Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PUBLICAÇÕES

Estudantes publicam artigos sobre desempenho de atividades logísticas

O material foi desenvolvido para a revista Brazilian Journal of Development

Publicada em 27/05/2020 Atualizada há 1 ano

Artigos foram desenvolvidos por meio de projetos de pesquisa

Estudantes do curso de Logística do Campus São Gonçalo do Amarante desenvolveram quatro artigos por meio de projetos de pesquisa nas áreas de gestão eficiente de almoxarifados, previsão de estoques em banco de sangue e logística social. Os artigos receberam uma carta de aceite para a publicação na Revista Brazilian Journal of Development, cujo o objetivo é disseminar conhecimentos na área de desenvolvimento, através da publicação de artigos científicos que apresentam contribuições originais, tanto empíricas quanto teóricas.

De acordo com o coordenador dos projetos, o professor Marcus Assunção, “a aprovação dos artigos demonstra a excelência e qualidade das pesquisas desenvolvidas no curso técnico integrado em Logística, cujo foco reside no desenvolvimento das tecnologias que favoreçam o melhor desempenho das atividades logísticas”, e acrescentou que alguns dos autores dos artigos são egressos e “realizaram suas pesquisas quando ainda eram alunos do campus e colhem agora os resultados”, relatou o coordenador. Além de Marcus, os artigos foram produzidos sob a orientação das professoras Rafaelli Freire, Luciana Santos, Michelle Soares e Fabíola Araújo.

Conheça os artigos

Nova metodologia para determinação do estoque de segurança: um estudo aplicado a um banco de sangue no Rio Grande do Norte

Foi o tema do artigo elaborado pelas alunas Rute Amorim, Ana Regina de Lima e Mariah Sousa, que optaram para a realização da pesquisa por uma metodologia caráter qualitativo e abordagem exploratória, diante dos dados de um estudo de caso, os quais foram extraídos de uma pesquisa publicada por Gurgel e Carmo (2014), desempenhada no Hemocentro do oeste potiguar. Nela  foi definida uma determinação do intervalo de estoque mínimo, visando a otimização do gerenciamento de estoques de bancos de sangue ou qualquer cenário empresarial que apresenta demandas aleatórias.
 

O uso indiscriminado do termo logística social

O artigo elaborado pelos alunos Geovana Queiroz, Elany Maia, Paulo Oliveira e Beatriz Rocha, avalia a consolidação do sistema econômico capitalista, avanço tecnológico e a crescente urbanização. Observando que os indivíduos estão inseridos numa sociedade que vive em um constante processo de mudança, em que influencia no surgimento de problemas sociais como: desemprego, desigualdade, poluição, etc. Diante dessa perspectiva, o artigo analisa que a logística social torna-se uma ferramenta relevante a fim de se reduzir esse contraste, no entanto, a pesquisa bibliográfica com dez autores nacionais e internacionais demonstram o uso desordenado do termo logística social, uma vez que a temática ainda não está pacificada.
 

Um olhar sobre a obsolescência dos materiais no setor público

O artigo elaborado pelas alunas Adriane Fonseca, Isamara Bezerra, Ariadny Pereira, Ruth Costa e Manuely Alves teve como objetivo investigar a rotatividade dos materiais e criar uma análise acerca dos problemas encontrados em um almoxarifado externo do próprio IFRN. Na pesquisa foi utilizadas as ferramentas: diagrama de Ishikawa e histograma. Os resultados obtidos autorizam afirmar que a utilização das ferramentas da qualidade associadas ao giro de estoque como critério para definição da obsolescência dos materiais pode promover a melhoria da gestão logística do almoxarifado da Instituição, bem ainda outras que venham a utilizarem-se desse método.
 

Avaliação dos estoques obsoletos a partir da aplicação da curva ABC(DE): um estudo de caso em uma autarquia municipal da região metropolitana de Natal/RN

O artigo elaborado pelo aluno Lucas Souza se justifica pela evolução de um método de identificação de estoques obsoletos, curva ABC(DE), utilizando-se como critério o giro de estoque, além da escassez de estudos acerca da temática. O método foi estruturado em três etapas: I – fundamentação teórica sobre o assunto abordado; II – coleta de dados no sistema de informação utilizado no almoxarifado; III – aplicação das ferramentas de estoques. A etapa III foi subdividida em sete passos para que fosse possível um melhor planejamento e aplicação dos métodos. Os resultados demonstraram que a metodologia proposta é eficaz e pode ser aplicada tanto às organizações públicas quanto às privadas.
 

Projetos de pesquisa

O coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus São Gonçalo do Amarante, o professor Renato Marinho, lembra que mesmo com a suspensão das aulas, em virtude da pandemia do coronavírus, o campus tem hoje 15 projetos de pesquisa em execução, em diferentes áreas de conhecimento. ”É importante observar que os resultados desses projetos, muitas vezes voltados para a resolução de problemas locais, são divulgados em eventos nacionais e internacionais, e ainda em revistas especializadas, o que confirma a qualidade elevada das pesquisas realizadas no campus”, disse o coordenador.

 

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas