Na trilha da Economia 4.0: robótica descomplicada e IoT

Projeto do Campus São Gonçalo do Amarante, voltado para a Economia 4.0, é classificado entre os melhores do Brasil

Publicada em 04/11/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Projeto do Campus SGA, Na trilha da Economia 4.0: robótica descomplicada e IoT, é premiado nacionalmente

O projeto Na trilha da Economia 4.0: robótica descomplicada e IoT, coordenado pela professora Marcella Assunção, em parceria com os docentes Fábio Franco, Veruska Avelino e Renato Marinho, foi aprovado em Edital organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do MEC, em parceria com o IFES (Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Espírito Santo).

A iniciativa, que associa o ensino à pesquisa e extensão, visa desenvolver habilidades, voltadas às tecnologias digitais, a partir de capacitação na área de robótica, nos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio das redes estadual e municipal de São Gonçalo do Amarante/RN. Para tanto, metodologias ativas de ensino serão utilizadas, como a Flipped Classroom e Peer Instruction, adotando a cultura Maker e o Problem Based Learning como ferramentas para desenvolver a autonomia, pensamento crítico e sentimento de liderança nos jovens alunos.

O referido projeto concorreu com outros 214 enviados por diversos Campi dos Institutos da Rede Federal, tendo se classificado em 23º, o que lhe garantirá aproximadamente R$ 123 mil reais em recursos para pagamento de bolsas e compras de equipamentos voltados à implantação de um Laboratório Maker no Campus.

Sobre o Laboratório Maker, a professora Marcella Assunção afirma que “a sua implantação no Campus revolucionará o modelo tradicional de educação, tornando as aulas mais dinâmicas, atrativas e incentivando o protagonismo e a autonomia dos nossos alunos através da cultura ‘hands-on’”.

Parabéns a todos os envolvidos no projeto! Esse excelente resultado reforça o compromisso social do Campus São Gonçalo do Amarante e do IFRN com a educação de qualidade.

Para visualizar o resultado do Edital IFES nº 03/2020, referente ao Apoio à Iniciação Tecnológica com Foco na Economia 4.0, acesse:

extensao
pesquisa