PROJETOS DE PESQUISAS

Estudantes do Campus desenvolvem pesquisas na área da construção civil

As pesquisas desenvolvidas foram aprovadas para publicação em eventos nacionais

Publicada em 29/06/2020 Atualizada há 1 ano

Foco dos projetos está na inovação em sustentabilidade e aproveitamento de resíduos

Desenvolvendo estudos na área da Construção Civil, estudantes do curso de Edificações do Campus São Gonçalo do Amarante - IFRN tiveram trabalhos aprovados para publicação em eventos nacionais. Diego Cunha, Joseilson Vieira, Natallyane Costa, Raiane Silva, Ronald Silva, Vinícius Liberalino, Vivian Costa e Ytalo Fideles, sob orientação das professoras Jozilene de Souza e Veruska Avelino, trabalharam em projetos de pesquisa, buscando inovação em sustentabilidade e aproveitamento de resíduos.

Eventos

O 3ºCongresso Sul-americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade(ConReSol) é promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e Saneamento – IBEAS. Entre outros temas, serão discutidas questões sobre logística reversa, educação ambiental, legislação e licenciamento ambiental, bem como políticas, planos e programas públicas de resíduos sólidos. O congresso será realizado no período de 30/07 a 01/08/2020 na cidade de Gramado/RS.

O 62º Congresso Brasileiro do Concreto (CBC) é promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON, o qual firmou-se como o maior fórum técnico nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. Seu objetivo é divulgar, anualmente, as novidades em termos de pesquisas científicas, tecnologias e inovações em análises e projetos estruturais, metodologias construtivas, materiais de construção e suas propriedades, gestão e normalização técnica, e outros aspectos relacionados ao material industrial mais consumido no mundo. O evento acontecerá em Florianópolis/SC de 01/09 a 04/09/2020.

Para Renato Marinho, "Os editais lançados anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação representam um incentivo importante à pesquisa no Campus. A contrapartida de professores e discentes é dada pelos resultados de pesquisas bem sucedidas, as quais têm suas qualidades reconhecidas por eventos de relevância nacional e internacional, como é o caso do CBC e ConReSol". Renato Marinho é coordenador de Pesquisa e Inovação (Copein) do Campus São Gonçalo do Amarante. Já as professoras Jozilene de Souza e Veruska Avelino, orientadoras dos projetos dizem que "é uma enorme satisfação, para nós, como professoras orientadoras, ver o nível de pesquisa e de comprometimento de nossos alunos, ainda no ensino médio. A aprovação de artigos em Congressos como o ConReSol e o CBC comprova a excelência das pesquisas".

Conheça as pesquisas aprovadas nos congressos:

Efeitos da adição da cinza de olaria (czo) nas propriedades do concreto não estrutural

Os estudantes Natallyane T. da Costa, Ronald F. da Silva e Raiane N. da Silva desenvolveram a pesquisa aprovada no 3º ConReSol. Partiram do contexto de destaque do setor oleiro (fabricação de telhas e tijolos) do município de São Gonçalo do Amarante/RN, e da utilização da madeira de cajueiro no processo de queima das peças. O resíduo gerado é conhecido como cinza de olaria. Buscando inovar, dando novas alternativas para esses materiais, potencialmente prejudiciais ao meio ambiente, a pesquisa analisou o comportamento do concreto com adição de cinza de olarias, visando avaliar a influência em suas propriedades mecânicas. Os pesquisadores constataram que o material não têm atividade pozolânica (impermeabilização do cimento), porém, atua como filler, preenchendo os vazios e incrementando a resistência à compressão simples, trazendo ainda benefícios ambientais com sua reciclagem.

Sistema de captação de águas pluviais para o uso em fins não potáveis – sistema primeiro-milímetro

A pesquisa dos estudantes Diego G. A. da Cunha, Joseilson do N. Vieira e João Ytalo de S. Fideles foi aprovada no 3º ConReSol. Trata sobre a captação e reutilização de águas pluviais captadas por meio de calhas ligadas por tubos de PVC a reservatórios simples. Apesar de ser um método bastante eficiente, há um problema relacionado ao primeiro milímetro dessas águas, consideradas sujas por virem de telhados que estão expostos a impurezas. Desta forma, a pesquisa visou produzir um subsistema que será ligado modelo convencional, de modo a separar essas impurezas, dando uma melhor qualidade e mais utilidade para essa água não potável.

Avaliação da absorção por capilaridade em argamassas de revestimento com adição de sílica ativa

Aprovada no 62º Congresso Brasileiro de Concreto (CBC), a pesquisa foi desenvolvida por Vinícius Pedro S. de L. Liberalino, Vivian Gabrielly C. da Costa e Diego G. A. da Cunha. Partiram da observação que os processos construtivos de revestimentos apresentam infiltrações, causando diversas patologias nas construções (bolor, queda do reboco, manchas na pintura e problemas de saúde), tendo como causa, muitas vezes, a falta de impermeabilização e excesso de poros/vazios, facilitando a absorção por capilaridade. O objetivo era analisar a inserção de sílica ativa em traços de argamassa. Ao final, concluíram que tal adição contribui para diminuição da absorção de água pela capilaridade nos revestimentos internos e externos.