CONGRESSO INTERNACIONAL

Equipe do Campus SGA apresenta artigo em Congresso Internacional

Grupo participou virtualmente do SIGraDi 2020, realizado na Universidade Pontifícia Bolivariana, na Colômbia

Publicada em 24/11/2020 Atualizada há 1 ano

O SIGraDi 2020, evento on-line, ocorreu nos dias 16 a 20 de novembro

“Foi muito importante ter participado do SIGraDi 2020, que é um dos principais eventos no mundo na área de Representação Gráfica, e dar visibilidade à pesquisa do IFRN, mostrando que é possível sim desenvolver estudos desse porte ainda com alunos de ensino técnico de nível médio”.

A fala acima é de Laíze Asevedo, professora da disciplina Desenho e CAD no  Campus São Gonçalo do Amarante. A docente juntou-se à colega Deisyanne Câmara, da mesma disciplina, e às estudantes e pesquisadoras Gabriele Barbosa e Marylia Silva para apresentar o artigo intitulado “Parametric modeling as a supporting tool for teaching in a technical drawing course” (Modelagem paramétrica como uma ferramenta auxiliar para o ensino em um curso de desenho técnico) no Congresso Internacional da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital - SIGraDi. A apresentação do artigo pode ser conferida no vídeo aqui.

SIGraDi

Segundo Laíze, o estudo aprovado pelo Edital de Pesquisa nº 01/2019 introduziu, no Campus São Gonçalo do Amarante,  a modelagem paramétrica como instrumento de auxílio ao ensino de Desenho Técnico, sendo aplicado no ano passado com alunos do primeiro ano do curso técnico integrado em Edificações. A professora Deisyanne explica que "apesar da complexidade da modelagem paramétrica, potencialmente utilizada para gerar geometrias não padronizadas, foram implementados exercícios antes e depois da experiência paramétrica com os alunos. Em seguida, as respostas para os dois cenários foram comparadas e os resultados apontaram para a eficiência desta ferramenta no processo de ensino / aprendizagem."

O Congresso Internacional da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital - SIGraDi 2020 tem como tema o Design Transformador. Foi realizado na Escola de Arquitetura e Design da Universidade Pontifícia Bolivariana em Medellín, (Colômbia), de 16 a 20 de novembro. Este ano, o evento ocorreu em formado de conferência on-line.

pesquisa