Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CNPq

IFRN divulga editais para bolsas de iniciação científica

Os candidatos devem estar matriculados regularmente em cursos da instituição

Publicada em 16/07/2021 Atualizada há 12 meses

Submissão dos projetos ocorrerá até 09 de agosto

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do IFRN tornou público nesta sexta-feira (16),  os Editais nº 16, 17, 18e19, referentes à concessão de bolsas de pesquisa através dos Programas Interinstitucionais de Bolsas de Iniciação Científica (CNPq). Os três primeiros são para a submissão de projetos de pesquisa e/ou inovação no âmbito da Iniciação Científica (Pibic; Pibic-AF), que contempla os candidatos provenientes de ações afirmativas; e o Pibic-EM (destinado a estudantes do Ensino Médio). Já o último é para bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Os trabalhos devem ser submetidos no período de 14 de julho até 09 de agosto.

Os Pibics do CNPq são programas voltados ao desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes do ensino médio e superior. No âmbito das ações afirmativas, tem como missão complementá-las, visando oferecer aos(às) alunos(as) beneficiários(as) dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica. Já o Pibiti visa estimular estudantes do Ensino Superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

O tema Pesquisa e Inovação enquadra-se na perspectiva de Processos Acadêmicos, que são desenvolvidos por meio do planejamento, coordenação, fomento e acompanhamento das políticas e ações da pesquisa e inovação, a partir da articulação entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e o setor correlato de cada campus, os quais atuam nas mesmas dimensões, em apoio mútuo na consecução dos objetivos estratégicos.

Submissão dos projetos

A submissão ocorrerá entre os dias 14 de julho a 09 de agosto de 2021, exclusivamente por meio do preenchimento e envio dos formulários disponíveis no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), os quais poderão ser acessados através do link Submeter Projeto de Pesquisa, constante da página inicial, ou através do menu lateral, seguindo-se o caminho Pesquisa → Projetos → Submeter Projetos.

Acesse

Edital nº 16/2021 -Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/CNPq

Edital nº 17/2021-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas Pibic-AF/CNPq

Edital nº 18/2021 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio Pibic-EM/CNPq

Edital nº 19/2021-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Pibiti/CNPq

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas