Estudante do IFRN Campus São Gonçalo do Amarante é destaque no Wrestling

Kailane Evellyn da Cunha pratica a modalidade desde os 12 anos.

Publicada em 28/07/2022 Atualizada há 1 ano

Por Juliana Lima, estagiária da COCSEV - SGA

Aluna do 2º ano do curso técnico integrado em logística do Campus São Gonçalo do Amarante, Kailane Evellyn da Cunha, pratica Wrestling há 4 anos e, desde então, vem se destacando no esporte. Com apenas 16 anos de idade, a atleta já contabiliza diversas competições, sendo o Brasileiro de 2019, que aconteceu em Santa Catarina, a mais especial, pela conquista do 2º lugar, mesmo com pouco tempo de vivência na modalidade.

A vida de atleta não é fácil e a rotina de Evellyn é puxada. Pela manhã, faz academia e treina Jiu-Jitsu; à tarde, tem aula no IFRN; à noite, treina Wrestling pelo menos quatro vezes na semana. Atualmente, a atleta realiza seus treinos em duas associações desportivas de lutas, além de ser treinada por 3 profissionais.

A última competição nacional da qual a estudante participou foi a seletiva para os Jogos Escolares Mundiais (Gimnasiada), que aconteceu de 10 a 12 de abril em Macapá (AP). Infelizmente, Evellyn não se classificou, mas a experiência serviu para que ela analisasse seus erros e melhorasse a cada treino.

No momento, a atleta está se preparando para os Jogos Escolares da Juventude do Rio Grande do Norte (Juverns), que acontecerão em Natal, no dia 09 de agosto. Os treinos seguem intensos a fim de conquistar a vaga para representar o estado potiguar nos Jogos da Juventude, que este ano serão sediados em Aracajú (SE), entre os dias 1º e 16 de novembro.

Kailane Evellyn se apaixonou pelo Wrestling já no primeiro contato com o esporte. Hoje, ela se dedica e entende a importância dos treinos para sempre conseguir fazer o seu melhor nas competições e evoluir cada vez mais dentro da modalidade, pois um dia quer se tornar inspiração para novas atletas.

O que é Wrestling?

Luta marcial que mescla a força e a destreza dos atletas, em um combate entre duas pessoas e que tem o objetivo de controlar os movimentos do oponente, forçando-o a encostar as costas no chão. É necessário todo o potencial físico e psicológico. O Wrestling não é o mesmo que Luta Livre. É uma modalidade que utiliza técnicas de agarramento, arremessos, derrubadas, chaves de pernas e braços, entre outros diversos golpes que podem auxiliar no momento do combate, para que o atleta conquiste a vitória.

Atualizado em 10 de agosto

Kailane Evellyn foi campeã, na sua categoria, dos Jogos Escolares da Juventude do Rio Grande do Norte (Juverns) que aconteceram no dia 09 de agosto em Natal (RN). Com a conquista, a atleta vai compor a seleção do estado nos Jogos da Juventude, sediados em Aracajú (SE) entre os dias 1º e 16 de novembro.