OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Professora e turma do Campus São Gonçalo se classificam para a Final

Cerimônia acontecerá em 10 de dezembro, no formato remoto

Publicada em 08/11/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

"Abram as câmeras! Aqui também tem Olimpíada" foi o título do Relato de Prática produzido pela professora de Língua Portuguesa, Mylenna Cacho.

Por Sirley Fonseca

No último sábado, dia 6, foi realizada a Cerimônia de encerramento do Encontro de Semifinalistas - Documentário e anúncio de professores/as e estudantes finalistas da 7ª edição Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) nessa categoria, com a temática "O lugar onde vivo".

Das 42 escolas que concorreram nessa etapa, 16 foram classificadas para a final. Dentre elas, está o Campus São Gonçalo do Amarante, representado pela turma da segunda série do Curso técnico médio integrado de Edificações, turno vespertino.

No dia 10 de dezembro, haverá a Cerimônia da Final, quando serão divulgadas as quatro escolas ganhadoras.

Uma turma e um projeto

"Abram as câmeras! Aqui também tem Olimpíada." Este é o título do Relato de Prática produzido pela professora de Língua Portuguesa, Mylenna Cacho.

Para concorrer na OLP, além do Relato de Prática da docente, foram enviadas às Comissões o álbum da turma, as produções textuais (Argumento, Roteiro, Sinopse) e dois dos onze documentários produzidos pelos grupos da turma e que representaram as dificuldades e as aprendizagens de todo o processo.

Em seu relato, a professora Mylenna escreveu: "Ao chegarmos no fim desta prova olímpica, a sensação era, de fato, que a alegria fez parte de todo o processo de busca, retornando à citação de Paulo Freire. Essa era a boniteza, apesar das adversidades encontradas. O momento agora é de partilha das produções dos documentários (onze ao todo) com a comunidade".

Documentário 1 - Coronavírus: O caos microscópico

A equipe é composta Ana Luísa Marinho, Alessandra de Macedo e Thuany Vitória.

Thuany nos conta que a inspiração para o documentário "foi o atual momento que estamos vivendo, pois queríamos retratar como está a vida dos comerciantes em meio a pandemia". O processo de construção foi basicamente remoto: "Por meio de um grupo no Whatsapp, compartilhávamos todas as ideias, fotos, vídeos e textos. O processo de criação, edição e narração do documentário também foi da mesma forma."

Sobre a experiência, Thuany relata que nunca havia participado de nenhuma olimpíada: "Achei muito legal e diferente, pois me fez conhecer pessoas de outros estados e como é um pouco da realidade de cada um. Além disso, ajudou bastante no processo de escrita de textos."

E as expectativas para a final, como ficam? Ela explica que embora nunca tenha trabalhado com documentário antes, suas expectativas estão altas. "A professora Mylenna é incrível, sem dúvida, uma das melhores que já tive. Muito legal, apoiadora e sempre em busca dos seus objetivos. Estar na final é graças a ela, porque, sem ela, não teríamos chegado a essa fase. Independente do resultado, acho que fizemos um bom documentário, e só de chegar na final já é um privilégio", finaliza.

Documentário 2 - Martírio pela fé

A equipe é composta por João Victor Soares, Natainara Trindade e Paulo Eduardo.

Paulo Eduardo explica que a inspiração para o documentário foi a história dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, e como aconteceu o processo: "Inicialmente, pensamos na ideia do projeto, de como iríamos abordar a história. Após isso, a professora Mylenna foi nos orientando na construção da sinopse, argumento e roteiro. Textos produzidos, reunimos imagens de arquivos, trilhas sonoras e entrevistas. Seguindo o roteiro, a última etapa foi a edição do vídeo e a revisão".

Para Paulo, essa também foi a primeira experiência com olimpíadas escolares, e "desde quando a professora Mylenna nos avisou sobre isso, fiquei muito empolgado. De acordo com o avanço dos encontros, fui sanando as minhas dúvidas e a experiência no geral se tornou bastante prazerosa", comenta.

Segundo o estudante, a equipe está com boas expectativas para a final, pois "o documentário foi produzido com muito carinho e empenho, e conseguimos passar das diversas fases propostas. Conseguimos chegar até aqui e estamos esperançosos que vamos vencer."

Por fim, Paulo agradece a professora Mylenna pela oportunidade e por todo auxílio recebido, "pois foi de fundamental importância para o amadurecimento das idéias que usamos no documentário. O trabalho dela foi muito bem planejado e executado, assim deixando todos do grupo focados e inspirados pra que pudéssemos realizar um bom trabalho", finaliza.