subsequente

IFRN divulga 1.276 vagas para cursos técnicos ainda em 2022

Inscrições abertas até segunda-feira, 13 de junho

Publicada em 24/05/2022 Atualizada há 12 meses

Vagas são para Educação de Jovens e Adultos e para quem já concluiu o Ensino Médio.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou, na tarde da segunda-feira (23/5) a publicação de três editais, totalizando 1.276 vagas em cursos técnicos, distribuídas nos vários campi.

Técnico Subsequente - via Funcern

O Edital nº 20/2022 é referente a cursos técnicos subsequentes, ou seja, aqueles para quem já concluiu o Ensino Médio e busca qualificação profissional. Esse edital é o que traz o maior número de vagas – 1.196 – e com oferta em diversos campi do IFRN. As inscrições – via página da Fundação de Apoio do IFRN (Funcern) – seguem de 25 de maio até 13 de junho de 2022, totalmente online, ao custo de R$ 30,00 (trinta reais). Caso atenda aos requisitos, pessoas interessadas nesse processo seletivo podem, até 8 de junho, solicitar o pedido de isenção.

As provas, segundo o cronograma, estão previstas para 10 de julho, uma prova de Língua Portuguesa, com 20 questões de múltipla escolha, uma prova de Matemática, com 20 questões de múltipla escolha e uma prova de Produção Textual Escrita, com uma questão discursiva.

As vagas disponíveis são:

CampusCurso
ApodiQuímica
CaicóEletrotécnica e Vestuário
CanguaretamaMecânica
Ceará-MirimEquipamentos Biomédicos e Manutenção e Suporte em Informática
IpanguaçuManutenção e Suporte em Informática
MossoróEletrotécnica, Mecânica, Petróleo e Gás e Saneamento
Natal-CentralEletrotécnica, Mecânica, Petróleo e Gás, Edificações, Geologia, Mineração e Segurança do Trabalho
Natal-Cidade AltaEventos e Guia de Turismo
Natal - Zona NorteManutenção e Suporte em Informática
Nova CruzAdministração
ParnamirimMecatrônica e Rede de Computadores
ParelhasMineração
Santa CruzManutenção e Suporte em Informática
São Gonçalo do AmaranteEdificações
São Paulo do PotengiEdificações e Meio Ambiente

Os editais 21 e 22 são de responsabilidade do próprio Instituto, com inscrições acontecendo via Sistema Gestor de Concursos do IFRN.

Técnico EJA

O Edital nº 21/2022 traz 40 vagas destinadas para o curso de Edificações, ofertado no Campus Mossoró e no período noturno. Essa oferta tem como objetivo atender à política pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da oferta de educação profissional técnica de nível médio na perspectiva de uma formação integral, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador. “O preenchimento das vagas será através de processo classificatório e eliminatório e será realizado por meio de análise do Histórico Escolar do Ensino Fundamental das candidatas e candidatos inscritos, utilizando, para tanto, a média final das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática obtidas pelo candidato no último ano do Ensino Fundamental”, traz o documento.

Técnico em Música

Por fim, o Edital nº 22/2022, também com 40 vagas, traz a oferta “Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento Musical”, específica do Campus Jucurutu, mais nova unidade de ensino do IFRN. Para esse edital, o processo seletivo estará aberto a pessoas com certificado de conclusão do Ensino Médio (ou de curso equivalente) e será realizado em etapa única, eliminatória e classificatória, através da aplicação de Teste de Habilidade Específica (THE). Há disponibilidade para ingresso em oito habilidades:

Habilidade Específica para ingressoVagas
Acordeon4