NEABI
IFRN realiza III Novembro Negro Sistêmico
I Seminário Escurecendo os Fatos, compõe a programação
Publicada por Sirley Oliveira em 23/11/2023 ― Atualizada há 1 ano, 1 mês
Publicada, originalmente, por Habyner Lima em 23/11/2023
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen/IFRN), promove, nos dias 27 e 28 de novembro, o III Encontro Sistémico do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do IFRN e o I Seminário Escurecendo os Fatos: Corporalidades e produções de conhecimento Negres no RN. Ambas as atividades serão realizadas no Auditório da Reitoria do IFRN e tem como público alvo os estudantes, servidores e comunidade externa. As inscrições estão disponíveis através do formulário eletrônico via Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) até o dia 28.
Seminário Escurecendo os Fatos
A atividade se propõe a fazer parte da agenda permanente do IFRN, assim como da comunidade externa. Em sua primeira edição, o tema da programação foi escolhido com a intenção de apontar para reflexões que vêm ganhando cada vez mais visibilidade na sociedade brasileira e potiguar. No âmbito da instituição, tais reflexões se realizam por meio de discussões sobre a necessidade da produção de conhecimentos nas mais diferentes áreas e contextos contemplar a diversidade dos corpos que compõem nossa sociedade.
Gilson Rodrigues, professor do Campus Pau dos Ferros e coordenador do NEABI, comenta os objetivos principais dos eventos: “Os temas, convidades e as abordagens partem de uma perspectiva interseccional, na qual não se vê mais como possível tratar de categorias como raça, classe e gênero de maneira separada. Sendo assim, desejamos apontar caminhos através de diálogos que, partindo desta premissa, permeiam as artes populares, epistemologias contra-hegemônicas e produções acadêmicas pautadas por corporalidades negras, dispostas a tornar os fatos mais escurecidos para o maior número de pessoas interessadas em uma sociedade mais justa, diversa e comprometida com a equidade”, disse o servidor.
Consciência Negra
O Novembro Negro Sistêmico é elaborado em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês, em referência à morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 20 de novembro de 1695.
Neabi
Iniciativa política, pedagógica institucional com o intuito de valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, preservando o direito à diversidade. O núcleo é formado por representantes dos alunos, professores, técnico-administrativos e equipe técnico-pedagógica. É responsável por fomentar e promover ações de natureza sistêmica, no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão.
Acesse
- Palavras-chave:
- novembro negro Neabi