Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

Cursos de Espanhol têm início no Campus São Gonçalo do Amarante

Aulas iniciadas em 17 de setembro com previsão de término para 26 de novembro

Publicada por Everton Silva em 20/10/2025 Atualizada em 20 de Outubro de 2025 às 20:35

O Campus São Gonçalo do Amarante, em parceria com a Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint) do IFRN, deu início no dia 17 de setembro às atividades dos Cursos de Espanhol, com a oferta de duas turmas de Espanhol Elementar e uma turma de Conversação em Espanhol, totalizando 78 participantes distribuídos entre as três turmas. A ação tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências linguísticas em língua espanhola, atendendo tanto ao público interno — estudantes e servidores — quanto à comunidade externa.

Cada curso tem 30 horas de duração e é realizado às quartas-feiras, no Laboratório de Línguas (Sala 68, Anexo B), com atividades previstas até 26 de novembro. As aulas, conduzidas pelo professor Antoni Guilera, selecionado pelo Programa de Assistente de Espanhol (Edital CONIF/AI nº 08, de 17 de junho de 2024), têm foco no desenvolvimento das habilidades comunicativas dos participantes por meio de práticas dinâmicas e interativas.

O Diretor-Geral do Campus São Gonçalo do Amarante, Profº Renato Marinho, ressaltou a relevância da iniciativa:

“Promover oportunidades de aprendizado em línguas estrangeiras fortalece o papel do nosso Campus como agente de transformação social e contribui diretamente para a formação de cidadãos preparados para atuar em contextos cada vez mais internacionais”, afirmou o diretor.

O assessor de Relações Internacionais do Campus, Profº José Wilson Moreira, também destacou o caráter estratégico da ação:

“A oferta de cursos de idiomas é fundamental para ampliar o acesso da comunidade às ferramentas linguísticas necessárias para a mobilidade acadêmica, a inserção no mundo do trabalho e o intercâmbio cultural. Além disso, a implantação da Resolução nº 94/2022 foi um divisor de águas para a internacionalização do IFRN, possibilitando o fortalecimento e a expansão de ações como esta no âmbito da instituição”, pontuou.

Com essa iniciativa, o Campus reafirma seu compromisso com a internacionalização, a inclusão e a formação linguística, estimulando a integração entre ensino, cultura e cidadania.