OLP 2016

IFRN-SGA está na final da Olimpíada de Língua Portuguesa

Artigo do aluno Erisvaldo Ramalho competiu com outros 50 mil textos e ficou entre os 38 finalistas

Publicada em 01/11/2016 Atualizada há 1 ano

Professora Janaína Capistrano e o aluno Erisvaldo Ramalho na cerimônia dos semifinalistas da OLP

No início de dezembro, em Brasília-DF, o aluno do IFRN Erisvaldo Ramalho dos Santos Junior estará na cerimônia de premiação da 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP 2016), ao lado de outros 37 participantes que chegaram à final da categoria “Artigo de Opinião” da competição. Na solenidade, serão anunciados os cinco vencedores desta edição, sendo um representante de cada região do país.

Erisvaldo é aluno do curso Técnico Integrado em Edificações do Campus São Gonçalo do Amarante e, para ficar entre os melhores, passou por várias seleções. A primeira delas foi no próprio IFRN-SGA. “Quem se cadastra na OLP é o professor, que fica responsável, juntamente com uma comissão, por eleger apenas um texto para representar a escola”, explica a responsável pela seleção no Campus SGA, a professora de Língua Portuguesa Janaína Capistrano.

Após ser escolhido no âmbito da instituição, o artigo do aluno passou pelas etapas municipal, regional e estadual e, finalmente, chegou à semifinal da olimpíada, realizada em São Paulo-SP, entre os dias 23 e 25 de outubro. Para essa fase, foram classificados 125 textos, entre os mais de 50 mil inscritos, e apenas 38 passaram para a final.

Neste ano, o tema para desenvolvimento dos artigos foi “O lugar onde vivo” e o Rio Grande do Norte estará representado por dois alunos na etapa final. Além de Erisvaldo, o estudante José Romildo Cazé Freire, da Escola Estadual Professora Terezinha Carolina de Souza (Jaçanã-RN), também estará em Brasília para a cerimônia de premiação da OLP 2016.

“Para nós, professores, que iniciamos esse processo em sala de aula e vemos um aluno chegar até aqui, é muito gratificante. Também é um reconhecimento do trabalho que realizamos com os estudantes”, ressalta a professora Janaína.

OLP 2016

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria  com a Fundação Itaú Social. A iniciativa é voltada para alunos da rede pública de ensino e tem a finalidade de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita.

Nesta edição, a OLP obteve mais de 170 mil inscrições, divididas entre quatro categorias:  Poema (5º e 6º anos do Ensino Fundamental); Memórias Literárias (7º e 8º anos do Ensino Fundamental); Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).