçar a importância da Geografia na formação humana e na produção do espaço, além de ressaltar a necessidade do trabalho em grupo e melhorar a autoestima dos participantes.

Para Iasmin Vitória, Ícaro Bruno e José Francinaldo, membros da equipe Capivaras Potiguar (2º Lugar no RN), “participar da Olimpíada Brasileira de Geografia foi uma das melhores experiências acadêmicas para nosso grupo. Os professores ampararam muito bem as equipes, além disso, a Olimpíada se difere de todas as outras por instigar a pesquisa de forma científica, sem ter que memorizar os conteúdos, mas sim aprender bastante no processo”.

Confira o quadro de medalhas:

MEDALHAS DE OURO

EQUIPE CAPIVARAS POTIGUAR
Iasmin Vitória Oliveira Veríssimo
Ícaro Bruno Silbe Cortês
José Francinaldo da Cunha Soares


EQUIPE ANAVILHANAS
Amanda Luzia Assis de Lima
Lívia Maria Silva Barros
Sthefany Evelyn Cassiano da Silva


EQUIPE: MONTE DE SIÃO
Fernanda Rebeca Silva Rodrigues
Isaac Vinícius Silva de Souza
Lívia Grazielle Bezerra

MEDALHAS DE PRATA
 

EQUIPE IFANAS
Jamilly keity Alves de Oliveira
Isabelle Januário de Farias Xavier
Emilly Bruna Lopes Dantas

MEDALHAS DE BRONZE
 

EQUIPE LAS NIÑAS
Sarah Rebeka Cabral de Souza
Lavínia Martins de Oliveira
Maria Vitória Oliveira do Nascimento


EQUIPE KILAUEA
Maria Vitória Campos da Silva
Isaac Manoel Gregório Paulo Primo
Jully Mariane Freire Xavier


Olimpíada GeoBrasil

A GeoBrasil-2021 foi organizada pela Universidade Federal de Alfenas (MG) e teve como objetivo científico a criação de um espaço colaborativo e de crescimento e difusão de boas práticas de ensino. Durante a Olimpíada as equipes deveriam demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas