Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

DIREÇÃO-GERAL

Marilac de Castro é nomeada Diretora-geral Pro tempore do Campus SGA

Diretores eleitos para o quadriênio 2020-2024 foram nomeados temporariamente

Publicada em 24/04/2020 Atualizada há 1 ano

Servidora do IFRN há oito anos e meio, desde 2104 Marilac exerce o cargo de Direção-geral no Campus SGA

A Diretora-Geral do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN desde 2016, Luísa de Marilac de Castro Silva, foi reconduzida ao cargo de Pro tempore nesta quinta-feira (23), através da portaria 666/2020 assinada pelo professor Josué Moreira, que está reitor Pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Apesar de ter sido eleita com pouco mais de 65% dos votos de estudantes e servidores do Campus no processo eleitoral ocorrido no mês de dezembro de 2019, ainda não foi desta vez que a assistente em assuntos educacionais foi nomeada para o mandato de quatro anos ao qual faz jus."Não estou plenamente satisfeita, uma vez que, diante de um processo eleitoral legítimo, o resultado das urnas ainda não tenha sido totalmente respeitado. Apesar do sentimento de tristeza atual, reafirmamos o compromisso de dar continuidade ao trabalho que já desenvolvemos no Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN nos últimos quatro anos, buscando sempre aprimorar nossas ações no sentido de garantir uma educação de qualidade para todos.", declarou Marilac de Castro.

Entenda o caso

Com uma comunidade acadêmica espalhada em 18 municípios do estado, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou no dia 4 de dezembro de 2019, o processo de escolha de seu reitor e de Diretores-Gerais (DG) de Campi. O processo eleitoral, iniciado ainda em outubro, culminou com a eleição do professor José Arnóbio de Araújo Filho ao cargo máximo do Instituto e com a eleição do Prof. Renato Dantas para Diretor-Geral do Campus São Paulo do Potengi.

O resultado do processo eleitoral foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para que o reitor eleito pela comunidade acadêmica fosse nomeado. A expectativa era que a nomeação ocorresse na última segunda-feira (20), contudo com a alegação de impossibilidade de nomeação do Prof. José Arnóbio, o MEC nomeou o prof Josué Moreira como reitor Pro tempore para o comando da Instituição.

Como a nomeação dos diretores eleitos para exercerem seus mandatos só poderia ser feita por reitor que não estivesse ocupando o cargo temporariamente, todos os Diretores-Gerais eleitos para os Campi do IFRN foram nomeados também como Pro tempore e agora aguardam que o  Prof. Arnóbio seja nomeado reitor da Instituição para exercerem os mandatos para o quadriênio 2020-2024, obtidos através do voto.

Posse

Tendo em vista a situação atípica vivenciada pela Instituição neste momento, uma vez que o IFRN segue com suas atividades acadêmicas presenciais suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, e, que a nomeação é temporária, não será realizada cerimônia de posse.

Sobre Luisa de Marilac de Castro Silva

Cursou Doutorado em EDUCAÇÃO (2016), Mestrado em SERVIÇO SOCIAL (2011) e Licenciatura em PEDAGOGIA (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Especialista no Enfrentamento da VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES pela USP (2005) e em PSICOPEDAGOGIA pela UNP (2003). Atuou como coordenadora do Programa de Formação de Professores em Exercício na Escola Primária em Timor-Leste. Naquele país atuou ainda como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino e como orientadora de pesquisa monográfica sobre as políticas de alfabetização em Timor-Leste no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Educação na Universidade Nacional Timor Lorosa e em Dili (2008/2009). Em fevereiro de 2010 participou de missão a convite do MEC a fim de acompanhar e apoiar os trabalhos desenvolvidos pela equipe do PROFEP-Timor. Em novembro de 2010 participou da Semana do Bebê em Montevidéu, Uruguai, a convite do UNICEF. Concursada da Secretaria Municipal de Educação em Natal-RN desde 2000, foi professora das classes de aceleração e posteriormente coordenadora pedagógica na Educação de Jovens e Adultos. Coordenou ainda o Programa Escola Aberta na E.M. Francisca Ferreira da Silva. Após retornar do Timor-Leste assumiu a função de Assessora Pedagógica no Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (2009-2011). Na modalidade de EaD atuou como tutora e posteriormente multiplicadora/formadora do Programa Formação pela Escola do FNDE (2011-2012). Atuou como docente em cursos de graduação e pós-graduação em diversas Faculdades em Natal (2003-2012). Desde 2011, atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, tendo assumido interinamente a Diretoria Pedagógica (DIPED) e a Diretoria de Avaliação e Regulação (DIARE), ambas ligadas a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN). Em 2012 foi eleita membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA. Coordenou projetos de extensão e pesquisa (2012-2014). Foi coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI). Desde 2014 assumiu como Diretora Geral Pro Tempore no Campus São Gonçalo do Amarante, tendo sido eleita posteriormente para o período 2016-2020. Em 2016 recebeu o título de cidadã São Gonçalense, como reconhecimento pelos serviços prestados ao município de São Gonçalo do Amarante/RN.

:: Notícia relacionada

IFRN São Gonçalo do Amarante escolhe gestora para o quadriênio 2020-2024

05/12/2019 - Docentes, estudantes e técnicos-administrativos também votaram para reitor