Projeto Cantina Saudável começará a ser posto em prática

Novo contrato com prestador de serviço garante oferta de alimentação mais saudável

Publicada em 03/09/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Marilac de Castro (DG) assina contrato com empresa administradora da cantina, juntamente com Clarissa de Oliveira (Coord. Coaes/SGA) e Ideíze Medeiros (Téc. em Enfermagem)

Promover e incentivar bons hábitos alimentares na comunidade acadêmica do Campus São Gonçalo do Amarante. Com esse objetivo, o Projeto Cantina Saudável deu o seu primeiro passo, nesta terça-feira (2), com a assinatura do novo contrato de gestão dos serviços da cantina do IFRN-SGA, que prioriza a comercialização de alimentos mais saudáveis no interior do Instituto.

A partir de agora, produtos como salgadinhos, refrigerantes e frituras, ricos em sódio, açúcar, corantes e outras substâncias nocivas ao consumo humano, darão espaço para itens mais saudáveis como saladas de frutas, sucos naturais, vegetais, salgados adequados e demais alimentos ricos em vitaminas e fibras.

O Cantina Saudável, pioneiro entre os Campi do IFRN, foi idealizado pela técnica em enfermagem Ideíze Medeiros com intuito de atender às políticas do governo federal voltadas para o Programa Saúde na Escola. “Sabemos que o padrão de alimentação nos adolescentes é cultural e que não é fácil mudar esse paradigma de uma hora para outra.  A ideia é trabalhar junto aos alunos a conscientização de como uma boa alimentação contribui para manter a saúde e a qualidade de vida”, explica Ideíze.

Além da reformulação do cardápio da cantina, o projeto prevê outras ações multidisciplinares, dentre elas a realização de palestras e orientações que estimulem a adoção de práticas saudáveis e de escolhas alimentares mais conscientes.