Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EVENTO

Inscrições abertas para o "I Seminário Saberes do Congo: memórias, narrativas e práticas"

Evento é uma realização do grupo de cultura popular Congos de Combate de São Gonçalo do Amarante

Publicada em 18/08/2022 Atualizada há 1 ano

O seminário marca o Dia Municipal dos Congos de Combate, celebrado em 24 de agosto.

O município de São Gonçalo do Amarante (RN) é reconhecidamente um campo fértil onde se cultivam inúmeras manifestações do Patrimônio Cultural Imaterial, além de ser detentora de um rico Patrimônio Material. Dentre suas  expressões culturais populares, destaca-se o Grupo Congos de Combate, folguedo de origem afro-brasileira. E para celebrar o Dia Municipal dos Congos de Combate, instituído oficialmente no calendário de eventos pela Lei nº 1.932 de 24 de agosto de 2021 da Câmara Municipal, o grupo anuncia o I Seminário Cultural "Saberes do Congo - Memórias, Narrativas e Práticas''.

O encontro, voltado para rede pública e privada de ensino, visa estabelecer ações educativas que reforcem a importância do grupo para construção do respeito, cidadania, compreensão da diversidade cultural, dos bens materiais e imateriais e do estudo das culturas populares em toda rede de ensino, nos diversos níveis da educação.

De acordo com o Mestre de Congo Gláucio Teixeira, idealizador do seminário, "pretende-se aprofundar os estudos e o compartilhamento de ideias sobre as ações e projetos realizados pelo folguedo, num diálogo transversal com falas, experiências pedagógicas e toda uma cosmovisão que os enraíza com as influências que compõem nossa herança cultural Afro-Ameríndia. Sobretudo, como esses saberes e fazeres tradicionais podem ser trabalhados na escola para uma educação patrimonial", finaliza.

O evento acontecerá no Campus, dia 24 de agosto, das 8h às 16h. A programação contará com oficina, exposição, painéis temáticos e proposição final em plenária para análise e sugestão de implementação da cultura popular no currículo municipal, com emissão de certificado ao final. A iniciativa do grupo conta com a parceria do IFRN — Campus São Gonçalo do Amarante, Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore, além de órgãos municipais, como a Fundação Cultural Dona Militana, a Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal.

A programação e inscrição do evento está disponível através de endereço eletrônico

Acesse

Programação e Inscrição