Estudantes encerram mobilização no campus nesta terça-feira

Decisão foi motivada para não prejudicar a realização das provas do Enem no IFRN-SGA

Publicada em 02/11/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A mobilização iniciada pelos alunos no Campus São Gonçalo do Amarante, no começo desta semana, foi encerrada nesta terça-feira (1º). Os estudantes compreenderam que o ato poderia prejudicar a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para este fim de semana, e decidiram cancelar a mobilização.

Em assembleia, conduzida pelo grêmio estudantil Sérvulo Teixeira, os alunos haviam aprovado iniciar uma intensa agenda de atividades no mesmo dia da deliberação, na última segunda-feira (31). A pauta aprovada programava uma pausa no movimento, para realização do Enem, e retomada das atividades no próximo dia 7.

A programação elaborada pelos estudantes englobava atividades no decorrer da semana, dentre elas a realização de aulões preparatórios para as provas do Enem, em consonância com as aulas previstas em calendário acadêmico e demais atividades do Campus que transcorreram normalmente.

Nesta terça, a direção-geral do Campus tomou conhecimento, informalmente, de que o IFRN-SGA estava incluso na lista das instituições que teriam as provas do exame nacional canceladas devido ao ato estudantil.

“Para nós foi uma surpresa negativa, já que o que aconteciam eram aulões preparatórios, justamente, para as provas do Enem e havia, inclusive, por parte dos alunos, a consciência em encerrar as atividades em função da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, o que foi cumprido por eles, conforme havia sido acordado", explica a diretora-geral do IFRN-SGA, Marilac de Castro.

"Esperamos que seja avaliado pelo Inep (órgão responsável pelo Enem) a real situação – já comunicado oficialmente por esta direção - e este volte a autorizar a aplicação das provas, já que o nosso Campus está em condições plenas para receber os estudantes que irão realizar o exame, não havendo, assim, motivo para o cancelamento", reitera Marilac de Castro.

servidores