LEITURA E ESCRITA

Editora IFRN e Editora da UFRN lançam edital para produção de três livros

Escritores potiguares podem submeter suas obras, nas categorias "conto", "poesia" e "romance", de 15 de maio até 15 de agosto.

Publicada em 17/05/2021 Atualizada há 12 meses

Serão produzidos três livros digitais, que ficarão disponibilizados gratuitamente nos Repositórios Institucionais do IFRN e da UFRN

A Editora IFRN, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN) e a Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Edufrn) divulgaram o Edital nº 1/2021, no qual anunciam as normas para a realização da 3ª edição do Concurso Literário Américo de Oliveira Costa. O objetivo do concurso é divulgar os talentos potiguares e estimular a leitura e a escrita.

O concurso tem por público-alvo escritores e escritoras norte-rio-grandenses, residentes em qualquer município do Rio Grande do Norte, e aqueles que residem no estado há pelos últimos dez anos. Serão produzidos três livros digitais que contemplarão as categorias “conto”, “poesia” e “romance”, com temática livre.

Requisitos para submissão de propostas

As obras destinadas ao Concurso devem obedecer às seguintes condições:

• Ser inéditas, isto é, não podem ter sido objeto de qualquer tipo de veiculação ou publicação antes da inscrição e até a divulgação do resultado;
  • Estar escritas em Língua Portuguesa;
  • Estar em formato PDF. (Sugere-se a seguinte formatação: tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas.);
  • Para a categoria “conto”, a proposta deverá conter título e não poderá ultrapassar o limite de 21.000 caracteres (com espaço);
  • Para a categoria “poesia”, a proposta deverá conter título e não poderá ultrapassar o limite de 2.000 caracteres (com espaço);
  • Para a categoria “romance”, a proposta deverá conter título e não poderá ultrapassar o limite de 420.000 caracteres (com espaço); e
  • Em hipótese alguma, sob pena de exclusão, o(s) arquivo(s) com a(s) proposta(as) de publicação pode/podem conter a identificação do(s) autor(es).

Inscrições

As inscrições para o Concurso são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, por meio do e-mail concursoliterario.americo@gmail.com, no período de 15 de maio de 2021 até 15 de agosto deste ano.

No e-mail, além do arquivo da proposta de publicação, deve ser anexada a Ficha de Identificação, disponível no Edital, na qual deve ser indicada a categoria de submissão (“conto”, “poesia” ou “romance”), os dados do(a) autor(a), o título da proposta, o minicurrículo, endereço eletrônico e telefone para contato.

Conforme o Edital, cada participante poderá concorrer com até três propostas na categoria “conto”; quatro, na categoria “poesia”; e uma, na categoria romance.

Avaliação

Os textos submetidos serão avaliados por uma comissão julgadora, composta por profissionais da área, designada pelos gestores da Editora IFRN e da EDUFRN. A equipe seguirá os critérios de qualidade literária, criatividade e inovação, além da adequação linguística e adequação às características de cada gênero literário.

Premiação e resultados

Para a categoria “conto”, serão selecionadas até 15 propostas. Na categoria “poesia”, serão escolhidas até 40. Será selecionada apenas uma proposta na “romance”.

O resultado será divulgado no dia 15 de dezembro de 2021, no Boletim de Serviço da UFRN e nos Portais do IFRN da UFRN.

EtapasDatas
Inscrições15/05/2021 a 15/08/2021