AULA INAUGURAL

Palestra marca início do segundo semestre da especialização

Aula inaugural foi realizada nesta sexta, 30 de setembro

Publicada em 30/09/2022 Atualizada há 1 ano

O IFRN iniciou, na última segunda-feira (26), o semestre letivo 2022.2. Para marcar a abertura do terceiro módulo do curso, a coordenação da Pós-graduação Latu Sensu em Educação e Contemporaneidade do Campus São Gonçalo do Amarante realizou uma aula inaugural.

A palestra intitulada "Um olhar histórico sobre a inovação em Educação" foi ministrada pelo prof. Dr. Joaquim Pintassilgo (Universidade de Lisboa), na tarde desta sexta-feira (30), em formato virtual com transmissão pelo canal do Campus na plataforma YouTube. Foram mediadores a coordenadora do curso, professora Janaina Capistrano, e o coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus, professor Renato Marinho.

O professor Pintassilgo nos trouxe um olhar a partir da História, num diálogo com o presente e com projeção para o futuro; a genealogia das inovações educativas; conceitos como inovação, reforma, mudança, melhoria; e o arremate com a pluralidade e diversidades de modelos, escolas e práticas inovadoras. "É preciso ter a visão de futuro da escola e saber qual cidadão queremos projetar para o futuro. É por isso que a inovação como atitude não se mantém senão em função de um compromisso ético e moral para levar esse barco pra frente", finalizou.

Palestra transmitida no YouTube