Você está aqui: Página Inicial / Campi / São Gonçalo do Amarante / Notícias / Em parceria com a Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante, Campus do IFRN sedia vacinação contra a Covid-19
IMUNIZAÇÃO COVID-19

Em parceria com a Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante, Campus do IFRN sedia vacinação contra a Covid-19

11/06/2021 - Iniciada na segunda-feira (7), campanha tem como público alvo profissionais de educação que atuam no município

Em parceria com a Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante, Campus do IFRN sedia vacinação contra a Covid-19

Ideíze Medeiros, técnica de enfermagem do Campus São Gonçalo, vacina Sandra Oliveira.

Desde a última segunda-feira, 7 de junho, o Campus São Gonçalo do Amarante abriu seus portões para uma campanha muito especial. Em uma articulação com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a instituição é um dos pontos de vacinação contra a Covid-19, tendo como público alvo TRABALHADORES(AS) DA EDUCAÇÃO da rede de ensino pública e privada que atuam no município.

A ação segue o escalonamento previsto no Plano de Imunização do Estado do RN e espera atender um quantitativo aproximado de 2.400 profissionais.

Parceria

O encontro para definição da logística de aplicação aconteceu nas dependências do Campus, na tarde do dia 2 de junho. Estavam presentes a Diretora-Geral do Campus, Marilac de Castro, o Secretário Municipal de Saúde, Jalmir Simões, e a Coordenadora de Imunização, a enfermeira Rafaela Costa.

"Nós fomos procurados pelo Secretário Municipal de Saúde na quarta-feira, para ajudar na logística da campanha. Prontamente, colocamos o Campus à disposição, mobilizamos o Colégio Gestor e o restante dos servidores. A equipe do Campus não mediu esforços para participar da empreitada. Cedemos nossa estrutura física e fizemos uma escala de voluntários para atuar na operacionalização do sistema de controle, além de nossas duas técnicas de enfermagem estarem se revezando para ajudar na aplicação das vacinas", afirmou Marilac.

Sobre a vacinação

Fonoaudióloga na SMS, Olga Carvalho foi escalada para dar suporte à equipe de vacinação. Segundo Olga, no local estão disponíveis vacinas da Oxford/AstraZeneca, cuja segunda dose é aplicada após um período de 90 dias. Ela nos forneceu informações importantes sobre agendamento e documentos de comprovação laboral.

As aplicações no Campus São Gonçalo ocorrem de segunda a sexta, das 8h às 13h. De modo a evitar aglomerações, é necessário agendar o atendimento. Confira as etapas:
1. Acessar o site RN + VACINA e realizar / atualizar seu cadastro;
2. Anexar a comprovação do seu vínculo de trabalho na educação, como: contracheque atual, ficha funcional, carteira de trabalho, contrato de trabalho ou declaração de vínculo (emitido pela escola em papel timbrado);
3. Agendar seu dia e horário de atendimento (obrigatório), conforme categoria de ensino;
4. Comparecer sem atrasos ao local de aplicação.

A seguinte documentação deve ser apresentada no local de vacinação:
1. Documento pessoal com foto (RG);
2. Comprovante de que você que pertence ao grupo de trabalhadores da educação (levar impresso);
3. Comprovante de agendamento (pode ser apresentado impresso ou no celular);
4. Cartão de vacinação.

ATENÇÃO: “O profissional deve tomar a vacina no município onde trabalha. Ou seja, mesmo quem mora em outro município, deve se vacinar em São Gonçalo. Da mesma forma quem mora em São Gonçalo e trabalha em outra cidade, precisa tomar no município no qual exerce a função”, observa Jalmir Simões.

Recomendação

Caso o profissional esteja com Covid-19, não é aconselhado submeter -se à vacinação. Recomenda-se aguardar quatro semanas desde o início dos sintomas; no caso de estar assintomático, deve esperar quatro semanas após teste positivo. Esta não é uma contraindicação, mas somente uma medida de precaução para que os sinais da doença não sejam confundidos com reações da vacina.

Primeira Semana

Inicialmente, o público contemplado foi de profissionais de creches, pré-escolas e ensino fundamental I e II. Segundo Jalmir Simões, nesta primeira semana foram aplicadas cerca de 810 doses. Na próxima segunda-feira, a aplicação será ampliada para atender trabalhadores(as) do ensino médio. A etapa seguinte será a abertura para a categoria de ensino superior.

Dia
 Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Doses aplicadas
130 140 170 180 190


Profissional Vacinada

Sandra Oliveira fez questão de comparecer bem cedo ao Campus, logo no primeiro dia da campanha. Pedagoga, especialista em educação infantil e atuando há 31 anos na rede pública de educação no RN, ela nos contou qual a sensação de receber a primeira dose da vacina: "Foi um momento muito esperado e emocionante. O momento em que estamos vivendo está dificílimo, com muita tristeza, ansiedade e medo."

Atuando no CMEI Maria Lala da Costa, no bairro de Santo Antônio do Potengi, Sandra comemora esse primeiro passo, e aguarda ansiosa pela segunda dose.  "Para nós professores que não estávamos na linha de frente, mas enfrentamos uma batalha totalmente fora da nossa realidade, foi uma vitória. Só temos que agradecer a Deus por ter nos dado essa graça, enquanto tantos não tiveram a mesma oportunidade", finaliza.

Profissional que Vacina

Emoção também para quem está do outro lado, trabalhando na aplicação das vacinas. As duas técnicas de enfermagem do Campus São Gonçalo não escondem a satisfação de fazer parte como voluntárias nesta ação.

Ideíze Medeiros, lotada no Campus desde 2012, descreve  como se sente fazendo parte da campanha: "Estar participando desse momento é só gratidão, pois sei que trabalhar no serviço de saúde é ter a certeza que o nosso fazer vem proporcionar algum alívio de dor, esperança e superação". E acrescenta: "Pra mim, é um hobby trabalhar na área da saúde. E estar vendo e sentindo as emoções expressadas nos rostos de cada um que chega para tomar a vacina é gratificante. Vacina sempre foi e será vida."

Roberta Sousa, que em 2013 veio somar na equipe de saúde do Campus, compartilha o mesmo sentimento de gratidão: "A primeira semana de imunização para os trabalhadores da educação foi gratificante, em especial nesse momento histórico na saúde da população brasileira. Agradeço por poder contribuir com a ciência e o SUS". E finaliza, expressando o desejo partilhado por todos diante da oportunidade de ser vacinado: "Um verdadeiro misto de emoções e esperança por dias melhores! Que os profissionais da educação possam retomar as atividades com mais segurança."

Acesse

RN + VACINA - cadastro e agendamento

Ações do documento

Página em carregamento