Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Audiência pública discute foco tecnológico do Campus São Gonçalo

A formação de mão de obra especializada para o aeroporto da cidade foi destaque

Publicada em 26/04/2011 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Aconteceu hoje (26), às 9h, no Teatro Municipal de SãoGonçalo do Amarante, a audiência pública para discutir o foco tecnológico e oscursos oferecidos pelo campus IFRN dessa cidade. As obras já estão em fase deconclusão e as atividades do campus já devem iniciar em julho deste ano.

O reitor do Instituto, professor Belchior de Oliveira Rocha,presidiu a mesa de trabalho que contou com a participação do prefeito de SãoGonçalo, Jaime Calado; a Secretária de Educação de Extremoz, Maria da Conceição Paula; aPró-reitora de Ensino, Anna Catharina da Costa Dantas; o diretor-geral doCampus Natal-Central Enilson Pereira e o diretor-geral do Campus São Gonçalo doAmarante, Carlos Guedes Alcoforado.

Também estiveram presentes vereadores e secretários domunicípio e de cidades vizinhas, além de servidores do IFRN e membros dacomunidade.

O prefeito Jaime Calado ressaltou que a realização daaudiência pública é um “gesto democrático e de generosidade do Instituto, quepoderia apenas ter aberto as matrículas aos alunos, sem conversar sobre oscursos que vão ser oferecidos”. Já o diretor geral do campus São Gonçalo, CarlosGuedes Alcoforado, revelou a satisfação em perceber a presença maciça dapopulação do município e das autoridades de lá e das cidades vizinhas.

a

Após essas declarações, o professor Belchior de Oliveira fezuma apresentação do IFRN para o público presente, destacando que o PDI (Planode Desenvolvimento Institucional) que determina que todo campus precisater um foco que atenda as necessidades da região.

Foi ressaltada a construção do Aeroporto de Cargas ePassageiros da Região Metropolitana, também chamado Aeroporto de São Gonçalo. Ocampus do IFRN vai contribuir com a formação de mão de obra qualificada quedará suporte aos trabalhos e funcionamento do aeroporto.

Pensando nisso, a pró-reitora de Ensino, Anna Catharina da CostaDantas, expôs para o público o projeto inicial de oferta de cursos para ocampus São Gonçalo. Foram propostos dois eixos tecnológicos, o deInfraestrutura, que contaria com os cursos técnicos em Edificações e deAeroportuário, e o eixo de Gestão e Negócios, com o técnico em Logística. Noeixo transversal, haveria a oferta de cursos técnicos em Informática e em Redesde Computadores. Vai haver investimentos também na formação de professores, coma proposta de trabalhar a formação continuada.

Depois dessa exposição, houve a abertura para a participaçãodo público, que fez perguntas e sugestões para a definição da área de atuaçãodo IFRN em São Gonçalo. Foram questionados quais os estudos para fomentar osoutros segmentos além do aeroporto, como agricultura e o polo cerâmico. Oreitor justificou a inviabilidade de oferecimento de cursos nessa área devido aum campus agrícola precisar de uma área maior que a disponível hoje para o deSão Gonçalo.

Foi destacada também a necessidade de técnicos em Logísticapara as empresas que já trabalham com o ramo de transportes. A pró-reitora deEnsino esclareceu que o curso ainda não está completamente formatado e que podeser construído baseado nessas demandas. Além disso, especializações técnicaspodem ser oferecidas e complementar as formações específicas exigidas por essasempresas.

Por último, o reitor Belchior de Oliveira Rocha frisou aimportância da instalação de mais um campus do IFRN: “hoje está se fazendohistória aqui em São Gonçalo. A chegada de um campus do IF em qualquer cidade éuma mudança para ela”.