Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ABRIL INDÍGENA

IFRN promove Abril Indígena

Programação, sob responsabilidade do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade, vai de 22 a 30 de abril

Publicada em 23/04/2021 Atualizada há 1 ano

Evento será realizado através do Canal do Negêdi no Youtube

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade do IFRN (Negêdi) realizará nos dias 22, 24, 29 e 30 quatro eventos que integram a programação voltada para o Abril Indígena, mês no qual se enfatiza a luta, resistência e o protagonismo das populações indígenas no Brasil. As inscrições serão feitas através da página do evento e haverá emissão de certificado para os inscritos.

Sob o tema "Protagonismo e desafios dos indígenas do Rio Grande do Norte e do Brasil", as atividades têm como um de seus principais objetivos promover a visibilidade de suas pautas pela preservação da terra, pela defesa da manutenção da cultura, saberes e tradições de seus ancestrais e, dessa forma, "valorizar, fortalecer e apoiar sua cultura, história e trajetórias é um compromisso que o Negêdi tem defendido desde a sua criação", diz o portal do evento.

Programação

O evento acontece desde o dia 22 e vai até o dia 30 de abril e conta com rodas de conversa, minicurso e debates com lideranças e pesquisadores/as da temática. A transmissão da programação será feita através do Canal do Negêdi/IFRN no YouTube

22/04 - 17h: Quinta Feminista

Tema: "Feminismos, cultura indígena e desafios para as mulheres indígenas"

Roda de conversa com a estudante de Licenciatura em Educação do Campo e liderança indígena da Comunidade de Catu dos Eleotérios, Meyriane Costa de Oliveira; a professora  historiadora e mestranda, Tayse Campos, liderança indígena da Comunidade do Amarelão; a mestra em antropologia Elisa Urbano Pankararu, liderança indígena do povo Pankararu de Pernambuco e representante da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme); e a jurista e advogada Silvia Cristina Lacerda Hunikui, do Tribunal Originário Abyayala (Toaj - Escritório no Peru). A mediação será feita por Ana Paula Lima, professora de História e gestora pública estadual em Caiçara do Norte no município de João Câmara.

24/04 - 16h: Fala Comunidade

Tema: "Protagonismo, resistência e desafios para os povos indígenas no RN e no Brasil”

Roda de conversa com Cristina Moreno, professora do Campus Ipanguaçu do IFRN e representante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) Sistêmico do IFRN; Luiz Katu, cacique e liderança da Comunidade de Catu dos Eleotérios; e Enoque Raposo, representante da etnia Macuxi da área indígena Raposo Serra do Sol/RR. A mediação será feita por Jorge Negão, músico, percussionista, afroempreendedor e diretor do grupo Folia de Rua Potiguar. 

29/04 - 19h: Projeto Conexões Saberes, Academia & Comunidade

Tema: “A produção acadêmica e os saberes ancestrais indígenas”

O evento tem como objetivo apresentar as produções acadêmicas e científicas produzidas na temática. Participação da professora Maria Mônica de Freitas (autodeclarada Tapuia Paiacu e mestra em Letras); José Alberto da Silva (mestre em Ciências Sociais e Humanas); Enoque Raposo (Indígena Macuxi, secretário executivo e empreendedor étnico); e o professor Geraldo Barbosa (mestre e antropólogo). A mediação será feita pela educadora em Filosofia Euza Raquel do Campus Mossoró do IFRN.

30/04 - 17h: Café com Diversidade

Tema: "Linguagem, Discurso e Diversidade Étnico-Racial na Prática Educativa”

Com as professoras Ady Canário, do coletivo Negras da UFERSA e Ana Paula Lima, historiadora e gestora pública estadual. A mediação será com as professoras Lucélia Feliciano, pedagoga, mestre em educação e afroempreendedora, e Meire Marques, professora de História da rede pública de Ceará Mirim/RN, licencianda em Geografia do IFRN. 

Acesse

Página de Inscrição nas atividades

Canal do Negêdi no Youtube