GEATIC

Grupo de Pesquisa do Campus SGA publica o Chatbot

O chatbot IFRN_SGA é um sistema autônomo e centralizado para atendimento da comunidade do Campus

Publicada em 19/08/2022 Atualizada há 12 meses

O Grupo de Estudos Avançados em Tecnologia da Informação e Comunicação (Geatic)do IFRN Campus São Gonçalo do Amarante anunciou a publicação do chatbot IFRN_SGA, um sistema autônomo e centralizado para atendimento da comunidade interna do Campus.

Utilizando a plataforma Telegram, o chatbot atua na interação acadêmica dos estudantes ao descrever as responsabilidades dos setores, esclarecer dúvidas frequentes, apresentar contatos, documentos e outros canais de atendimentos. Além dos serviços ofertados, ele pode ser avaliado e receber sugestões de melhorias, avaliando a satisfação dos usuários do sistema.

Inicialmente, o chatbot IFRN_SGA está atendendo dois setores do Campus. A Secretaria Acadêmica (Seac) foi escolhida por ser um dos setores que mais realizam atendimentos com a comunidade discente. Sua colaboração para a implementação do sistema se deu pelo compartilhamento das respostas para dúvidas frequentes dos alunos e docentes. A Coordenação de Extensão (Coex), por sua vez, apresenta informações como contatos e apresentação institucional, facilitando a comunicação com a comunidade externa ao Campus.

Grupo de Pesquisa

O Geatic foi criado em 2016. O grupo tem como objetivo incentivar ações de pesquisa, extensão e atividades extracurriculares, cujas linhas de pesquisa são: Projeto de Sistemas Embarcados; Aplicações de inteligência artificial; Aprendizagem de máquina; Automação; Biometria; Business Intelligence, Data Mining e Big Data: Suas Aplicações; Comunicação e Conexão em Redes de Computadores; e Engenharia de Software. Atualmente, é coordenado pelo professor Marcelo Damasceno.

Link para o chatbot IFRN_SGA