SAÚDE MENTAL

Grupo de Psicologia do IFRN realiza campanha temática

Psicólogas e psicólogos do Instituto produziram vídeos para redes sociais

Publicada em 19/01/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

“Como em uma folha ou em uma tela em branco, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida”.

Campanha Janeiro Branco 2021

A chegada de um novo ano traz consigo muitas possibilidades, dúvidas e expectativas. No cenário atual, esse conjunto de sensações vem acompanhado de muitos questionamentos e incertezas, afinal, o planeta só agora começa a se imunizar e muitos países vivem a segunda onda da pandemia causada pelo novo coronavírus.

No IFRN, uma iniciativa das psicólogas e psicólogos – a Campanha Janeiro Branco – pretende dar mais um suporte no enfrentamento a tantas questões, com foco na saúde mental. Apresentados via redes sociais, oito temas serão abordados em vídeos curtos, que buscarão estimular a reflexão e a compreensão dos públicos do Instituto. “Os tópicos foram selecionados pensando em uma visão contextualizada do dia a dia, que permita aproximações com a vida real. Ao longo do mês, abordaremos a relação entre saúde psíquica com assuntos da atualidade, pois a ideia é estabelecer uma relação entre fatores individuais e coletivos que podem influenciar na nossa saúde mental, sempre buscando a aproximação da comunidade acadêmica com os temas sugeridos”, disse Nívia Lopes, psicóloga no Campus Canguaretama do IFRN.

Segundo Nívia, no primeiro vídeo, foram selecionadas frases que chamam à reflexão sobre impactos do preconceito na vida das pessoas e da sociedade. A ideia é buscar a interação e conhecer mais um pouco sobre a relação entre os seguidores do perfil do IFRN com o tema: “Vamos estimular que cada pessoa comente o que chamou atenção na mensagem do vídeo”, complementou.

Reels

Serão oito vídeos, publicados até o final do mês de janeiro, que serão divulgados no Instagram, em formato de reels. No primeiro, o tema é saúde mental e preconceito. Todos os tópicos dos vídeos serão relacionados à saúde mental:

• Preconceito;
  • Autoestima;
  • Autoconhecimento;
  • Democracia;
  • Pandemia;
  • Escolhas;
  • Questões de gênero; e
  • Etnia.

#JaneiroBranco

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul; seu objetivo é chamar a atenção às questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Segundo o Portal Janeiro Branco, a escolha do primeiro mês do ano está ligada a termos simbólicos e culturais, pois nessa época é quando “as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais”.

Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a campanha ganhou vida em janeiro de 2014 quando psicólogas e psicólogos de Uberlândia, em Minas Gerais, foram às ruas, às instituições e às mídias da cidade para falarem às pessoas sobre Saúde Mental e Saúde Emocional, entre outros. Ao redor do país, o Janeiro Branco promove anualmente palestras, palestras-relâmpago, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares. Em 2021, por causa da pandemia do Covid-19, o IFRN integra a campanha via meios online.

Com informações do Portal Janeiro Branco

@IFRNoficial