MURAL ARTÍSTICO

NUARTE promove intervenção artística no Campus São Gonçalo

A atividade envolveu toda a comunidade acadêmica

Publicada em 11/08/2019 Atualizada há 12 meses

Arte pós-modernista dá novos ares à recepção do Campus

O mural artístico "Semeando Arte e Cultura em São Gonçalo", produzido no IFRN - Campus São Gonçalo do Amarante, entre os dias 5 a 8 de agosto de 2019, foi mais uma realização do Núcleo de Arte (NUARTE) da instituição. Como prática artística educativa, propôs uma vivência lúdica de caráter extensionista e coletiva, que envolveu a comunidade acadêmica. Houve mobilização de alunos, servidores e terceirizados, bem como público externo, com a participação de alunos do Curso de Extensão Desenho & Pintura.
"Sob o enfoque poético, a estética do trabalho é pós-modernista, com inspirações no cubismo, expressionismo e geometricismo. Traz referências dos elementos e representatividades da cultura local da cidade de São Gonçalo do Amarante/RN", relatou o prof. João Damasceno, autor do mural e ministrante do curso de desenho.
A intervenção busca não apenas trazer uma nova composição estética ao espaço da recepção do prédio principal, mas essencialmente estabelecer e reafirmar a identidade do Campus enquanto ambiente específico de construção do conhecimento. Assim, a produção artística, com suas possibilidades transdisciplinares, proporciona a instalação de uma atmosfera ímpar, trazendo reflexos múltiplos, despertando emoções e sensações nos sujeitos. Mesmo quem não arriscou dar umas pinceladas, participou com palavras e gestos de incentivo aos pintores, fortalecendo conexões com o outro e criando uma atmosfera festiva.