Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONGRESSO INTERNACIONAL

Equipe do Campus SGA apresenta artigo em Congresso Internacional

Grupo participou virtualmente do SIGraDi 2020, realizado na Universidade Pontifícia Bolivariana, na Colômbia

Publicada em 24/11/2020 Atualizada há 1 ano

O SIGraDi 2020, evento on-line, ocorreu nos dias 16 a 20 de novembro

“Foi muito importante ter participado do SIGraDi 2020, que é um dos principais eventos no mundo na área de Representação Gráfica, e dar visibilidade à pesquisa do IFRN, mostrando que é possível sim desenvolver estudos desse porte ainda com alunos de ensino técnico de nível médio”.

A fala acima é de Laíze Asevedo, professora da disciplina Desenho e CAD no  Campus São Gonçalo do Amarante. A docente juntou-se à colega Deisyanne Câmara, da mesma disciplina, e às estudantes e pesquisadoras Gabriele Barbosa e Marylia Silva para apresentar o artigo intitulado “Parametric modeling as a supporting tool for teaching in a technical drawing course” (Modelagem paramétrica como uma ferramenta auxiliar para o ensino em um curso de desenho técnico) no Congresso Internacional da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital - SIGraDi. A apresentação do artigo pode ser conferida no vídeo aqui.

SIGraDi

Segundo Laíze, o estudo aprovado pelo Edital de Pesquisa nº 01/2019 introduziu, no Campus São Gonçalo do Amarante,  a modelagem paramétrica como instrumento de auxílio ao ensino de Desenho Técnico, sendo aplicado no ano passado com alunos do primeiro ano do curso técnico integrado em Edificações. A professora Deisyanne explica que "apesar da complexidade da modelagem paramétrica, potencialmente utilizada para gerar geometrias não padronizadas, foram implementados exercícios antes e depois da experiência paramétrica com os alunos. Em seguida, as respostas para os dois cenários foram comparadas e os resultados apontaram para a eficiência desta ferramenta no processo de ensino / aprendizagem."

O Congresso Internacional da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital - SIGraDi 2020 tem como tema o Design Transformador. Foi realizado na Escola de Arquitetura e Design da Universidade Pontifícia Bolivariana em Medellín, (Colômbia), de 16 a 20 de novembro. Este ano, o evento ocorreu em formado de conferência on-line.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas