Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

pesquisa

Professoras do IFRN-SGA apresentam projeto de pesquisa em congresso no RS

Idealizado por professoras e alunos, o projeto foi levado ao ConReSol, que ocorreu entre os dias 12 e 14 de junho

Publicada em 15/06/2018 Atualizada há 12 meses

Entre os dias 12 e 14 de junho, professoras do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN estiveram no 1° Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade (ConReSol), que ocorreu em Gramado – RS, para apresentar o projeto de pesquisa Eco Tijolo de Solo-Cimento com Resíduos de Olaria: Uma alternativa Sustentável.

A pesquisa, idealizada pelos alunos do curso Técnico Integrado em Edificações Ivo Dantas Nogueira Neto e Ramon Silva Lima Júnior epelas professoras Jozilene de Souza e Veruska Kelly G. Rocha Avelino, estuda a viabilidade da substituição do cimento por resíduos de olaria na fabricação de tijolos solo-cimento-cinzas, avaliando a durabilidade desse novo produto através de testes.

Segundo a professora Jozilene de Souza, o projeto já vem sendo analisado há cerca de dois anos e, de acordo com os resultados já alcançados, foi constatado que a substituição, em até 15%, não prejudica as propriedades mecânicas desses tijolos, que podem ser utilizados em aplicações sem fins estruturais.

"O evento foi bastante enriquecedor, pois trata de um problema que a cada dia preocupa mais a nação: a geração "descontrolada" de resíduos e a importância de dar um destino adequado aos mesmos. Nas temáticas do 1º ConReSol, abordou-se o tema - Resíduos da Construção Civil, dentre outros, no qual os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Curso de Edificações se enquadram perfeitamente, pois temos buscado desenvolver pesquisas que colaborem com o destino de certos resíduos como plásticos (pets), cinzas e os próprios resíduos da construção civil (RCDs), contribuindo assim para a melhoria não só dos materiais de construção bem como para o meio ambiente", relatou.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas