Professores do Campus desenvolvem pesquisa com dados da COVID-19

Documento traz dados sobre os decretos usados para combater a pandemia da COVID-19

Publicada em 29/07/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Research, Society and Development

Os professores Carla Teixeira e Marcus Assunção, do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN, têm desenvolvido pesquisas relacionadas à análise de dados da Covid-19. A dupla, junto a estudantes da graduação, teve dois trabalhos publicados na revista científica RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT com os resultados da pesquisa. A publicação tem classificação A3 na escala Qualis.

O trabalho “A relational study between government decrees and number of deaths by COVID-19 in Northeastern Brazil” apresenta uma metodologia para avaliar os impactos dos decretos estaduais no número de óbitos por Covid-19 no Nordeste; já o trabalho “Dynamic Incremental Model (MDI) to forecast the SARS-Cov-2 pandemic stabilization period” apresenta um modelo de previsão dinâmico para o número de óbitos da Covid-19.

Segundo a professora Carla, o desenvolvimento da pesquisa se deu de março a junho e traz importantes contribuições para a sociedade.

Wendel Oliveira, um dos alunos envolvidos, conta como foi: “Entrei na graduação em logística do IFRN com uma boa experiência de trabalho, porém pouquíssimo conhecimento científico. No decorrer do curso fui sendo lapidado por professores muito competentes, que me ensinaram da melhor forma como integrar o conhecimento científico à prática e assim tive o prazer de publicar, junto com meus orientadores, um artigo em uma revista com avaliação Qualis A3”.  A publicação de Wendel no periódico foi seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Para a professora Carla, “Produzir conhecimento nesta fase é fundamental. Estamos vivendo um período histórico, em que estamos desenvolvendo pesquisas enquanto os fatos ocorrem. É importante que a sociedade veja que, apesar do calendário acadêmico suspenso, continuamos trabalhando com dedicação”.

Acesse

Artigo: “A relational study between government decress and number of deaths by COVID-19 in Northeastern Brazil”