Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN e Ministério das Mulheres

Meninas de Luta: Campus abre inscrições para projeto de enfrentamento à violência de gênero

Iniciativa terá defesa pessoal, ações de acolhimento, além do pagamento de uma bolsa mensal.

Publicada por Sirley Oliveira em 06/02/2026 Atualizada em 6 de Fevereiro de 2026 às 21:17

O Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN está com inscrições abertas para o Projeto Meninas de Luta, iniciativa do Ministério das Mulheres em parceria com o IFRN, voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência de gênero. O projeto contempla ações formativas em defesa pessoal, atividades socioeducativas e acompanhamento psicossocial, conforme o Edital nº 1/2026, e será desenvolvido no Campus no período de 17 de março a 17 de julho de 2026.

Vagas e público-alvo

Ao todo, estão sendo ofertadas 40 vagas, organizadas em duas turmas com 20 duplas, cada uma composta por uma estudante regularmente matriculada no Campus São Gonçalo do Amarante e sua mãe ou responsável. As participantes selecionadas receberão bolsa mensal no valor de R$ 300,00, durante todo o período de execução do projeto.

A iniciativa é destinada, preferencialmente, a alunas do ensino médio integrado, incluindo mulheres cisgênero, mulheres trans e travestis, em situação de vulnerabilidade social e econômica, residentes, preferencialmente, em São Gonçalo do Amarante, podendo atender também àquelas que residem em municípios circunvizinhos.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no período de 10 a 16 de fevereiro de 2026, por meio de formulário eletrônico. No ato da inscrição, será obrigatória a apresentação da documentação exigida, incluindo comprovante de matrícula, documentos pessoais, comprovante de residência, inscrição no CadÚnico (preferencialmente) e termos de consentimento.

Processo seletivo e resultados

A seleção das participantes ocorrerá por meio de avaliação socioeconômica, considerando critérios como renda familiar per capita, escolaridade da estudante e local de moradia.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado até 20 de fevereiro de 2026, com período para interposição de recursos nos dias 20 e 21 de fevereiro. O resultado final será publicado até 24 de fevereiro de 2026, no site oficial do Campus São Gonçalo do Amarante.

Acesse

Palavras-chave:
IFRN Ministério das Mulheres Meninas de Luta

Notícias relacionadas