INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Propriedade Intelectual: IFRN capacita servidores

O curso será oferecido pela Diretoria e Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto

Publicada em 29/07/2021 Atualizada há 1 ano

Curso será dividido em cinco turmas

A Diretoria de Inovação Tecnológica (Ditec) e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) ofertam a servidores do Instituto um curso de capacitação em Propriedade Intelectual (PI). O curso aborda temas como direitos autorais, patentes, marcas e programa de computador, com o intuito de aumentar os indicadores de proteção em propriedade intelectual no campus, dando ênfase à escrita de patentes.

A iniciativa tratará de conceitos básicos sobre o tema de propriedade intelectual, tipologias de propriedade intelectual (direito de autor, propriedade industrial e proteção _sui generis_) e dará orientação do que pode ou não ser patenteado. A principal parte do curso refere-se à escrita do texto da patente. Os pesquisadores e inventores terão informações sobre como proceder para depositar uma patente no IFRN, como realizar busca de anterioridades e como desenvolver cada seção da redação de patentes.

O conteúdo será abordado de forma básica, tendo como instrutor o professor João Teixeira de Carvalho Neto, que explica ideias futuras para capacitação “a ideia é de que nos próximos anos possamos oferecer essa capacitação em um nível mais aprofundado para que sejam abordados os aspectos mais detalhados sobre escrita de patentes no formato de oficina”, disse.

Apoio Institucional a Proteção da Propriedade Intelectual

O Edital n° 5/2021-Propi/RE/IFRN, lançado anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação na modalidade de fluxo contínuo, orienta os servidores da instituição a registrar seus ativos de propriedade intelectual junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). No edital, pesquisadoras e pesquisadores podem solicitar registros de patentes, softwares, marcas, entre outros.

Como participar

A capacitação será dividida em cinco turmas, a primeira turma será destinada aos campi Parnamirim, Natal-Zona Norte, Natal Zona-Leste, São Gonçalo do Amarante e Lajes, entre os dias 2 e 4 de agosto, no horário das 9h às 12h, inscrições via Google forms até o dia 30 de julho às 12h.

Próximas turmas

Turma 2: Campi Pau dos Ferros, Apodi, Mossoró e Caicó - dias 16 a 18 de agosto. Inscrições até 12/08/2021

Turma 3: Campus Natal-Central - dias 30 agosto a  01 de setembro. Inscrições até 26/08/2021

Turma 4: Campi Canguaretama , Macau, Ipanguaçu e Currais Novos - dias 13 a 15 de setembro. Inscrições até 09/09/2021