INTERNACIONALIZAÇÃO

Estudantes do IFRN são premiados em evento internacional

Feira de Ciencias y Tecnología Girasoles foi realizada no Paraguai

Publicada em 27/10/2022 Atualizada há 1 ano

Premiação garantiu credenciamento para participação no Exporecerca jove, realizado em Barcelona, na Espanha, em 2023.

O Instituto Federal do Rio Grando do Norte (IFRN), através de estudantes do Campus São Gonçalo do Amarante, foi premiado na Feira de Ciencias y Tecnología (Fecitec) Girasoles, realizada de 23 a 27 de agosto de 2022. Os alunos Antonio Tauan Soares Cavalcante e Judson Rafael de Souza Vieira receberam, respectivamente, o primeiro lugar na categoria Ciências Exatas e o primeiro lugar na categoria Ciências Básicas.

O evento, realizado na cidade de Encarnación, no Paraguai, reuniu estudantes de diversos países. Antonio apresentou o trabalho “Coordination Polymer Derived Cuo Catalys For Oxidative Degradation of Methyl Orange”, referente ao projeto de pesquisa “Degradação do Alaranjado de Metila a Partir de Óxido de Cobre”. Judson apresentou o “QualiGas - Analysis of The Quality of Fuel Sold in São Gonçalo do Amarante'', referente ao projeto de pesquisa “QualiGas - Análise da Qualidade do Combustível Comercializado na cidade de São Gonçalo do Amarante.

Judson Souza acredita que, além de divulgar os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Instituto, participar do evento também “consolida o IFRN como referência de instituição de pesquisa”. O estudante também afirma que o evento contribuiu grandemente para sua experiência profissional e sua experiência pessoal: “um novo passo, novos conhecimentos”.

Antonio Cavalcante conta que a conquista “foi fruto de muito esforço, dedicação e persistência”. Sobre a experiência de participar do evento, o estudante afirma que foi excelente. “Foi uma experiência simplesmente incrível, conhecer outras pessoas com e outros lugares com culturas diferentes”, completa.

Feira de Ciencias y Tecnología Girasoles

A Feira de Ciencias y Tecnologia Girasoles, que acontece desde 2008, é realizada anualmente, promovida pelo Colegio Privado Bilingüe Girasoles, no Paraguai. O evento objetiva promover projetos científicos desenvolvidos por crianças e jovens, através de exposição presencial. A atividade reúne estudantes de diversos países, possibilitando o envolvimento multicultural dos participantes.

extensao