Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EVENTO

Neabi realiza o Novembro Negro 2022

As inscrições estão abertas de 14 a 21 de novembro

Publicada em 14/11/2022 Atualizada há 1 ano

O evento traz reflexão sobre os 10 anos da Lei de Cotas

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas Sistêmico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Neabi/IFRN) realiza a terceira edição do Novembro Negro Sistêmico, elaborado em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês, em referência à morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695. Este ano, especialmente, traz discussões sobre os 10 anos da Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de agosto de 2012).

Cota não é esmola

Dentro do Novembro Negro Sistêmico, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus São Gonçalo do Amarante (Neabi/SGA), em parceria com o Núcleo de Arte (Nuarte/SGA) e o Grêmio Estudantil Sérvulo Teixeira (Gest), fará sua programação local, com o tema "Metade para uns e o dobro para outros: a cota não é esmola!".

A coordenadora do Neabi, professora Camila Campos, explica que o tema será discutido sob três eixos temáticos. "Inicialmente, trabalharemos a ancestralidade da formulação das leis de cota (Como essa discussão surgiu no movimento negro brasileiro? Como se deu esse processo histórico e quais foram as suas origens?); em seguida, a defesa política da lei na atualidade (De que modo essa política afirmativa tem atuado efetivamente, após 10 anos de lei, com o intuito de promover resultados? Quais ações foram criadas e o que temos nos dias atuais?); por fim, traremos provocações sobre os novos caminhos (O que esperamos da Lei de Cotas para o futuro?)".

O evento, cujas inscrições estarão abertas no Suap até a próxima segunda, acontecerá presencialmente nos dias 21 a 23 de novembro. A programação contará com exposição artística, mostra de curtas-filmagens, oficinas e palestras. "O objetivo é trazer a centralidade desta política pública educacional para dentro de nossa comunidade escolar. A partir desse olhar, esperamos alimentar o processo contínuo de formação sobre afirmação das negritudes, abordando ancestralidade, cidadania e educação antirracist", conclui Camila.

Acesse

Novembro Negro – inscrições

Programação do evento

Site do Neabi/SGA

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas