Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Saúde

Curso "Terapia com Esparadrapo II" é realizado no IFRN-SGA

Evento ocorreu de quarta a sexta-feira (19 a 21)

Publicada em 21/03/2014 Atualizada há 1 ano

Servidores do IFRN das áreas de saúde e educação física estiveram reunidos nos últimos três dias (19 a 21), no Campus São Gonçalo do Amarante, para participação no curso “Terapia com Esparadrapo II”, ministrado pelo fisioterapeuta Antonio Haesbaert (Natal-Central). A iniciativa, coordendada pela COAES, também contou com a presença de servidores do IFCE e da prefeitura municipal de SGA, e utilizou aulas teóricas e práticas sobre a técnica da terapia com esparadrapos utilizada para tratamento de entorses, dores musculares e articulares.

A utilização de bandagens para este tipo de tratamento data desde a Grécia Antiga e atualmente é bastante difundida em todo o mundo através de profissionais especializados. Dentre as diversas aplicações da técnica, o fisioterapeuta Antonio Haesbeart é percussor da utilização dos esparadrapos em formato de redes, utilizadas para tratamento musculares e articulares, e bandagem em formato de espigas, para proteção de dedos machucados.

“A intenção é proteger a área para diminuir a dor e, consequentemente, promover uma cicatrização mais rápida”, explica Antonio Haesbeart. A localização e a intensidade da pressão na aplicação das bandagens são primordiais para que a técnica seja eficaz. “É um recurso que deve ser utilizado por profissionais devidamente capacitados para isso”, complementa o fisioterapeuta alertando para o cuidado de se utilizar a técnica sem o devido conhecimento.

Palavras-chave:
extensao
servidores

Notícias relacionadas