OLP 2016

IFRN-SGA tem aluno na final da Olimpíada de Língua Portuguesa

Erisvaldo Ramalho ficou entre os 36 melhores textos na categoria artigo de opinião

Publicada em 14/12/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Profa. Janaína Capistrano, Erisvaldo Junior, Erisvaldo Ramalho (pai) e Marilac de Castro (diretora-geral do IFRN-SGA) participaram da solenidade

O Campus São Gonçalo do Amarante esteve representado na etapa final da 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP 2016). O aluno Erisvaldo Ramalho dos Santos Junior classificou-se para a última fase da competição e participou, na terça-feira (13), em São Paulo-SP, da cerimônia de divulgação e premiação dos melhores textos em suas respectivas categorias.

Aluno do curso Técnico Integrado em Edificações, Erisvaldo não figurou entre os cinco textos escolhidos pela organização como os campeões da categoria “Artigo de Opinião”, mas sua produção, classificada para a final, ficou entre os 38 melhores textos de um total de mais de 50 mil inscritos. “Ter chegado até aqui já valeu muito a pena, por toda a experiência que vivi e por ter chegado onde chegamos”, comenta o estudante.

Neste ano, o tema para desenvolvimento dos artigos foi “O lugar onde vivo” e o IFRN esteve presente na final com dois textos. Além do artigo de Erisvaldo Ramalho, a crônica do aluno Isaque Barbosa, do Campus Santa Cruz, também figurou entre os finalistas da categoria.

“Para nós, professores, que iniciamos esse processo em sala de aula e vemos um aluno chegar até aqui, é muito gratificante. Também é um reconhecimento do trabalho que realizamos com os estudantes”, ressalta a professora de Língua Portuguesa do IFRN-SGA Janaína Capistrano, que orientou o estudante durante toda a competição.

OLP 2016

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria  com a Fundação Itaú Social. A iniciativa é voltada para alunos da rede pública de ensino e tem a finalidade de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita.

Nesta edição, a OLP obteve mais de 170 mil inscrições, divididas entre quatro categorias:  Poema (5º e 6º anos do Ensino Fundamental); Memórias Literárias (7º e 8º anos do Ensino Fundamental); Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).