Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Coronavirus

IFRN emite nota informativa com orientações à comunidade acadêmica

Recomendação principal é para a adoção de cuidados preventivos

Publicada em 12/03/2020 Atualizada há 12 meses

O IFRN, através da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass) e da Diretoria de Atividades Estudantis (Digae), informa a toda a comunidade acadêmica as medidas que estão sendo adotadas em razão da proliferação do Coronavirus.

O informativo tem como base o fato de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter decretado pandemia por coronavírus, no dia 11 de março. Considerando que o Instituto é um ambiente de ensino, com grande circulação de pessoas, os setores responsáveis pelo acompanhamento da saúde de estudantes e servidores recomendam as seguintes medidas de prevenção: 

- Lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel 70%;

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

- Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lavar sempre as mãos como já indicado;

- Evitar compartilhamento de copos/vasilhas;

- Utilizar recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros.

A coordenadora de Atenção à Saúde do Servidor, Cintia Gouveia, orienta ainda que todos os servidores (efetivos, visitantes, substitutos, terceirizados e estagiários) e estudantes que tenham regressado nos últimos 14 dias de países em que houve casos confirmados da doença e/ou estejam sendo monitorados pelo Ministério da Saúde, que comuniquem o fato imediatamente ao setor, através do email: saudeservidor@ifrn.edu.br. A recomendação também vale para os que ainda se encontram nessas localidades. A situação será analisada de forma particular, podendo gerar indicação à medida de isolamento/quarentena. 

Para mais informações sobre o novo Coronavírus, a instituição indica o acesso ao aplicativo lançado pelo Ministério da Saúde (Coronavírus – SUS) para iOS e Android, com informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita.

O Coronavirus (Covid-19) é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às demais síndromes gripais. A Instituição está acompanhando a proliferação no país e, diante de qualquer novidade, informará à comunidade através de seus meios de comunicação oficiais.