ENSINO

Publicada resolução com atualização de diretrizes pedagógicas

Documento orienta o ensino remoto e o planejamento para a volta gradual ao presencial

Publicada em 11/05/2021 Atualizada há 1 ano

Foi publicada, nesta segunda-feira (10), a Resolução 21/2021 do Conselho Superior do IFRN (Consup/IFRN). O documento atualiza as diretrizes pedagógicas para o ensino remoto emergencial e orienta o planejamento para a elaboração das normativas necessárias para a volta gradual ao ensino presencial.

A Resolução sai após discussão e aprovação em reunião do Consup/IFRN realizada no dia 4 de maio de 2021. As diretrizes pedagógicas têm a função de orientar a comunidade acadêmica no sentido de formular as estratégias necessárias para o ensino, evitando a evasão e/ou retenção dos estudantes, conforme sugerem os normativos do Conselho Nacional de Educação (CNE).

O processo de revisão e reconstrução das diretrizes para o ano letivo 2021 foi iniciado no final de dezembro de 2020, a partir do documento produzido pela comissão definida pela gestão pro tempore para aquele ano acadêmico (ON 4/2020 - Proen/IFRN). Houve uma recomposição e ampliação da comissão constituída anteriormente e foram incluídas representações do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) – seção Natal e seção Mossoró –, assim como de estudantes da educação básica, através da Rede de Grêmios do IFRN (Regif), e da educação superior. A comissão gerou uma minuta de documento que foi discutida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepx/IFRN) na sexta-feira, 30 de abril. As considerações feitas pelo Consepex foram enviadas então para o debate no Consup/IFRN, que aprovou as diretrizes pedagógicas.

"Esta Resolução é fruto de intenso trabalho coletivo que envolveu diretamente a Comissão (Portaria nº 147/2021–RE/IFRN), as comunidades acadêmicas dos campi (docentes, técnicos administrativos, estudantes, equipe técnico-pedagógica), o Comitê de Ensino (Coen/IFRN), o Comitê Covid-19 IFRN, o Colégio de Dirigentes (Codir/IFRN), o Colégio Gestor da Reitoria, a Equipe Técnico-Pedagócica (Etep, na Reitoria e nos campi), representação estudantil (REGIF e representante do ensino superior), Sinasefe,  enfim, a comunidade acadêmica do IFRN em geral. Nesse sentido, sintetiza o consenso possível e tem a finalidade maior de contribuir para a melhoria dos processos formativos da Instituição durante esses duros tempos de pandemia da Covid-19", destacou o pró-reitor de Ensino do IFRN, professor Dante Moura.

Confira o documento na íntegra:

Resolução 21/2021-Consup/IFRN - diretrizes pedagógicas para ensino remoto emergencial